Resolvi criar um tópico para falarmos apenas disso, já que pode render muitas ideias e discussões
Como não pensamos nisso antes?
Uma das maiores resistências de entrada no fórum é exatamente o fato das pessoas considerá-lo complicado. Certamente, a grande quantidade de sub-fóruns e informação na página inicial é um grande motivador dessa resistência.
Baseado na ideia de vocês, vou tentar reformular esses sub-fóruns com, a partir de agora, suas devidas descrições.
Vejam só:
Caso discordem de algo colocado, podem falar.
Por que, pelo menos temporariamente, mantive a área anônima? Os usuários mais novos não pegaram essa fase, mas no ano passado eu abri um tópico exatamente para discutirmos isso, foi aprovada a exclusão e eu excluí a área. Um tempo depois, pessoas que não tinham ficado sabendo antes da exclusão ficaram contras e uma pessoa que tinha postada na área anônima veio procurar pelos seus depoimentos. Cheguei a ser chamado de anti-democrático, inclusive. Foi uma correria louca para tentar fazer o backup do fórum sem perder muita coisa.
Sabem por que hoje eu sou a favor da manutenção da área? Percebo que apesar de existirem muitos assexuais passando pelo fórum, apenas uma minoria tem coragem de se cadastrar. Sim, também acho que é uma coisa simples, mas muitos passam por essa resistência eterna, às vezes um medo quase irracional, e muitos deles podem querer tirar dúvidas, apesar de não terem coragem de se cadastrar. No passado nós tivemos problemas com a área, mas com mudanças realizadas, nos últimos tempos ela não trouxe problema e eu penso que removê-la seria mais prejudicial que mantê-la, mas essa é a minha opinião.
Outra coisa: já que a ideia é simplificar o fórum, vamos também simplificar a barra lateral? O widget "nossos encontros" poder ser removido e ter seu tópico fixado no topo do sub-fórum "encontros". O "top dos mais postadores", na minha opinião, também não tem tanta utilidade. Ela costuma mostrar sempre aqueles que já postaram bastante em algum momento no passado do fórum, e os usuários ativos recentes acabam ficando de fora. Além disso... Sei lá! Não vejo grande utilidade nele.
E uma última ideia que pode parecer polêmica. Que tal retirarmos os "tópicos mais visitados" e nós mesmos selecionarmos tópicos que sejam importantes e relevantes para os recém-chegados?
E só uma ideia de acréscimo. Poderíamos colocar um pequeno widget pro pessoal curtir a nossa página no facebook, já que o fórum não tem nenhuma referência à página.
Romântico escreveu:Entendo que não são necessários tantos sub-fóruns...
unificaria alguns, restando os seguintes:
1) Apresente-se
2) Informativos e coisas da comunidade + Projetos e ideias = A2: Informativos, projetos, ideias
3) Encontros e Eventos
4) Perguntas e respostas + Questões gerais = Perguntas e respostas sobre Assexualidade (Perspectivas e subclassificações da assexualidade = sub-fórum dentro deste)
5) Relacionamentos
6) Reportagens e matérias, englobando Pesquisas (realizadas e Chamadas para participar), Filmes, Livros, Sites etc
7) Off-topic, englobando Música, series, livros, animes, filmes e arte em geral e Brincadeiras
Às vezes, menos é mais. ;)Ao invés de 18, apenas 7 sub-fóruns, reunindo todo o conteúdo!
Creio que com esta disposição fique mais fácil para o pessoal saber onde postar,
e para os participantes em geral acompanharem o que lhes interessa.
Obs: não mencionei a área anônima, pois não acho necessária... quem quiser que se cadastre, afinal nem se exige rg, cpf etc, é só criar um perfil pra poder postar (isso facilita para os Administradores banirem, caso surjam trolls).
Felipebf escreveu:Também recomendo uma simplificação.
Para falar a verdade atualmente mal navego nas seções. Prefiro ver os últimos postados na barrinha lateral.
Muitas seções desestimulam a navegação.
Em outro fórum que participo tinhamos 10 sub seções no final do ano, reduziram para 5 (sendo uma inútil, só de contato para moderação). Hj em dia só abro 3 seções lá e é bem mais fácil encontrar tópicos novos.
No entanto , pelo que sinto desse fórum é que a maioria dos tópicos novos são apresentação ou tópicos de convidados.
Querendo ou não, temos uns 6 tópicos que são ativos sempre.
Falta participação da comunidade para criar um off topic mais ativo, com notícias e mais discussão.
Mas na minha opinião, isso só será válido caso a barrinha lateral de posts recentes acabe sendo inutilizada.
Gostei da classificação do Romântico, e acredito que uma redução de 15 para 6 subtópicos, agrupando os semelhantes é possível, só depende das vontades da comunidade.
Ao meu ver poderia ficar assim:
1 Apresentações
2 Informativos, projetos e chamadas de entrevistas
3 Encontros e Relacionamentos
4 Perguntas, dúvidas gerais e subclassificações da assexualidade
5 Depoimentos Anônimos (tenho dúvidas quanto a isso ficar ou não)
7 Visibilidade, material de pesquisa e referências
8 Off topic
Carolina escreveu:Concordo que o enxugamento dos sub-fóruns é necessário.
Bem como acabar com os chamados depoimentos anônimos; como disse o Romântico, nem são exigidos RG e CPF.
Elemento Neutro escreveu:Acho que podemos acabar com a Área Anônima, mas não é necessário deletar, apenas fechar pra novas postagens.
Como não pensamos nisso antes?
Uma das maiores resistências de entrada no fórum é exatamente o fato das pessoas considerá-lo complicado. Certamente, a grande quantidade de sub-fóruns e informação na página inicial é um grande motivador dessa resistência.
Baseado na ideia de vocês, vou tentar reformular esses sub-fóruns com, a partir de agora, suas devidas descrições.
Vejam só:
1- Apresente-se
Acabou de se registrar no fórum? Apresente-se à comunidade, e receba as boas-vindas! É uma boa forma de começar uma conversa e conhecer novas pessoas.
2- Questões gerais sobre a assexualidade
Aqui é o local para tirar dúvidas sobre a assexualidade, postar depoimentos, trocar ideias sobre o tema e contribuir com a construção de conhecimento assexual.
3- Sessão da comunidade A2
Você tem alguma dúvida sobre essa comunidade? Tem ideias de projetos e mudanças que poderiam ser aplicados aqui? Gostaria de ver as últimas novidades da A2? Entre e participe.
4- Encontros e eventos
Confira a promoção e a organização de eventos sobre assexualidade. Você também pode participar ou até mesmo organizar encontros da comunidade.
5- Relacionamentos
Para aqueles que estão em busca de outros assexuais com quem possam conversar, fazer amizade ou manter um relacionamento romântico.
6- Visibilidade assexual
Sessão para divulgação de pesquisas, matérias, reportagens, sites, blogs, filmes, vídeos e quaisquer outras formas e fontes de visiblidade assexual.
7- Depoimentos anônimos
Área exclusiva para depoimentos ANÔNIMOS relacionados necessariamente à assexualidade em que é necessário NÂO ESTAR LOGADO para criar tópicos.
8- Assuntos diversos
Poste o que der na telha! Esse é um espaço para discussão de qualquer assunto que seja do seu interesse, como brincadeiras, discussão de filmes e músicas, compartilhamento de opiniões sobre assuntos diversos, e outras coisas que sejam do seu interesse.
Caso discordem de algo colocado, podem falar.
Por que, pelo menos temporariamente, mantive a área anônima? Os usuários mais novos não pegaram essa fase, mas no ano passado eu abri um tópico exatamente para discutirmos isso, foi aprovada a exclusão e eu excluí a área. Um tempo depois, pessoas que não tinham ficado sabendo antes da exclusão ficaram contras e uma pessoa que tinha postada na área anônima veio procurar pelos seus depoimentos. Cheguei a ser chamado de anti-democrático, inclusive. Foi uma correria louca para tentar fazer o backup do fórum sem perder muita coisa.
Sabem por que hoje eu sou a favor da manutenção da área? Percebo que apesar de existirem muitos assexuais passando pelo fórum, apenas uma minoria tem coragem de se cadastrar. Sim, também acho que é uma coisa simples, mas muitos passam por essa resistência eterna, às vezes um medo quase irracional, e muitos deles podem querer tirar dúvidas, apesar de não terem coragem de se cadastrar. No passado nós tivemos problemas com a área, mas com mudanças realizadas, nos últimos tempos ela não trouxe problema e eu penso que removê-la seria mais prejudicial que mantê-la, mas essa é a minha opinião.
Outra coisa: já que a ideia é simplificar o fórum, vamos também simplificar a barra lateral? O widget "nossos encontros" poder ser removido e ter seu tópico fixado no topo do sub-fórum "encontros". O "top dos mais postadores", na minha opinião, também não tem tanta utilidade. Ela costuma mostrar sempre aqueles que já postaram bastante em algum momento no passado do fórum, e os usuários ativos recentes acabam ficando de fora. Além disso... Sei lá! Não vejo grande utilidade nele.
E uma última ideia que pode parecer polêmica. Que tal retirarmos os "tópicos mais visitados" e nós mesmos selecionarmos tópicos que sejam importantes e relevantes para os recém-chegados?
E só uma ideia de acréscimo. Poderíamos colocar um pequeno widget pro pessoal curtir a nossa página no facebook, já que o fórum não tem nenhuma referência à página.