Por acaso nunca me aconteceu muitas vezes tal coisa... Na verdade, normalmente quem tem esse papel sou eu: gosto de apreciar pessoas esteticamente. Não raras vezes sou eu que digo (90% das vezes em relação a mulheres) "que jovem linda!" "esta mulher é lindíssima!". A situação mais constrangedora que aconteceu não foi a mim mas sim apenas comigo: o meu namorado cruzou-se com a ex namorada num dos nossos passeios. Ela cumprimentou-o e ele teve que ma apresentar "Esta é a Y, a minha ex namorada brasileira." Eu fiquei de queixo caído. Tudo o que soube responder foi "Faz jus ao nome! (o nome era de flor). Enganaste-me! Eu esperava uma rapariga, não uma deusa chinesa!" Ambos ficaram a olhar para mim com confusão... (Mas era mesmo: tinha pele muito branca, cara redonda, olhos verdes amendoados e cabelo preto liso,muito comprido, abaixo da cinta... Só me evocou a China. E uma bela China!)
A falta de existência de desejo sexual não tem que toldar os olhos às pessoas (como disse o LisboaPT). Eu cá posso não desejar as pessoas sexualmente... Mas confesso que olho muito para elas
Não para comparar (do género, X é mais belo que Y. Nunca vi ninguém mais belo que ninguém.)... Mas porque gosto honestamente de apreciar
E quando alguém me chama particularmente a atenção, normalmente verbalizo. (Às vezes tenho tanta pena de não saber pintar retratos!...)