[PROJETO] Normas de conduta e dicas de boa convivência
Durante toda a existência dessa comunidade, ocorreram várias vezes casos de desentendimento entre membros ou de pessoas que causaram confusões na comunidade. Mas temos que ter em mente, a princípio, que a divergência de opiniões é algo totalmente normal. Como pessoas diferentes, essa é uma consequência natural da interação. Entretanto, nos casos em que as divergências e os conflitos ultrapassaram a fronteira do aceitável, ocasionando conflitos, a equipe da moderação logo tentava entrar em contato com as pessoas envolvidas para dialogar, amenizar o problema, e tentar recobrar a paz na comunidade.
Porventura, recentemente ficou claro que a administração e a moderação pode ser falha. Não conseguimos impedir certos problemas e desentendimentos, o que acabou afetando certas pessoas. E como nós não podemos voltar e tentar fazer o que deixamos de fazer, estamos tentando repensar os fatos e, a partir do aprendizado adquirido com eles, evitar que problemas semelhantes voltem a ocorrer no futuro.
A minha ideia em relação a isso é criar um conjunto de dicas de boa convivência e normas de conduta para que a moderação/administração possa ser mais ágil e incisiva em relação a futuros problemas que venham a ocorrer. Além disso, a criação de normas pré-avaliadas por todos vocês tiraria ainda mais do arbítrio da administração/moderação, já que nós faríamos ou deixaríamos de fazer em relação aos membros o que fosse pré-determinado aqui. Deem uma olhada e façam os julgamentos necessários.
No momento eu estou sem ideias para novas regras. Ideias?
E como esse é apenas um projeto, a aprovação dele ou não depende de vocês.
Daqui uma semana ou um pouco mais apareço novamente para ver o que vocês postaram e ver como faremos. Por isso, não estranhem meu sumiço para responder novamente nesse meu tópico. Acontece que além de eu estar bastante saturado com a quantidade de problemas recentes, eu também estou atolado de coisas para resolver na minha vida pessoal e não estou com tanto tempo disponível no momento. Peço desculpas por tudo isso, mas logo estarei de volta.
Durante toda a existência dessa comunidade, ocorreram várias vezes casos de desentendimento entre membros ou de pessoas que causaram confusões na comunidade. Mas temos que ter em mente, a princípio, que a divergência de opiniões é algo totalmente normal. Como pessoas diferentes, essa é uma consequência natural da interação. Entretanto, nos casos em que as divergências e os conflitos ultrapassaram a fronteira do aceitável, ocasionando conflitos, a equipe da moderação logo tentava entrar em contato com as pessoas envolvidas para dialogar, amenizar o problema, e tentar recobrar a paz na comunidade.
Porventura, recentemente ficou claro que a administração e a moderação pode ser falha. Não conseguimos impedir certos problemas e desentendimentos, o que acabou afetando certas pessoas. E como nós não podemos voltar e tentar fazer o que deixamos de fazer, estamos tentando repensar os fatos e, a partir do aprendizado adquirido com eles, evitar que problemas semelhantes voltem a ocorrer no futuro.
A minha ideia em relação a isso é criar um conjunto de dicas de boa convivência e normas de conduta para que a moderação/administração possa ser mais ágil e incisiva em relação a futuros problemas que venham a ocorrer. Além disso, a criação de normas pré-avaliadas por todos vocês tiraria ainda mais do arbítrio da administração/moderação, já que nós faríamos ou deixaríamos de fazer em relação aos membros o que fosse pré-determinado aqui. Deem uma olhada e façam os julgamentos necessários.
Título do tópico: Normas de conduta e dicas de boa convivência
A Comunidade Assexual A2 é um espaço para construção de conhecimento assexual e também para interação entre assexuais, e o nosso objetivo é manter um espaço pacífico que proporcione a melhor convivência possível entre os membros dessa comunidade. Porventura, sabemos que conflitos e desentendimentos podem existir, o que nos coage a manter um conjunto de regras para aplicar certas sanções se necessário. Mas antes de falar dessas regras e sanções, queremos compartilhar algumas dicas de boa convivência:
- O respeito ao próximo e às suas diferenças é fundamental. Por isso, ao discordar de alguém, evite extrapolar o plano da crítica de ideias para a crítica da pessoa por trás delas. A discussão de ideias é construtiva, a troca de ofensas não.
- A crítica pejorativa é destrutiva, pois além de não ajudar ninguém, serve apenas para gerar mágoa e angústia. Não existe erro em criticar, mas é essencial saber criticar de forma construtiva.
- Algumas formas de interação não são pertinentes de ocorrerem de forma pública. É preciso ter bom senso para saber o que deve ser dito publicamente ou não. Em qualquer caso, o fórum oferece um sistema de mensagens privadas entre os membros.
Normas de conduta
1- Troca de ofensas pessoais entre membros do fórum.
Sanção: inicialmente, ambas as partes envolvidas receberão uma notificação simples. Entretanto, caso o comportamento se repita, a depender da gravidade, poderá gerar uma segunda notificação ou uma suspensão de sete dias. Em outro caso de reincidência em curto prazo de tempo, ocorrerá a expulsão.
2- Criação de perfil com o objetivo exclusivo de perseguir membro do fórum ou de enviar spam para membros da comunidade.
Sanção: expulsão imediata.
3- Criação de tópico ou mensagem ofensiva ou explicitamente preconceituosa.
Sanção: exclusão do tópico ou mensagem e a notificação do membro. Em caso de repetição da conduta, haverá nova notificação ou suspensão de sete dias a depender da gravidade. Com a manutenção da conduta em curto prazo, haverá a expulsão.
No momento eu estou sem ideias para novas regras. Ideias?
E como esse é apenas um projeto, a aprovação dele ou não depende de vocês.
Daqui uma semana ou um pouco mais apareço novamente para ver o que vocês postaram e ver como faremos. Por isso, não estranhem meu sumiço para responder novamente nesse meu tópico. Acontece que além de eu estar bastante saturado com a quantidade de problemas recentes, eu também estou atolado de coisas para resolver na minha vida pessoal e não estou com tanto tempo disponível no momento. Peço desculpas por tudo isso, mas logo estarei de volta.