InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Orientação sexual ou apenas espectro?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Italo Roberto
Novato(a)
Novato(a)
Italo Roberto

Mensagens 24
Inscrição 19/10/2023
Idade 29
Pensamento Para encontrar a sua direção, siga seu coração ❤️
Gênero : Masculino

Orientação sexual ou apenas espectro? Empty
MensagemAssunto: Orientação sexual ou apenas espectro?   Orientação sexual ou apenas espectro? Empty19/10/2023, 20:08

Olá pessoal, tudo bem? Sou novo por aqui e estou aprendendo cada dia mais sobre mim e sobre a assexualidade. Quero fazer algumas perguntas sobre a assexualidade, pois estou com duvida e não conheço ninguém para conversar sobre chorando muito. Sendo assim falarei um pouco sobre mim em um pequeno depoimento para justificar as minhas perguntas.

Sempre me senti diferente de meus amigos heteros, apesar de gostar do sexo oposto, pois nunca me agradou falar muito sobre sexo e após ter feito, parece como algo superestimado e prefiro fazer outras coisas apesar de não achar ruim, mas longe de gostar e ser igual aos demais e considero que sinto mais prazer com intimidade de ligação como assistir, abraçar, beijar, conversar, se preocupar, essas coisas.

Comecei a pesquisar mais sobre assexualidade, pois de fato me sinto diferente. Consigo ficar tranquilamente anos sem sexo (inclusive estou mais de 3 anos sem, apesar de namorar uma heterossexual que acha um pouco estranho a gente mal fala de sexo), porém tenho meus raros momentos.

Lendo sobre sentia até que estavam me descrevendo quando vi sobre gray-a e estou me amando cada vez mais por saber que tem pessoas iguais, pois me sentia isolado nesse assunto. Apesar da idade 29 anos, ainda estou aprendendo sobre, já que não me considerava parte do LGBTQIA+ e me identificava como heterossexual.

Mas tenho algumas dúvidas sobre coisas que eu li fora do fórum ou site, principalmente em redes sociais.

Assexualidade é uma orientação sexual ou somente um espectro?

Eu vi pessoas se identificando como heterossexual,  homossexuais ou bissexuais, mas tratam a assexualidade como um espectro e não como orientação. Pelo o que eu entendi assexualidade é uma orientação já que ser heterossexual, bissexual,  homossexual ou qualquer orientação indica atração sexual (alosexualidade) quanto a assexualidade é quando não tem nenhuma atração sexual ou atração sexual baixa se comparado com os demais e se divide em diversos espectros como o gray-a, demisexuais, estritos entre diversos outros.

Esse meu entendimento está correto?

Eu me identifiquei como gray-a heteroromantico. Posso falar dessa forma ou estou mesclando?

Ademais agradeço a todos e saibam que vocês me fizeram feliz. Sinto que me encontrei!!! amor 2
Ir para o topo Ir para baixo
Leta
Novato(a)
Novato(a)
Leta

Mensagens 25
Inscrição 18/01/2022
Idade 32
Pensamento Sou a página amarela que um dia você leu.
Gênero : Feminino

Orientação sexual ou apenas espectro? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou apenas espectro?   Orientação sexual ou apenas espectro? Empty20/10/2023, 21:10

Olá Skaling!
Bem-vindo!
Sobre a sua pergunta...
Bem, penso que funciona da seguinte forma.

Cada ser humano tem a sua orientação sexual.
O que seria isso?
Um indicador que marca por quem você se sente atraído sexual, física ou romanticamente. Em resumo, aquilo que marca por quem você sente atração afetivo-sexual.

A comunidade assexual é diversa como você irá perceber quando tiver contato com outras pessoas. Você, por exemplo, se identifica como gray-a. Eu já me identifico como demi.

O espectro sexual é uma forma de reafirmar que existem diversos níveis de assexualidade com base na atração sexual indo dos mais restritos até aqueles que sentem atração sexual esporadicamente ou por conexão afetiva específica.




Ir para o topo Ir para baixo
Italo Roberto
Novato(a)
Novato(a)
Italo Roberto

Mensagens 24
Inscrição 19/10/2023
Idade 29
Pensamento Para encontrar a sua direção, siga seu coração ❤️
Gênero : Masculino

Orientação sexual ou apenas espectro? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou apenas espectro?   Orientação sexual ou apenas espectro? Empty20/10/2023, 21:30

Muito obrigado Leta!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Thomas Chatterton
Aprendiz
Aprendiz
Thomas Chatterton

Mensagens 64
Inscrição 13/10/2017
Idade 24
Pensamento "O conhecimento de si mesmo é a mãe de todo conhecimento. Portanto estou incumbido a conhecer a mim mesmo, me conhecer completamente, conhecer minhas minúcias, minhas características, minhas sutilezas, e cada átomo meu." - Kahlil Gibran
Gênero : Masculino

Orientação sexual ou apenas espectro? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou apenas espectro?   Orientação sexual ou apenas espectro? Empty22/10/2023, 19:53

A sexualidade heterossexual, por exemplo, indica que a pessoa se atrai sexualmente pelo gênero oposto, certo?
O hétero indica isso, a atração pelo diferente
O sexual indica a atração sexual

Então poderíamos falar sobre heterossexualidade e a heterorromanticidade, por exemplo. Estou indicando aqui a atração romântica.

Normativamente a atração sexual comumente está atrelada com a atração romântica. As pessoas comumente querem transar, beijar, namorar pessoas no mesmo direcionamento, então hétero já seria o heterossexual e o heterorromântico, comumente.
Existem casos em que poderíamos falar sobre bissexualidade e heterorromanticidade, por exemplo o carinha que transa com outros caras, mas a parte de apaixonamento seria direcionada a uma mulher (estou sendo bem redutor e simplista nesse momento, não me julgue, estou tentando deixar didático).

Então sobre a sua pergunta, a assexualidade seria uma sexualidade, que também engloba um espectro. Existem assexuais arromânticos, existem assexuais românticos, existe o pessoal da área cinza, que pode ser uma área cinza para romanticidade e uma área cinza para a atração sexual.
Imagine que tudo que falamos sobre sexualidade se repete na romanticidade. Demi pode ser romântico e sexual, por exemplo. Hétero sexual e romântico, assim por diante.
A área cinza seria a área em que a pessoa pode vivenciar determinada atração (romântica ou sexual, depende do pós-fixo que usar depois), mas que ela ocorre de maneira diferente, com alguns critérios, por exemplo. A Demi sexualidade e romanticidade seriam isso, a atração sexual e romântica ocorrendo após já desenvolver um vínculo afetivo com a pessoa.

Sendo redundante, a assexualidade seria um grande termo guarda-chuva e que recebe mais um monte de coisa descendendo dele.
Ir para o topo Ir para baixo
Italo Roberto
Novato(a)
Novato(a)
Italo Roberto

Mensagens 24
Inscrição 19/10/2023
Idade 29
Pensamento Para encontrar a sua direção, siga seu coração ❤️
Gênero : Masculino

Orientação sexual ou apenas espectro? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou apenas espectro?   Orientação sexual ou apenas espectro? Empty22/10/2023, 20:05

Muito obrigado!!! coração ace
Vocês estão me ajudando muito
Então posso falar que assexualidade é a minha orientação e sou heterorromantico
Ir para o topo Ir para baixo
Thomas Chatterton
Aprendiz
Aprendiz
Thomas Chatterton

Mensagens 64
Inscrição 13/10/2017
Idade 24
Pensamento "O conhecimento de si mesmo é a mãe de todo conhecimento. Portanto estou incumbido a conhecer a mim mesmo, me conhecer completamente, conhecer minhas minúcias, minhas características, minhas sutilezas, e cada átomo meu." - Kahlil Gibran
Gênero : Masculino

Orientação sexual ou apenas espectro? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou apenas espectro?   Orientação sexual ou apenas espectro? Empty22/10/2023, 23:00

Isso, perfeito Italo
Assexual Heterorromântico, se vivenciar a atração romântica por mulheres (caso você se identifique com o gênero masculino)

Ir para o topo Ir para baixo
Italo Roberto
Novato(a)
Novato(a)
Italo Roberto

Mensagens 24
Inscrição 19/10/2023
Idade 29
Pensamento Para encontrar a sua direção, siga seu coração ❤️
Gênero : Masculino

Orientação sexual ou apenas espectro? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou apenas espectro?   Orientação sexual ou apenas espectro? Empty22/10/2023, 23:20

Muito obrigado coração ace
Ir para o topo Ir para baixo
Thiago1
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Thiago1

Mensagens 12
Inscrição 03/01/2024
Idade 44
Gênero : Masculino

Orientação sexual ou apenas espectro? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou apenas espectro?   Orientação sexual ou apenas espectro? Empty5/1/2024, 06:58

Eu tinha essa confusão também e entendi o seguinte:

desejo sexual: a vontade de copular especificamente.
desejo estético: quando você quer ver a aparência, a voz, o observar as formas.
desejo romântico: É o amo romântico, o carinho q tem por uma pessoa diferente do amor de amigos ou dos pais.

No meu caso específico eu não tenho o desejo sexual embora eu goste de olhar mulheres de biquíni na praia e fotos de mulheres nuas. Meu desejo sexual é zero já o estético e romântico são normais eu acho. Eu me confundi a vida inteira com os heterosexuais por gostar de mulher e achar que todos os homens heterosexuais eram iguais a mim, mas recentemente eu pude entender que não é assim. Os heterosexuais se olham desejando a relação sexual e eles querem isso o tempo inteiro. Uma pessoa pensa em média 50 vezes em sexo por dia e eu tem dia q nem me lembro disso.

É importante separar o desejo sexual do desejo romântico. Para os alossexuais eles costumam ser direcionados para as mesmas pessoas e confundidos com uma coisa só. Mas, são duas coisas diferentes e as pessoas podem ter uma ou outra coisa, ou até nenhum dos dois.

Esse site explica exatamente o que eu sou e é um dos muitos que eu li para tentar entender se eu era hetero ou ace: Descubra o que é o Aegosexual coração ace fatia de bolo
Ir para o topo Ir para baixo
Leta
Novato(a)
Novato(a)
Leta

Mensagens 25
Inscrição 18/01/2022
Idade 32
Pensamento Sou a página amarela que um dia você leu.
Gênero : Feminino

Orientação sexual ou apenas espectro? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou apenas espectro?   Orientação sexual ou apenas espectro? Empty5/1/2024, 11:03

Thiago1 escreveu:
Eu tinha essa confusão também e entendi o seguinte:

desejo sexual: a vontade de copular especificamente.
desejo estético: quando você quer ver a aparência, a voz, o observar as formas.
desejo romântico: É o amo romântico, o carinho q tem por uma pessoa diferente do amor de amigos ou dos pais.

No meu caso específico eu não tenho o desejo sexual embora eu goste de olhar mulheres de biquíni na praia e fotos de mulheres nuas. Meu desejo sexual é zero já o estético e romântico são normais eu acho. Eu me confundi a vida inteira com os heterosexuais por gostar de mulher e achar que todos os homens heterosexuais eram iguais a mim, mas recentemente eu pude entender que não é assim. Os heterosexuais se olham desejando a relação sexual e eles querem isso o tempo inteiro. Uma pessoa pensa em média 50 vezes em sexo por dia e eu tem dia q nem me lembro disso.

É importante separar o desejo sexual do desejo romântico. Para os alossexuais eles costumam ser direcionados para as mesmas pessoas e confundidos com uma coisa só. Mas, são duas coisas diferentes e as pessoas podem ter uma ou outra coisa, ou até nenhum dos dois.

Esse site explica exatamente o que eu sou e é um dos muitos que eu li para tentar entender se eu era hetero ou ace: Descubra o que é o Aegosexual coração ace fatia de bolo


Sabe? Eu estava lendo essa página logo de manhã cedo. Estive bem curiosa a respeito. Ainda estou, na verdade. Precisarei estudar mais. Particularmente uma identidade que ainda não conhecia. Grata por esclarecer. envergonhado

Ir para o topo Ir para baixo
Thiago1
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Thiago1

Mensagens 12
Inscrição 03/01/2024
Idade 44
Gênero : Masculino

Orientação sexual ou apenas espectro? Empty
MensagemAssunto: Re: Orientação sexual ou apenas espectro?   Orientação sexual ou apenas espectro? Empty6/1/2024, 07:48

Bem, aegosexual é basicamente a pessoa que se sente indiferente ou repulsa para o sexo no sentido de participar dele. Tanto para o sexo real como para o pensamento sobre o sexo, a excitação é pela aparência da pessoa e não por estar junto dela. Fazer o ato é indiferente e até entediante, mecânico, repetitivo. Para que eu consiga ter uma ereção no ato sexual eu preciso fechar os olhos, me concentrar e pensar em imagens sensuais onde eu não estou participando e de preferência ninguém esteja, como fotos da Playboy ou de sites pela Internet. Então como o ato sexual é indiferente e até dificulta a concentração, eu evito e só faço raras vezes para agradar a esposa, mas é difícil ter ereção com todo o movimento e barulho atrapalhando minha concentração. Como sendo uma forma de assexualidade, eu não sinto nenhuma falta do sexo e sempre tentei evitá-lo, pois não gosto do ato. A dificuldade é que sou romântico e quem não é Ace, tem o amor e o sexo muito atrelados e acabo tendo q optar por me submeter ao sexo ou ficar sozinho. Então em meu relacionamento o sexo é como um trabalho a ser realizado, uma tarefa, a parte chata a ser feita para se obter as partes boas do conjunto todo do relacionamento. Eu sou casado, mas o sexo é o fardo que carrego.

Minha esposa me acha um santo por eu nunca ter traído ela todos estes anos, mas a verdade é que eu não faço porque nunca tive vontade.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Orientação sexual ou apenas espectro?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Sentir vergonha com uma pessoa de forma mais íntima é sinal de espectro assexual?
» Sentir vergonha com uma pessoa de forma mais íntima é sinal de espectro assexual?
» Vocês acham que eu entro no espectro?
» Dúvidas sobre qual espectro da assexualidade eu me encaixo
» Sou aroace mas está muito confuso entender onde me encaixo no espectro!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-