InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Qual a diferença de atração romântica de atração platônica?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Jade
Novato(a)
Novato(a)
Jade

Mensagens 37
Inscrição 24/05/2021
Idade 19
Pensamento Você não pode deixar de ser quem você é por conta do medo.
Gênero : Feminino

Qual a diferença de atração romântica de atração platônica? Empty
MensagemAssunto: Qual a diferença de atração romântica de atração platônica?   Qual a diferença de atração romântica de atração platônica? Empty26/7/2021, 23:02

Oie, tudo bem? Espero que sim.

Ultimamente estou considerando a hipótese de ser arromântica, mas acho que antes de chegar em qualquer conclusão eu teria que tirar duas dúvidas primeiro: O que é atração romântica? Tipo o que é paixão? Acredito que o amor romântico seja muito abstrato, o que faz com que ele seja diferente pra cada pessoa fazendo cada um ter sua explicação o que me faz ficar mais confusa ainda. E qual a diferença entre namoro e amizade? Como vcs distinguem isso? É simplemente muito confuso pra mim, eu não consigo ver uma diferença.
Ir para o topo Ir para baixo
100 nome
Novato(a)
Novato(a)
100 nome

Mensagens 28
Inscrição 25/05/2014
Idade 28
Pensamento Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o ultimo instante seu direito de dizê-la (Evelyn Beatrice Hall, The Friends of Voltaire; 1906).
Gênero : Feminino

Qual a diferença de atração romântica de atração platônica? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença de atração romântica de atração platônica?   Qual a diferença de atração romântica de atração platônica? Empty27/7/2021, 17:54

Olha essa pergunta é muito difícil e eu tbm tive essa mesma dúvida (inclusive fiz um post sobre isso) e ainda n cheguei a uma conclusão definitiva.

Atualmente eu estou em um relacionamento q considero amizade mas q outros veriam como romântico, porque a gt faz várias coisas juntos, estamos sempre conversando e conhecemos bastante um do outro. E no final decidimos rotular como uma qpr (relação queerplatônica).

Mas mesmo que eu não consiga distinguir bem a atração romântica em si acho que o ponto pra mim para me definir como arromântica (talvez) é pensar "eu quero namorar?" E a resposta é não. Outra coisa que eu penso é "a minha amizade eu vejo como namoro?" E a resposta também é não, eu só vejo como uma amizade mais próxima do que outras amizades (porque a gente se fala bastante e confia um no outro). Então eu uso isso pra distinguir a atração romântica de atração platônica.

Vou passar os links de uns outros posts relacionados com esse tema, aí vc consegue ver as experiencias e opiniões de outras pessoas tbm

https://assexualidade.forumeiros.com/t5445-amizade-ou-atracao-romantica-como-voces-distinguem
https://assexualidade.forumeiros.com/t5453-arromanticos-e-relacionamentos
https://assexualidade.forumeiros.com/t5495-ser-arromantico-e-formar-familia
Ir para o topo Ir para baixo
Jade
Novato(a)
Novato(a)
Jade

Mensagens 37
Inscrição 24/05/2021
Idade 19
Pensamento Você não pode deixar de ser quem você é por conta do medo.
Gênero : Feminino

Qual a diferença de atração romântica de atração platônica? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença de atração romântica de atração platônica?   Qual a diferença de atração romântica de atração platônica? Empty27/7/2021, 23:11

100 nome escreveu:
Olha essa pergunta é muito difícil e eu tbm tive essa mesma dúvida (inclusive fiz um post sobre isso) e ainda n cheguei a uma conclusão definitiva.

Atualmente eu estou em um relacionamento q considero amizade mas q outros veriam como romântico, porque a gt faz várias coisas juntos, estamos sempre conversando e conhecemos bastante um do outro. E no final decidimos rotular como uma qpr (relação queerplatônica).

Mas mesmo que eu não consiga distinguir bem a atração romântica em si acho que o ponto pra mim para me definir como arromântica (talvez) é pensar "eu quero namorar?" E a resposta é não. Outra coisa que eu penso é "a minha amizade eu vejo como namoro?" E a resposta também é não, eu só vejo como uma amizade mais próxima do que outras amizades (porque a gente se fala bastante e confia um no outro). Então eu uso isso pra distinguir a atração romântica de atração platônica.

Vou passar os links de uns outros posts relacionados com esse tema, aí vc consegue ver as experiencias e opiniões de outras pessoas tbm

https://assexualidade.forumeiros.com/t5445-amizade-ou-atracao-romantica-como-voces-distinguem
https://assexualidade.forumeiros.com/t5453-arromanticos-e-relacionamentos
https://assexualidade.forumeiros.com/t5495-ser-arromantico-e-formar-familia


Olá, eu pesquisei um pouco sobre relacionamentos queerplatônicos e me identifiquei, também me identifiquei com o que você disse eu só fico na dúvida sobre a paixão, pq ela é muito abstrata pra mim, eu até gosto de coisas consideradas românticas pela maioria como jantar a luz de velas e cozinhar juntos, mas eu não vejo muita coisa nisso e também percebo que não sinto a paixão que muitas das minhas amigas descrevem, eu só chorei uma vez por causa de um término mas acho que nem foi pelo cara e sim por causa que eu coloquei uma expectativa no namoro, eu vou ver sobre os links que você me mandou obrigada.
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme Garcia (Wander)
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Guilherme Garcia (Wander)

Mensagens 14
Inscrição 21/07/2021
Idade 22
Pensamento Ideias atacam mais rápido que raios!
Gênero : Outro / Não divulgar

Qual a diferença de atração romântica de atração platônica? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença de atração romântica de atração platônica?   Qual a diferença de atração romântica de atração platônica? Empty29/7/2021, 21:19

Por mim tanto romântica e platônica são realmente parecidas, você gosta de uma pessoa e quer ficar ao lado dela, fazer bolos juntos, assistir Turma da Mônica dividindo o cobertor, apoiar ela quando estiver apresentando um trabalho; isso seria uma espécie de atração, mas qual seria?

Pelo que já ouvi falar a atração romântica seria você gostar e querer viver com a pessoa ao seu lado, já a platônica seria mais amizade, você se apoiam mas cada um com sua vida independente. Mas e se eu gostar dos meus amigos da mesma maneira e querer ficar ao lado delas?

Isso realmente vai poder confundir, e >por mim< todo tipo de relacionamento teria uma verdadeira amizade, você gosta de apoiar seus amigos, fazer atividades juntos, estar ao lado dela, conversar quando tiver assunto e até dar presentes que lembra ela, uma amizade boa (e sempre varia de pessoas) e estar presente em si mesmo não morando perto, você demonstra interesse pela vida da pessoa e a outra faz o mesmo contigo, você compartilham suas vidas para se ajudarem. Mas como seria a romântica?

Vai variar muito mas digamos que poderia ser a amizade mais aprimorada, no caso de viver juntos, desde sair até morar juntos, no meu caso romântico seria como disse antes, aproveitar quando der para fazer algo juntos, mas também quando estive apaixonado (embora não foi correspondido) eu gostava de pensar na pessoa e tentava chamar ela para sair ou ajudar nos seus problemas, ou seja eu estava sendo o mais acolhedor possível, porém sair e ajudar o outro também se aplica às amizades.

Talvez atração platônica é ser um amigo de alguma maneira, você gosta dela mas quer deixar ela ser livre na sua jornada, já a atração romântica seria não prender mas acompanhar o outro na jornada, viverem juntos, então podemos pensar desse jeito talvez? Essa é um ponto de vista meu, porém tem gente que gosta dos amigos e gostaria de viver juntos para sempre e pode não ser algo romântico, lembre-se que há diversas formas de amor, e você gostar muito do seu amigo e querer envelhecer juntos mas nada romântico seria um tipo.

Também quando você e um grande amigos tiverem pensamentos mais de romance/acompanhamento ambos saberão que aquilo não deve ser só amizade, mas vai caber de vocês querem continuar amigos ou "rotular" como namorados, saiba que não tem necessidade de explicar sempre o que são para os outros, você pode simplesmente falar que gosta dele e pronto, somos grandes e verdadeiros amigos.
Ir para o topo Ir para baixo
O_Bala
Sabido(a)
Sabido(a)
O_Bala

Mensagens 273
Inscrição 19/09/2020
Idade 39
Gênero : Masculino

Qual a diferença de atração romântica de atração platônica? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença de atração romântica de atração platônica?   Qual a diferença de atração romântica de atração platônica? Empty30/7/2021, 21:16

Guilherme Garcia escreveu:
Por mim tanto romântica e platônica são realmente parecidas, você gosta de uma pessoa e quer ficar ao lado dela, fazer bolos juntos, assistir Turma da Mônica dividindo o cobertor, apoiar ela quando estiver apresentando um trabalho; isso seria uma espécie de atração, mas qual seria?

Pelo que já ouvi falar a atração romântica seria você gostar e querer viver com a pessoa ao seu lado, já a platônica seria mais amizade, você se apoiam mas cada um com sua vida independente. Mas e se eu gostar dos meus amigos da mesma maneira e querer ficar ao lado delas?

Isso realmente vai poder confundir, e >por mim< todo tipo de relacionamento teria uma verdadeira amizade, você gosta de apoiar seus amigos, fazer atividades juntos, estar ao lado dela, conversar quando tiver assunto e até dar presentes que lembra ela, uma amizade boa (e sempre varia de pessoas) e estar presente em si mesmo não morando perto, você demonstra interesse pela vida da pessoa e a outra faz o mesmo contigo, você compartilham suas vidas para se ajudarem. Mas como seria a romântica?

Vai variar muito mas digamos que poderia ser a amizade mais aprimorada, no caso de viver juntos, desde sair até morar juntos, no meu caso romântico seria como disse antes, aproveitar quando der para fazer algo juntos, mas também quando estive apaixonado (embora não foi correspondido) eu gostava de pensar na pessoa e tentava chamar ela para sair ou ajudar nos seus problemas, ou seja eu estava sendo o mais acolhedor possível, porém sair e ajudar o outro também se aplica às amizades.

Talvez atração platônica é ser um amigo de alguma maneira, você gosta dela mas quer deixar ela ser livre na sua jornada, já a atração romântica seria não prender mas acompanhar o outro na jornada, viverem juntos, então podemos pensar desse jeito talvez? Essa é um ponto de vista meu, porém tem gente que gosta dos amigos e gostaria de viver juntos para sempre e pode não ser algo romântico, lembre-se que há diversas formas de amor, e você gostar muito do seu amigo e querer envelhecer juntos mas nada romântico seria um tipo.

Também quando você e um grande amigos tiverem pensamentos mais de romance/acompanhamento ambos saberão que aquilo não deve ser só amizade, mas vai caber de vocês querem continuar amigos ou "rotular" como namorados, saiba que não tem necessidade de explicar sempre o que são para os outros, você pode simplesmente falar que gosta dele e pronto, somos grandes e verdadeiros amigos.
Gostei muito da clareza da sua explicação sobre a diferença entre romântica e platônica.
Ir para o topo Ir para baixo
Mbribeiro
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Mbribeiro

Mensagens 4
Inscrição 21/02/2022
Idade 30

Qual a diferença de atração romântica de atração platônica? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a diferença de atração romântica de atração platônica?   Qual a diferença de atração romântica de atração platônica? Empty9/3/2022, 10:25

Excelente explicação, usarei sua definição agora por que para mim está perfeita! sorrindo
Ir para o topo Ir para baixo
 

Qual a diferença de atração romântica de atração platônica?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Como funciona a atração sexual e a atração romântica?
» O que é sentir atração romântica (relato)
» Talvez uma falsa atração romântica?
» Atração Romântica
» Atração romântica. Ajuda?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Depoimentos-