InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Assexualidade e psicanálise

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Mr Turing
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Mr Turing

Mensagens 11
Inscrição 12/04/2019
Idade 22

Assexualidade e psicanálise Empty
MensagemAssunto: Assexualidade e psicanálise   Assexualidade e psicanálise Empty19/5/2019, 20:45

Eu pensei em procurar atendimento psicológico na minha faculdade para conseguir entender melhor os meus pensamentos e sentimentos, mas vi que aqui a abordagem usada é psicanalítica. Embora eu seja das ciências exatas (e por isso não sou nenhum entendedor da psique humana), eu sei superficialmente que Freud atribui ao sexo um dos papéis centrais no nosso próprio comportamento.

Minha pergunta é: para a psicanálise, a assexualidade é como uma patologia ou decorrência de traumas passados que estão no nosso inconsciente? Pergunto isso porque não vou conseguir falar sobre meus problemas emocionais e afetivos sem citar minha assexualidade, mas eu não tenho a mínima vontade de ser consultado por um terapeuta que acredita que a minha assexualidade não existe ou é obra de traumas.

Algum assexual tem experiência com psicanalistas? Esta corrente da psicologia trata nós, assexuais, como pessoas normais?
Ir para o topo Ir para baixo
Midori Shoujo Tsubaki
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Midori Shoujo Tsubaki

Mensagens 1234
Inscrição 21/05/2014
Idade 33
Pensamento Ahhh...se o mundo inteiro me pudesse ouvir... tenho muito pra contar... dizer que aprendi...
Gênero : Feminino

Assexualidade e psicanálise Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade e psicanálise   Assexualidade e psicanálise Empty20/5/2019, 09:33

Não confio muito na psicanálise, pois esta corrente da psicologia, ao contrário de outras vertentes da psicologia, como por exemplo, a psicoterapia cognitivo-comportamental, não tem comprovação científica. Recomendo a leitura deste texto do site Universo Racionalista:

https://universoracionalista.org/psicanalise-uma-pseudociencia-escondida-a-vista-de-todos/

Destaco este trecho:

"Desde as origens, questionaram-se a Freud mais a pouca eficácia do seu método do que as suas ideias, seus juízos banais e próximos aos de Charcot e Janet, do que . Durante o século XX, a controvérsia continuou apesar da marcha triunfal da psicanálise. Desde os anos sessenta, os questionamentos têm sido, em especial, mais numerosos e tem levado ao advento de outras formas de psicoterapia na maioria dos países democráticos, em particular Estados Unidos e nos países de Europa. Não aconteceu o mesmo na França, que segue sendo, com a Argentina e o Brasil, um dos bastiões da influência psicoanalítica quase sem comparação até os dias de hoje."
Ir para o topo Ir para baixo
Frank_Hase
Aprendiz
Aprendiz
Frank_Hase

Mensagens 51
Inscrição 08/04/2018
Idade 45
Pensamento В этой жизни умирать не ново, Но и жить, конечно, не новей.

Assexualidade e psicanálise Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade e psicanálise   Assexualidade e psicanálise Empty21/5/2019, 20:14

Mr Turing escreveu:
Eu sei superficialmente que Freud atribui ao sexo um dos papéis centrais no nosso próprio comportamento.
.......................


Sexo e Pulsão (Trieb) são coisas diferentes. Existe uma pulsão sexual sim, como também existe uma pulsão de morte. Mas essa narrativa de que tudo para Freud era sexo e que isso devia-se a sua homossexualidade, é "fake news".
Ir para o topo Ir para baixo
Sam
Admin
Admin
Sam

Mensagens 1756
Inscrição 03/04/2012
Idade 34
Gênero : Masculino

Assexualidade e psicanálise Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade e psicanálise   Assexualidade e psicanálise Empty22/5/2019, 11:11

Eu já fiz terapia psicanalítica e não tenho o que reclamar. Algum tempo depois do início fui capaz de falar sobre a assexualidade e o psicólogo foi receptivo à ideia, inclusive demonstrando interesse em compreender o assunto. Não sei se ele acreditou que a assexualidade possa existir, no final das contas não fez diferença e acho que tive sorte sobre ele conseguir permanecer neutro - não tentou validar ou invalidar o que eu disse (nem todo profissional tem essa capacidade, é bom salientar).

Eu não senti que havia foco no sexo ou coisa parecida e não notei que houvesse tentativas de fornecer explicações baseadas em qualquer aspecto da sexualidade. Na maioria das vezes eu determinava (implicitamente) como as sessões deveriam ser, escolhendo o que e quando queria dizer algo (o psicólogo atuava mais como um guia que ajudava muito com seus comentários/perguntas/opiniões e associações de ideias). Mais tarde, quando comecei terapia com outro tipo de abordagem, a psicóloga me explicou as diferenças entre elas [as abordagens]. Entendi que a psicanálise foi benéfica no sentido de "esvaziamento" - consegui exteriorizar muitas questões e gastei mais tempo onde eu achava que era necessário. Inclusive, as vezes ia e voltava no mesmo ponto porque quando ia para casa notava detalhes que achava importante mencionar ou desfazer opiniões que eu percebia ter exposto errado.

Com a minha experiência, vi que as duas abordagens de terapia que fiz foram úteis para coisas diferentes e me atingiram de formas diferentes. Vale a pena experimentar mais de um tipo e mais de um psicólogo: visões diferentes de ver o problema e diferentes formas de entrarmos em contato com determinado assunto pode trazer bons resultados.

Tendo dito isso, a minha sugestão é que você dê uma chance para a psicanálise: não deixe que essas idéias pré-concebidas lhe impeçam de experimentar. Pode ser útil para as suas demandas pessoais ou não, tente e tire suas próprias conclusões.


"Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança" (Três Dias, Marcelo Camelo)


https://www.assexualidade.com.br/
Ir para o topo Ir para baixo
Komorebi-san
Aprendiz
Aprendiz
Komorebi-san

Mensagens 51
Inscrição 10/05/2019
Idade 29
Pensamento Eu quase que nada sei, mas desconfio de muita coisa. (Guimarães Rosa)
Gênero : Feminino

Assexualidade e psicanálise Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade e psicanálise   Assexualidade e psicanálise Empty25/5/2019, 23:29

Hello!!!

Então, apesar de ser psicóloga, eu não sou psicanalista, então não vou poder te ajudar muito com a sua pergunta específica. Mããããssss... Não é comum (pelo menos de acordo com a minha formação) que psicólogos patologizem determinada orientação sexual. Pelo menos não os bons psicólogos (novamente, de acordo com a minha formação). Só que, né, nem sempre a gente dá a sorte que eu dei de encontrar uma psicóloga lindja logo de cara. Então, o que eu digo é: tente. Vai em uma sessão, duas: se não gostar, simplesmente fala pro psicólogo que não gostou da experiência e então pegue outra indicação.

Como a Rhoda e a Sam já falaram, nem todos os psicólogos são psicanalistas e pode ser que mesmo na sua faculdade tenham alguns que não o são. Como a psicologia é uma ciência relativamente nova e humana, ela está constantemente se questionando e se dividindo e se reinventando e as discussões levantadas durante o processo de aprendizagem (ou mesmo após) questiona tudo o que já foi postulado. Eu, por exemplo, sou fenomenóloga. Uma de minhas amigas é psicanalista (e não, ela não considera a assexualidade uma patologia ou consequência de traumas - eu já perguntei), outra foi pra análise do comportamento e outra nem sequer escolheu uma linha teórica ainda (mas ela é a melhor neuropsicóloga de primeira infância que eu já vi na minha vida).

Então, long story short: tente. Se não der certo, tente de novo.

Se precisar de ajuda com indicações de psicólogos de linhas teóricas específicas, eu posso te ajudar. Só chamar no privado, ok? sorrindo
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Assexualidade e psicanálise Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade e psicanálise   Assexualidade e psicanálise Empty26/5/2019, 10:47

queria ver a bagunça que é um psicologo analisando outro é tipo telepatas lendo a mente um do outro, ai ele vai estar lendo a do outro ou lendo a própria dele que o outro está lendo
Ir para o topo Ir para baixo
Komorebi-san
Aprendiz
Aprendiz
Komorebi-san

Mensagens 51
Inscrição 10/05/2019
Idade 29
Pensamento Eu quase que nada sei, mas desconfio de muita coisa. (Guimarães Rosa)
Gênero : Feminino

Assexualidade e psicanálise Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade e psicanálise   Assexualidade e psicanálise Empty2/6/2019, 17:08

UAHuahUHAUhauHAUh Oh, god, minino! Que louco se isso acontecesse! Mãããããsss não é isso que acontece...
Ao contrário da crença popular, enquanto médicos são péssimos pacientes e advogados são terríveis testemunhas (segundo minha vasta experiência assistindo séries), psicólogos dão ótimos clientes (quer dizer, eu acho, né... Ainda não atendi nenhum). Mas não ficamos um tentando ler a mente do outro ou tentando descobrir qual o resultado da análise, já que isso não é exatamente muito saudável (quem faz isso é porque precisa muuuuito estar no controle e não que psicólogos não sejam control freaks, mas isso é algo apontado pelo psicólogo que está fazendo a análise, com algo como "nossa, estou percebendo que você precisa estar no controle da situação" e daí isso faz o psicólogo analisado dar um passo para trás e repensar suas atitudes, entende? Não muito diferente do que faria com qualquer outro cliente).

Mas, enfim, psicólogos normalmente vão a outros psicólogos quando percebem que sua saúde mental não está boa ou quando precisam de supervisão. Ah! Também quando estão atendendo algum cliente que esteja passando por situações mais complexas e isso pode afetar o psicólogo (yep. Psicólogos são afetados pelo sofrimento humano que estão tratando). Eu também sei que psicanalistas também fazem análise frequentemente, como parte do processo terapêutico.

Enfim... Bem que eu queria ser telepata... muAHUHAUhauHAUhauHAUhau (risada dos vilões da Disney) Imagina só o estrago! hehe
Ir para o topo Ir para baixo
Sam
Admin
Admin
Sam

Mensagens 1756
Inscrição 03/04/2012
Idade 34
Gênero : Masculino

Assexualidade e psicanálise Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade e psicanálise   Assexualidade e psicanálise Empty2/6/2019, 22:34

Eu também ouvi isso dos dois psicólogos que frequentei: ambos me disseram que faziam terapia, mas não especificaram a frequência.


"Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança" (Três Dias, Marcelo Camelo)


https://www.assexualidade.com.br/
Ir para o topo Ir para baixo
Komorebi-san
Aprendiz
Aprendiz
Komorebi-san

Mensagens 51
Inscrição 10/05/2019
Idade 29
Pensamento Eu quase que nada sei, mas desconfio de muita coisa. (Guimarães Rosa)
Gênero : Feminino

Assexualidade e psicanálise Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade e psicanálise   Assexualidade e psicanálise Empty21/6/2019, 13:15

Mas gentchi, todo psicólogo faz terapia! Entre os psicanalistas é muito mais frequente, pq eles têm a ideia muito clara de que precisam sempre estarem conscientes da influência de seu próprio inconsciente nas análises que fazem. Mas independente de linha teórica, todo psicólogo vai num outro psicólogo pelo menos uma vez na vida. Eu inclusive tenho uma teoria de que boa parte dos clientes dos psicólogos são outros psicólogos e a gente enquanto classe acaba se sustentando. AUHuahUHAuhaU Ook, isso é um absurdo, mas ia ser mucho loko!

A frequência daí varia mesmo de acordo com o que o psicólogo percebe a necessidade (e isso vale pra todos nozes). Mas eu conheço uma excelente psicóloga que faz análise (lê-se, vai num psicanalista) há décadas! (Segundo ela mesma). A minha orientadora de estágio fez tratamento pelo menos três vezes ao longo da vida dela(cada uma das vezes, durante uns par de ano). Eu estou em tratamento.


É bom. Ajuda a gente a ver a vida de forma mais clara, né? C=
Ir para o topo Ir para baixo
Alfoppa
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Alfoppa

Mensagens 5
Inscrição 28/06/2019
Idade 34

Assexualidade e psicanálise Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade e psicanálise   Assexualidade e psicanálise Empty28/6/2019, 22:52

Tentando contribuir um pouco, eu quase me formei em psicologia e psicanálise era uma das linhas teóricas que estudei. A eficácia da psicanálise tem comprovação científica mas, de fato, ela concede muito mais autonomia para o profissional que a utiliza do que outras abordagens, focando mais em aspectos filosóficos do que comportamentais - o que pode ajudar muito várias pessoas.

Todavia, existem alguns pontos de contexto que penso importante saber, se buscar esta abordagem. Ela nasceu do tratamento de "mulheres histéricas" e o próprio Freud batalhou muito para que se começasse a falar de sexo (inclusive sexualidade infantil), porque ele atendia pessoas em sofrimento por estarem "sexualmente  reprimidas", em um contexto histórico diferente. Inclusive, ele escreveu em uma das teses de sexualidade como os "Invertidos" passavam a gostar de pessoas do mesmo sexo por problemas de criação.

Quer dizer que a Psicanálise acredita que assexualidade é doença?

Não deve! O conselho de psicologia é um dos mais ativos em repudiar coisas como "cura gay", e qualquer prática que discrimine uma pessoa por sua sexualidade. Existem literaturas antigas na psicologia (especialmente na psicanálise) que patologizam a assexualidade, bem como outros grupos LGBT+ porque foram escritos em uma época em que não se tinha o entendimento que se tem hoje. E nem todos os psicólogos entendem isso fácil.

Já trabalhei com psicólogos com uma visão mais "tradicional", e com experiência clínica em auxiliar pessoas a "superar" não fazer sexo e ter uma "vida melhor" por isso, tanto na psicanálise quanto na terapia cognitivo comportamental que, "por default", acabavam lidando com assexualidade como doença em um primeiro momento - o que pode prejudicar uma pessoa assexual buscando ajuda. No final das contas, é muito mais uma questão da qualidade do profissional do que qualquer outra coisa mas, para reduzir o risco de problemas, tendo opção de escolher um psicólogo não psicanalítico, melhor. Senão, pergunta o que ele pensa sobre o assunto e, se não gostar do que ele falar, troca de psicólogo! Mas não desiste de buscar auxilio se tu acha que vai te fazer bem.
Ir para o topo Ir para baixo
Érica82
Novato(a)
Novato(a)
Érica82

Mensagens 21
Inscrição 04/06/2019
Idade 41

Assexualidade e psicanálise Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade e psicanálise   Assexualidade e psicanálise Empty2/7/2019, 19:57

Legal, Alexandre! Explicação/sugestão muito boa.😊👍

Enviado pelo Topic'it
Ir para o topo Ir para baixo
luizgustavo_
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
luizgustavo_

Mensagens 10
Inscrição 03/07/2019
Idade 30
Gênero : Masculino

Assexualidade e psicanálise Empty
MensagemAssunto: Re: Assexualidade e psicanálise   Assexualidade e psicanálise Empty3/7/2019, 21:01

Mr Turing escreveu:
Eu pensei em procurar atendimento psicológico na minha faculdade para conseguir entender melhor os meus pensamentos e sentimentos, mas vi que aqui a abordagem usada é psicanalítica. Embora eu seja das ciências exatas (e por isso não sou nenhum entendedor da psique humana), eu sei superficialmente que Freud atribui ao sexo um dos papéis centrais no nosso próprio comportamento.

Oi Mr Turing! Eu não sou psicólogo, mas tenho muito interesse na área e uma irmã e amigas psicanalistas, rs. Também li diversos textos do Freud, fiz uma disciplina sobre psicanálise na graduação, e acho importante destacar que essa ideia de que pro Freud o sexo é central ao nosso comportamento é falsa! Também já ouvi muito isso e de fato o Freud usa muito o termo "sexual", mas não da mesma maneira como o entendemos hoje.

Freud falava de libido, que seria uma energia que pode ser direcionada à várias coisas, sendo uma delas o sexo. Ele também dizia que a vida, inevitavelmente, causa sofrimento, e as pessoas buscam por formas de aliviar as dores e decepções através de diferentes maneiras. Uma delas pode ser o estudo ("atividade científica", como ele diz), outra pode ser o trabalho, outra pode ser a expressão artística (o ato de transformar o sofrimento em arte seria o que ele chama de "sublimação")... O que Freud diz, e eu cito ele, no "Mal-estar da civilização", é que os homens "buscam a felicidade, querem se tornar e permanecer felizes", e há diversas formas de se atingir esse objetivo.

Quando ele fala de "objeto sexual", ele se refere à algo/alguém que causa alguma forma de desejo no sujeito, e esse desejo não é necessariamente sexual. Eu posso me interessar por algo/alguém que tenha alguma característica que eu desejo desenvolver e/ou ter para mim. Por exemplo, posso admirar uma personalidade pública por alguma característica dela, o que não significa que eu queira me relacionar sexualmente com ela.

O fato é que Freud foi muito mal lido e mal interpretado ao longo do tempo, daí ainda hoje se pensa que Freud = sexo, e não é isso. No "Mal-estar da civilização" o próprio Freud critica a extrema dependência que as pessoas têm do "amor sexual", afirmando que isso torna as pessoas dependentes das relações sexuais que normalmente não conseguem, sozinhas, suprir as carências e necessidades dos indivíduos. E o próprio Freud era um grande defensor da diversidade sexual, mesmo que não falasse especificamente da assexualidade, e aí seria muito estranho um psicanalista apresentar um posicionamento contrário.

Mas como outros comentaram antes, acho que é o melhor caminho é tentar e tirar suas próprias conclusões. Mesmo que a experiência não seja 100% satisfatória pra você, você sempre pode aprender algo novo, hehe.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Assexualidade e psicanálise

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Namoro entre assexuais e psicanálise

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-