Lindo filme, né Jeeh?
Eu também morro de medo de falar alguma besteira, mas acho que estamos aqui para conversarmos, então relaxa rsrs'. O forum existe pra gente melhorar haha
Então, acredito que o autor da narrativa queria realmente construir uma demissexual (sempreme questiono essa hipótese haha), uma persona que ele acreditava que pudesse existir (alguém como nós) e ele não sabia que existia (não sabia que nós existíamos, até pelo grande hiato de informação para a massa sobre o assunto). Sabe quando você intuitivamente quer construir algo possível, mas acha que no mundo real não é provável? Talvez ele quisesse uma demissexual em si, mas como roteiros na indústria comercial do cinema passam por inúmeras revisões, devem ter pedido para que ele "fundamentasse" um "bom motivo" (muitas aspas) para existir alguém assim (falta de informação sobre a comunidade corrobora). Geralmente classificam pessoas não chegadas ao sexual como se existisse um "trauma" motivando isso. E sabemos que não é isso, necessariamente, não no caso de orientação sexual (que é essência). A vida de cada um tem inúmeras particularidades. Meus pais são bem carinhosos, e eu trato quem amo fraternalmente (pouquíssimos) com muito carinho. Acho mesmo assim que se tivesse sido diferente, ainda assim, me veria nada chegada ao sexual mesmo assim. É uma coisa tão minha essa particularidade, orientação mesmo.
Voltando: a Amélie se importa e ama muito as pessoas a sua volta, tenta consertar a vida delas, e deixar o pai melhor também. É importante o que você disse, porque a criação dela deveria ser o tal "motivo" para a construção de sua persona que o roteirista teve que fazer (para o caso de ela ser só uma menina que foi criada sem demonstrações de afeto, e não uma demissexual). Mas essa criação é muito mal fundamentada, e daí a dúvida de ela poder ser demissexual. Ela não parece carregar a "sombra" dessa criação, se carregasse, não conseguiria, ela mesma, demonstrar tanto afeto fraterno e altruísmo.
Ela não parece muito à vontade mesmo é com a ideia de envolvimento sexual.
Eu penso que de fato, Jeeh, você tem razão. Dentro do filme, fundamentam a pouca vontade dela para o sexo por conta da criação. Mas tem muito ali, narrativamente dizendo, que é mal explicado. Acredito até que se o roteirista soubesse mais sobre Aces, teria construído a personagem muito melhor, sem essas "quebras" narrativas questionáveis, e sem precisar "justificar" a essência de Amélie pela sua criação.
Colocando mesmo uma grande hipótese sobre essas falhas de construção de personagem haha.
Mas enfim, fica a dúvida da real intenção e por isso perguntei aqui.
Ótimo te ler. E fica a experiência cinematográfica desse filme lindíssimo.