InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Orientações românticas e suas limitações

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidado
Convidado
avatar


Orientações românticas e suas limitações Empty
MensagemAssunto: Orientações românticas e suas limitações   Orientações românticas e suas limitações Empty16/8/2014, 14:34

Digamos que você, pessoa comum, tenha sempre se sentido perdida num mundo cada vez mais sexualizado, e que hipervaloriza a conquista e a sedução. Você sente que tem alguma coisa errada, que é diferente, pois não sente vontade disso tudo, e se pergunta "o que eu sou?".

Um belo dia, descobre sobre a assexualidade. Frequenta fóruns, visita blogs, descobre a diferença entre atração sexual e romântica. Decide que a categoria Assexual (ou Demissexual, ou Gray-A) serve pra você, e abraça essa identidade.

Mas aí não consegue ter essa mesma certeza sobre sua orientação romântica. Já sentiu atração por pessoas (não-aro, provavelmente), mas não é algo direcionado para um ou mais gêneros. Não tem nem certeza se essa atração era romântica mesmo, ou se era admiração, desejo por companhia, etc.

Eu estava lendo sobre isso, e encontrei nesse tumblr (em inglês) uma pesquisa feita na comunidade assexual, e uma boa parte se encontra nessa situação, incluindo eu mesma. Gostaria de saber se isso também ocorre aqui na A2, se tem pessoas que não sabem ou não querem se rotular.

Obrigada!
Ir para o topo Ir para baixo
L
Mestre
Mestre
L

Mensagens 702
Inscrição 28/06/2014
Idade 29
Pensamento As pessoas que não se aceitam inevitavelmente irão falhar
Gênero : Masculino

Orientações românticas e suas limitações Empty
MensagemAssunto: Re: Orientações românticas e suas limitações   Orientações românticas e suas limitações Empty16/8/2014, 15:10

Isso é conhecido como lithromance ou paixão de pedra

MINHA OPINIÃO sobre isso:

A paixão de pedra pode ser comportamental ou por influencia. Se você perceber esse "amor perfeito" está em todos os lugares, filmes, novelas, seriados, livros e é assunto em todos os lugares. Como ace eu percebo a cobrança existente sobre relacionamento, muitas vezes pessoas sexuais podem desenvolver isso através da atração estética (em primeiro momento) e se desenvolve mais através do desejo sexual, mas vai variar também dependendo da personalidade da pessoa. Mas então porque aces também sentem essa paixão de pedra?
Simples e complexo ao mesmo tempo, um ace pode sentir a vontade de querer estar dentro desse meio e através da angustia, fantasia e a atração estética ele sente a paixão de pedra, mas e quando o ace não quer estar dentro desse meio por que ele sente então? Se você notar a ideia de que o amor é algo incontrolável e involuntário (acredito que seja por causa da atração sexual ou o amor "Eros"), essa ideia já tange o senso comum (assim como muitas outras relacionada a amor) e pelo ace sentir a atração estética ele desenvolve a paixão de pedra ou através do sentimento de empatia (sim a empatia pode trazer o sentimento de frustração e angustia, também acho que o medo da solidão pode causar a paixão de pedra).

A primeira coisa que vc tem q saber é que ela é controlável (mas acho que pode variar de pessoa para pessoa). O que posso notar é que a paixão de pedra tem mais chance de aparecer por pressão ou se vc forçar, ela também vem da atração estética, que vc simplesmente achar uma pessoa bonita. Na aparte de influecia, vc pode sentir se te pressionarem a ficar com alguem, pois vc vai tentar ver algo na pessoa e pode acabar sentindo a paixão de pedra, mas ela SEMPRE vai desaparecer quando vc tentar falar com essa garota e ver que existe uma chance. O pior é que ela manifesta sentimentos que faz você pensar estar apaixonado, mas se você analisar esses sentimentos não são reais, são sentimentos que fazem vc pensar que é paixão, mas é diferente na intencidade e nos sentimentos, ele pode te dar alegria (na verdade é o alivio das cobranças terem parado, seja cobrança sua ou dos outros).
Mas isso é minha opinião baseado no que eu pude observar.

NOTA IMPORTANTE: isso não é exclusivo da assexualidade, todas as orientações sexuais e romanticas podem sentir, é mais notável em arromanticos, pois nos outros caso ela pode se desenvolver e virar uma paixão, mas em geral ela não se desenvolve.

Eu comecei a pesquisar sobre isso depois que conheci um cara que sentia isso descontroladamente e causava muita frustração e problemas para ele, minha intenção não é desmerecer quem se identifica, nem dizer que é um problema ou doença (longe disso), acredito que isso seja uma forma de amor ou algo relacionado
Ir para o topo Ir para baixo
Cyrus
Sabido(a)
Sabido(a)
Cyrus

Mensagens 454
Inscrição 28/06/2014
Idade 27
Pensamento ^^
Gênero : Masculino

Orientações românticas e suas limitações Empty
MensagemAssunto: Re: Orientações românticas e suas limitações   Orientações românticas e suas limitações Empty16/8/2014, 15:14

Ah, me identifico com essa frase : "oficialmente sou arromântico, mas posso ser gray-romântico, não sei.".Às vezes me identifico convictamente como arromântico, mas às vezes os meus sentimentos em relação ao amor romântico mudam, eu começo a duvidar do meu arromantismo, me questiono, eu não sei se rótulos ou classificações são boas pra mim, quero dizer, claro que existem coisas positivas sobre os rótulos como a ajuda na identificação pessoal, mas eu às vezes me sinto "preso", "limitado", e sinto que a classificações são super valorizadas.
Estou confuso, se tivesse que me definir, seria algo entre arromântico~wtfromantic  confuso 
Sério, tô meio puto com a classificação das orientações românticas, a única classificação que quero por enquanto é de ser humano.

"Certa vez o discípulo perguntou a seu mestre: "Mestre, para qual direção fica o caminho?" - e seu mestre lhe respondeu: "Caminhe."
Ir para o topo Ir para baixo
http://amizadefofinha.tumblr.com/
agtonio
Aprendiz
Aprendiz
agtonio

Mensagens 88
Inscrição 09/08/2014
Idade 37
Gênero : Masculino

Orientações românticas e suas limitações Empty
MensagemAssunto: Re: Orientações românticas e suas limitações   Orientações românticas e suas limitações Empty16/8/2014, 15:29

É melhor deixar o barco rolar antes de vestir tantos
subrótulos
Ir para o topo Ir para baixo
syckoa
Aprendiz
Aprendiz
syckoa

Mensagens 59
Inscrição 20/07/2014
Idade 35
Gênero : Masculino

Orientações românticas e suas limitações Empty
MensagemAssunto: Re: Orientações românticas e suas limitações   Orientações românticas e suas limitações Empty16/8/2014, 19:27

Gostei de ler o teu comentário L, embora ache sinceramente que seja um pouco confuso^^
Penso ter já vivenciado uma situação semelhante.
L, dizes que esses sentimentos não são reais, mas pergunto? Haverá sentimento que seja real?

Vejo-me um bocado nesse teu texto por já ter amado platónicamente, ou lá perto, uma rapariga que mal conhecia. Nem mesmo Platão, teria sido capaz de a amar a maneira dele. Tinha com cada crise de bipolaridade... Ainda hoje, neste momento, ao me recordar, vejo que não entendo Nada. ?. Vejo também que nem me lembro muito bem do que me aconteceu. A memória tem dessas coisas. Só nos lembramos do que queremos relembrar.
Escrevi uma quantidade de páginas nada razoável para registar os meus desejos, os meus medos, as minhas interrogações. Mil vezes descrevi-lhe o rosto, pintei-a com palavras de todas as maneiras possíveis. E ao final, apercebo-me que nem sequer fiz boa literatura...
Lembro-me da falar com ela para me queixar que já não conseguia escrever a pensar nela^^
"Mas que tenho eu a ver com isso?" blá blá
Em tudo o que fiz havia um misto de cinismo e de inocência levado ao mais extremo dos estados. Passei um máu bocado^^
E a verdade, é que ainda não consigo olhar para trás com clareza suficiente. Aos poucos, claro... nem entendo ao certo o que tanto me incomóda. ?.

A minha intenção diz-me que há qualquer coisa de muito bonito no que eu fiz, e que há também qualquer coisa de muita feio. :p

O que eu escrevi há-de ser confuso. Infelizmente é esse o estado da minha consciência quando tento explicar esse episódio (:

sou wtfromântico como diz Amigo fofo :p

(vou carregar no enviar sem me reler)
Ir para o topo Ir para baixo
 

Orientações românticas e suas limitações

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Gradações entre as orientações e nível de afetividade
» Chegando agora, meio perdida.... limitações tecnológicas rsrsrs RG antigo é isso.
» Não quero ser assexual
» Alos e suas doutrinas.
» Homens ace, como se dão suas interações com homens não-ace?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-