Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FórumEntrar

Você é monogâmico ou não-monogâmico?

power_settings_newInicie sessão para responder
+14
LannisterMoon
kuirbab
barbaranm
Shipow
Midori Shoujo Tsubaki
EiDany_Se
Lucas Ferreira
Sam
Hinagiku
Nephilim
Insolitus
Thom_BK
tret
Fujoshi
18 participantes

pollQual destas formas de relacionamento você prefere?

Relacionamento monogâmico
62
72%
Poliamor
4
5%
Relacionamento aberto
11
13%
Relacionamento livre
8
9%
Comunidade afetiva
1
1%
Total de votos:
86

descriptionVocê é monogâmico ou não-monogâmico? - Página 2 EmptyRe: Você é monogâmico ou não-monogâmico?

more_horiz
Meus relacionamentos anteriores foram abertos,tem seus pós e contras.
E sempre por parte dos homens, são por interesse em fetiches e fantasias.
Querendo ou não acaba rolando uma submissão do companheiro sobre você,
o que acaba desgastando !

descriptionVocê é monogâmico ou não-monogâmico? - Página 2 EmptyRe: Você é monogâmico ou não-monogâmico?

more_horiz
Se eu estivesse interessada em ter um relacionamento afetivo (não estou), não ia querer um relacionamento não-monogâmico para mim. Porém, nada contra quem gosta disso e vive bem assim.

descriptionVocê é monogâmico ou não-monogâmico? - Página 2 EmptyRe: Você é monogâmico ou não-monogâmico?

more_horiz
Eu sou a favor do relacionamento aberto.
Para mim é o tipo de relação mais justa e fiel aos envolvidos, pois ninguem é obrigado a ficar com ninguem, assim como hoje a pessoa pode gostar de uma pessoa e amanhã deixar de gostar.
Na relação aberta ambos desejam estar juntos, mas são abertos a viverem novas experiencias ou prazeres. Aí praticam ménage a trois, frequentam casas de swing e etc. E assim permanecem juntos por muitos anos tendo a liberdade de vivenciarem sua sexualidade de outras formas.

Se eu estivesse num relacionamento aberto eu não me importaria de minha parceira ter sexo rapido, pois se está comigo é pq quer estar e gosta de mim. O sexo rápido é só pra desestressar, sair da rotina e dar uma variada. Não vejo nada de mais.

descriptionVocê é monogâmico ou não-monogâmico? - Página 2 EmptyRe: Você é monogâmico ou não-monogâmico?

more_horiz
Opinei por relacionamento aberto, pois venho de um divórcio e percebi que não me encaixo com o fato de uma pessoa fixa. Mas creio que precise de respeito para o consentimento de ambos e se aceitar o que se é, sem se culpar ou julgar, viver com foco e propósito. Vejo que me sentiria bem em viver esse tipo de relacionamento, mas não é fácil, quem sai de um relacionamento fixo vem cheio de traumas, não está aberto a se permitir experimentar outras formas, é complicado.

descriptionVocê é monogâmico ou não-monogâmico? - Página 2 EmptyRe: Você é monogâmico ou não-monogâmico?

more_horiz
Eu entendo as vantagens de ter um relacionamento aberto, mas infelizmente ainda não desenvolvi uma confiança tão grande assim e tenho ciúmes das pessoas que me envolvo... Então acho que por enquanto ainda fico com as relações monogâmicas

Enviado pelo Topic'it

descriptionVocê é monogâmico ou não-monogâmico? - Página 2 EmptyRe: Você é monogâmico ou não-monogâmico?

more_horiz


https://medium.com/sororidade-nao-mono/13-coisas-que-eu-gostaria-de-ter-aprendido-antes-de-escolher-a-n%C3%A3o-monogamia-7c8a3a898afa


Esse texto é essencial antes de qualquer discussão sobre relacionamentos, e seus modelos, em qualquer sentido, militantes ou não.

Pessoalmente, me considero monogâmica como muitos daqui. Somos moldados pela sociedade mesmo antes do capitalismo a tanto, seja por influências religiosas ou não.

Até toparia uma relacionamento não mono, mas não dá pra negar que em determinadas classes sociais é uma privilégio econômico poder ter mais de um parceiro ou não. Acho bom pontuar o quanto a economia afeta relacionamentos e consolida alguns modelos mesmo tendo seus contras.

descriptionVocê é monogâmico ou não-monogâmico? - Página 2 EmptyRe: Você é monogâmico ou não-monogâmico?

more_horiz
Compreendo todas as opiniões, porque é exatamente assim que aprendemos a cultivar o respeito pelo próximo. Desta forma, humildemente, coloco o que penso:

"cada um escolhe o tipo de relacionamento que melhor lhe convém, e devemos respeitar isso. Contudo, para mim, o relacionamento monogâmico é o que me atende, e foi sempre assim, desde jovem. Se encontrar um homem que pense assim, que me deixe seguro, e que deseje caminhar lado a lado pela estrada da vida até o fim, todo meu amor será voltado para ele. Amém"!

Sim, pareço um louco para muitos, mas não sou. A única coisa que desejo e estabelecer uma conexão (que nunca tive, infelizmente) de amor profundo, com admiração e respeito, pelo meu companheiro, e ele por mim.

Entendo perfeitamente o que a sociedade apresenta: milhões de conexões rápidas e que possuem sua razão de ser para os que assim desejam viver. Contudo, monogamia, em meu coração, é entender que há alguém do seu lado que faz tudo por você, que te olha nos olhos e diz que "te ama", que dorme a seu lado, que pega na sua mão quando está adoentado, que cuida de você todos os dias, que "te escolheu" para viver uma vida a dois, como não vou desejar esse homem para sempre? Claro que vou! Sou incapaz de olhar para os lados (e não olho mesmo, pois me conheço neste sentido) e vou desejá-lo perto de mim todos os dias.

Porém, entendam bem: isso não significa que sou controlador. Cada um tem sua própria vida para viver e deve fazer suas escolhas. Meu caminho pela Terra é esse, e não interromperei as escolhas de quem quer que seja. Assim é mais interessante viver do que tolher outros de experimentar suas próprias vidas. Isso é amar, respeitando o outro em seu mundo particular e sua vida de forma individual também. (Bom, aqui eu entraria em um lado mais espiritualizado de se ver o relacionamento, mas creio que não é esse o viés da conversa.)

Abraços, queridos, e sejamos felizes cada um com suas escolhas, mas lembrando que não devemos machucar ou magoar qualquer ser vivente. Todos os contratos devem ser feitos durante a conquista, os encontros, as conversas, as sessões de cinema, os restaurantes, o passeio no parque, e o sorvetinho na pracinha à tarde, até mesmo para que possamos escolher "aceitar ou não" quem chega até nós.

Abraços e bem haja! folhagem

descriptionVocê é monogâmico ou não-monogâmico? - Página 2 EmptyRe: Você é monogâmico ou não-monogâmico?

more_horiz
Totalmente monogâmica.

descriptionVocê é monogâmico ou não-monogâmico? - Página 2 EmptyRe: Você é monogâmico ou não-monogâmico?

more_horiz
barbaranm escreveu:
Eu entendo as vantagens de ter um relacionamento aberto, mas infelizmente ainda não desenvolvi uma confiança tão grande assim e tenho ciúmes das pessoas que me envolvo... Então acho que por enquanto ainda fico com as relações monogâmicas

Enviado pelo Topic'it


Estou no mesmo time.

descriptionVocê é monogâmico ou não-monogâmico? - Página 2 EmptyRe: Você é monogâmico ou não-monogâmico?

more_horiz
me vejo tendendo à monogamia, por que quando tenho um sentimento muito forte por alguém, acabo perdendo o interesse por qualquer outro. E também por que acabo me acomodando numa rotina ligada àquela pessoa, uma necessidade que tenho de me dedicar à uma pessoa por vez.

Mas confesso que me sinto aberta a ideia de relacionamento aberto, talvez pudesse experimentar algum dia, dependendo do nível de afeto e desejo de compromisso que tenho com determinada pessoa,e se estou ainda na fase onde não tenho ciúme.

descriptionVocê é monogâmico ou não-monogâmico? - Página 2 EmptyRe: Você é monogâmico ou não-monogâmico?

more_horiz
Sou monogâmico, mas gostaria e trabalho para desconstruir isso. Assim como alguns citaram acima, acho a monogamia bastante problemática e que a longo prazo causa mais problemas do que benefícios.

descriptionVocê é monogâmico ou não-monogâmico? - Página 2 EmptyRe: Você é monogâmico ou não-monogâmico?

more_horiz
Tiago escreveu:
Sou monogâmico, mas gostaria e trabalho para desconstruir isso. Assim como alguns citaram acima, acho a monogamia bastante problemática e que a longo prazo causa mais problemas do que benefícios.


Acho que é assim que eu me sinto, apesar de as vezes achar que não funcionaria comigo (nem tentando).
Só experimentando para saber.


"Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança" (Três Dias, Marcelo Camelo)


https://www.assexualidade.com.br/

descriptionVocê é monogâmico ou não-monogâmico? - Página 2 EmptyRe: Você é monogâmico ou não-monogâmico?

more_horiz
acredito que sou monogâmica, mesmo que tenha interesse, ao menos pelas ideias de poliamorismo e relação aberta. Penso que estaria aberta a experimentar um relacionamento assim uma vez, ou por certo tempo.

eu acho que tanto monogamia quanto poligamia podem ser naturais, assim como tanto introversão quanto extroversão são naturais, ter essas formas de viver apenas aponta para a variação de necessidades que existem na nossa espécie. Portanto não concordo com quem diz que monigamia é antinatural, ao contrário da poligamia ou do poliamor.

Me vejo como uma pessoa que tende mais para a monogamia por exemplo, pois sou uma pessoa mais tranquila, caseira, que levo muito tempo para me abrir para alguém, e levo mais tempo para me adaptar a presença de alguém na minha vida, construir relação e manter ela. Ou seja, sou alguém mais fechada, que demora a desenvolver apego, com o nível de dedicação e tempo que preciso direcionar para alguém até conseguir incluir essa pessoa na minha vida e nos meus sentimentos, a construção de vínculos com múltiplas pessoas vai ficando mais complicada para mim. E isso sem considerar o tempo que dedico para outras atividades e meu tempo pessoal. Na verdade, hoje inclusive sou uma pessoa de poucos amigos também por causa disso tudo. Então, uma relação poliamorosa parece muito pouco provável para minha natureza.

Já para as relações abertas, parece sem sentido em parte. Ok, eu poderia beijar uma ou outra pessoa fora da minha relação principal, mas eu geralmente sou bem o contrário de um radar alerta de pessoas, a ponto de dificilmente despertar esse tipo de interesse por alguém. De certa maneira teria facilidade de me acomodar numa relação e sempre obter interações românticas-sensuais e sexuais só do meu parceiro, então não veria benefícios relevantes em aderir a esse modelo de relação. Mesmo assim a ideia de uma certa liberdade de ir e vir e poder deixar rolar o que quer que fosse sem culpa me atrai, mesmo sabendo que na prática dificilmente viveria isso. Até por que tem o fato de que quanto mais me torno apegada a alguém, mais me sinto territorialista com a pessoa, mas acho que até esse sentimento eu poderia lidar se começasse a trabalhar esse modelo de relação cedo, na fase em que ainda não estivesse tão apegada à pessoa. Eu gosto do conforto de encontrar uma pessoa com quem conviver, ter ela na minha vida e rotina, não sei como lidaria com partilhar essa atenção romântica com outros.

sobre o por que a monogamia é hoje o modelo padrão e normativo da nossa sociedade, concordo com o que alguns já postaram aqui. Vejo que há vários pontos históricos reforçando a existência desse modelo como predominante hoje. A monogamia foi uma estratégia de sobrevivência na época das cavernas. Depois, se tornou um meio de administrar melhor propriedades(incluindo a propriedade sobre a mulher e filhos). Historicamente foi mais fácil de manter economicamente do que a poligamia. Basta ver que nos países que existe prática legal da poligamia, o homem tem a condição de ser financeiramente próspero para bancar todas as possíveis esposas e filhos.
E além disso, no caso de países com predominância cristã, há atualmente uma defesa da monogamia como valor. Embora esse pensamento de predominância monogâmica não tenha surgido no cristianismo. E predomina até em países não predominantemente cristãos, basta ver como é no japão por exemplo. São altamente tradicionalistas nesse quesito, e monogamia predomina, sem ser um valor causado por valores religiosos.

Quanto a formação de família a partir de formações poliamorosas: dá para ver que é bem possível, já li relatos de alguns praticantes do poliamor e suas relações com filhos e tal. Na verdade a criança precisa de pessoas que se dedicam, que estão presentes na sua infância educando. As familias poliamoristas podem facilmente pegar exemplo de sociedades mais comunitárias, mesmo como a dos indígenas, em que os filhos são olhados por todos, não são uma questão dessa ou daquela familia,e até melhora o desenvolvimento das crianças. Nas demandas da nossa atual sociedade, com divisão de tempo e trabalho, talvez famílias poli tenham mais sucesso ao criar as crianças justamente por que terão mais pessoas ali se dedicando a educação e formação da criança, dividindo as responsabilidades pelo bom desenvolvimento dela.

Minha opinião é que a maior dificuldade para relações poliamoristas se tratariam de rótulos para todos os parceiros e questões envolvendo a vida civil e legal, caso uma união legal entre todas as partes fosse decidida. Haveriam problemas em união civil, registro de filhos na relação, possíveis divórcios, e coisas assim. E questões de preconceito, óbvio.

descriptionVocê é monogâmico ou não-monogâmico? - Página 2 EmptyRe: Você é monogâmico ou não-monogâmico?

more_horiz
Amor líquido não. Monogamia ou nada.

descriptionVocê é monogâmico ou não-monogâmico? - Página 2 EmptyFidelidade

more_horiz
Monogamia

descriptionVocê é monogâmico ou não-monogâmico? - Página 2 EmptyComplexo...

more_horiz
Enquanto estive em alguns poucos relacionamentos sempre fui monogâmica, fui demi romântica, sem saber que isso existia...
Hoje, mais velha, há muito tempo sozinha só sei me descobrí assexual, se eu vier a ter um novo relacionamento continuarei a ser monogâmica, quanto à outra pessoa, ela pode ser monogâmica e assexual também ou ser o que gostar e preferir, então verei se faz sentido..
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder