Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FórumEntrar

Manter contato visual

power_settings_newInicie sessão para responder
+9
Alis-
Fernando
Sheldon
Bells
Jeeh
Bane
Sha
kuirbab
Léo
13 participantes

descriptionManter contato visual EmptyManter contato visual

more_horiz
Vi em algum lugar um assexual dizendo que não consegue manter contato visual com a pessoa durante uma conversa e outras pessoas disseram que também tinham esse problema. Hoje teve uma publicação no Facebook sobre isso e resolvi postar aqui.

"Não é só timidez: partes do seu cérebro não funcionam direito enquanto você olha nos olhos de outra pessoa."
http://super.abril.com.br/comportamento/por-que-e-tao-dificil-manter-contato-visual-durante-uma-conversa/

Se ame, se cuide.  coração roxo

bandeira assexual Todos os links da Comunidade Assexual
linktr.ee/assexualidade

Figurinhas ace pro WhatsApp: Baixe o app Sticker.ly e busque por 547PS6

Figurinhas ace pro Telegram: https://t.me/addstickers/assexualidade

Contato: assexualidade.com.br@gmail.com

⚠️ Nós não estamos no Discord

descriptionManter contato visual EmptyRe: Manter contato visual

more_horiz
Legal o link. Demais saber que as linguagens verbal e não verbal podem vir da mesma fonte no cérebro envergonhado

Eu até consigo manter contato visual enquanto converso com alguém, e acho que fica mais fácil "acertar" no discurso porque vc vai vendo a reação da pessoa, mas me sinto mais cansado, realmente.

more_horiz
Acho complicado alguém tentar associar isso a assexualidade, bem, tenho disso também mas é só quando eu olho pra alguém que eu gosto ou quando tô com vergonha :3

more_horiz
Eu não associei, por isso não está na seção sobre assexualidade. piscando
Pode acontecer com qualquer um.

Se ame, se cuide.  coração roxo

bandeira assexual Todos os links da Comunidade Assexual
linktr.ee/assexualidade

Figurinhas ace pro WhatsApp: Baixe o app Sticker.ly e busque por 547PS6

Figurinhas ace pro Telegram: https://t.me/addstickers/assexualidade

Contato: assexualidade.com.br@gmail.com

⚠️ Nós não estamos no Discord

more_horiz
Eu não gosto de contato visual. Tenho que me forçar para manter.

Última edição por Fernando em 11/12/2016, 18:44, editado 2 vez(es)

more_horiz
eu escutei em um podcast que a dificuldade em manter contato visual está relacionada a ansiedade social, mas embora eu não consiga manter contato visual o meu problema está mais relacionado a concentração mesmo

more_horiz
Eu uso muito do contato visual quando quero ter uma conversa bem franca, ser extremamente clara e objetiva ou convencer alguém de alguma coisa. Mas, manter o contato visual por muito tempo me deixa um pouco desconfortável e até desconcentrada rs

more_horiz
Eu tenho dificuldade. Acho cansativo e também fico com a impressão de que devo estar parecendo assustadora encarando a pessoa desse jeito HGIUDFHGIDFUHGIFDHGID

more_horiz
Bane escreveu:
eu escutei em um podcast que a dificuldade em manter contato visual está relacionada a ansiedade social, mas embora eu não consiga manter contato visual o meu problema está mais relacionado a concentração mesmo

PODE estar relacionada sim, mas não é uma regra. Pessoas com ansiedade social tem dificuldade de manter contato visual, mas nem todo mundo que tem essa dificuldade tem ansiedade social. Às vezes é só timidez, ou vergonha, ou só dificuldade mesmo piscando

Também já tive essa dificuldade, mas a gente acostuma. Dependendo da pessoa dá até pra levar.

more_horiz
Bells escreveu:
Eu tenho dificuldade. Acho cansativo e também fico com a impressão de que devo estar parecendo assustadora encarando a pessoa desse jeito HGIUDFHGIDFUHGIFDHGID

[2]

nos olhos n me sinto bem ... focar no rosto blz, mas prefiro focar no além

more_horiz
Sheldon escreveu:
Bells escreveu:

[2]

AMO conversar com pessoas sentada num banco de praça ou lugares assim. Você pode ficar só observando o movimento do lugar sem olhar pra pessoa, e não parece nem um pouco estranho hahahaha

more_horiz
Alis- escreveu:
Sheldon escreveu:
Bells escreveu:

[2]

AMO conversar com pessoas sentada num banco de praça ou lugares assim. Você pode ficar só observando o movimento do lugar sem olhar pra pessoa, e não parece nem um pouco estranho hahahaha

É muito bom conversar assim.
Também gosto de conversar caminhando, simplesmente não dá para ficar olhando pro outro o tempo todo, além de que gosto de andar.

Última edição por Fernando em 11/12/2016, 18:42, editado 1 vez(es)

more_horiz
Fernando escreveu:
Alis- escreveu:
Sheldon escreveu:
Bells escreveu:

[2]

Também gosto de conversar caminhando, simplesmente não dá para ficar olhando pro outro o tempo todo, além de que gosto de andar.

Eu também! ahahah gosto mais de caminhar com as pessoas do que ir em algum lugar (bar, restaurante, cinema, etc.) com elas. Pena que a maioria das pessoas prefere sair para algum lugar, e não só apenas sair para andar um pouco. A vida é sempre mais complicada pra gente que não se adapta aos padrões sociais.

more_horiz
Alis- escreveu:
Fernando escreveu:
Alis- escreveu:
Sheldon escreveu:
Bells escreveu:

[2]

Eu também! ahahah gosto mais de caminhar com as pessoas do que ir em algum lugar (bar, restaurante, cinema, etc.) com elas. Pena que a maioria das pessoas prefere sair para algum lugar, e não só apenas sair para andar um pouco. A vida é sempre mais complicada pra gente que não se adapta aos padrões sociais.

Eu também prefiro conversar caminhando tranquilamente ou mesmo em algum lugar que se tenha algo para observar e não ter de ficar encarando a pessoa, como a Alis disse. Fazer contato visual vez ou outra até vai para não parecer um completo estranho ou que está no mundo da lua HAUSHAUS mas ficar encarando ou ficar sendo encarada é desconfortável. Até porque se eu vou num barzinho ou pub é pra ver as bandas tocarem, não pra ficar conversando, assim como se vou no cinema é pra ver o filme e no restaurante pra comer língua rindo muito rindo muito rindo muito

more_horiz
Eu concordo com o que vocês colocaram sobre o contato visual ser um pouco cansativo, mas a ausência dele é perturbadora (para mim).

Já conversaram com alguém usando óculos escuros? Eu fico totalmente perdido!
Por mais que o excesso de contato visual não seja confortável eu realmente preciso avaliar a expressão da pessoa enquanto falo para saber se devo continuar falando e qual a maneira mais apropriada (assim como o Léo falou).

"Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança" (Três Dias, Marcelo Camelo)

https://www.assexualidade.com.br/

more_horiz
Não acredito que haja uma relação entre assexualidade e contato visual não... ou melhor, me parecem coisas em que não há uma correlação muito clara.
Mas se você pensar que há uma parte de pessoas assexuais que possuem diagnóstico de Síndrome de Asperger e que pessoas Asperger tem dificuldade de manter contato visual na maioria das vezes, a tese me soa mais verossímil.

more_horiz
Jeeh escreveu:
Alis- escreveu:
Fernando escreveu:
Alis- escreveu:
Sheldon escreveu:
Bells escreveu:

[2]

Eu também prefiro conversar caminhando tranquilamente ou mesmo em algum lugar que se tenha algo para observar e não ter de ficar encarando a pessoa, como a Alis disse. Fazer contato visual vez ou outra até vai para não parecer um completo estranho ou que está no mundo da lua HAUSHAUS mas ficar encarando ou ficar sendo encarada é desconfortável. Até porque se eu vou num barzinho ou pub é pra ver as bandas tocarem, não pra ficar conversando, assim como se vou no cinema é pra ver o filme e no restaurante pra comer língua rindo muito rindo muito rindo muito

Eu também rindo muito rindo muito , esses contratos sociais são complicados demais para o meu tico e teco rindo muito

front escreveu:
Não acredito que haja uma relação entre assexualidade e contato visual não... ou melhor, me parecem coisas em que não há uma correlação muito clara.
Mas se você pensar que há uma parte de pessoas assexuais que possuem diagnóstico de Síndrome de Asperger e que pessoas Asperger tem dificuldade de manter contato visual na maioria das vezes, a tese me soa mais verossímil.

Sim, no meu caso é bem por aí mesmo, um dos motivos de eu decidir encarar terapia é uma certa desconfiança de que eu tenho Asperger ou algo assim. Contato visual realmente me incomoda, mas ficar olhando pro além acaba incomodando as pessoas ao meu redor. Daí eu preciso achar um meio termo chateado .

more_horiz
Insolitus escreveu:
Sim, no meu caso é bem por aí mesmo, um dos motivos de eu decidir encarar terapia é uma certa desconfiança de que eu tenho Asperger ou algo assim. Contato visual realmente me incomoda, mas ficar olhando pro além acaba incomodando as pessoas ao meu redor. Daí eu preciso achar um meio termo chateado .

Eu tenho este diagnóstico há uns anos e terapia ajudou bastante.

more_horiz
Prefiro não manter o contato visual, me sinto incomodada, mas consigo manter o contato se for preciso. Só que algumas vezes acabo viajando na maionese no que a pessoa está dizendo (quando o assunto é chaa...aato, ou estou muito nervosa) porque lá dentro de minha cabeça eu estou dizendo  "olhe nos olhos dela, olhe nos olhos dela, olhe nos olhos dela, parecerá que vc é confiante, está calma e importa com o que ela está dizendo" AHAHAHAHHA
(só que isso de ficar viajando pode trazer alguns problemas, por exemplo, afirmar que prestei atenção no que o dentista/médico me disse, e mais tarde ter que ligar e perguntar o que era mesmo para fazer ;p)

more_horiz
sobre viajar, eu vivo em outro mundo, não basta muita conversa pra eu ficar "offline"

more_horiz
O pior é que quando é o oposto (eu falando sobre um assunto que gosto, geralmente séries, livros, doenças "estranhas" ou mentais, etc), algumas pessoas nem se esforçam para, pelo menos, fingir que estão interessadas (como eu faço por elas) e normalmente mudam de assunto para algo que eu não me interesso (como festas, bebidas, "esquemas" ~assuntos que normalmente são repetitivos)

more_horiz
Interessante o link. Isso explica porque acho fácil manter contato visual quando estou ouvindo, mas preciso desviar o olhar frequentemente quando estou falando.

Sobre "viajar", também acontece com frequência comigo. Esforço-me para me concentrar e mantenho contato visual, mas há momentos que fico totalmente "offline" e perco várias frases durante a conversa. Já quando o assunto é sobre algo que muito me interessa, não tenho dificuldades para manter a atenção plena, desde que a pessoa não seja excessivamente prolixa.

more_horiz
que eu saiba quem não mantêm contato visual e tem o "olhar perdido" são os aspergers

more_horiz
sim manter contato visual o tempo todo é cansativo, o certo é vc manter o contato visual de maneira natural sem forçar, como disseram acima sempre dizem "se vc manter o contato visual em uma entrevista de emprego parecerá confiante" eu acho que há um exagero, eu acho q vc tem que manter contato visual de forma natural e não o tempo todo para não parecer forçado
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder