Oi, gente! Enfim, eu estava pensando... os gays tem sua subcultura, sua lista de expressões e modo de agir... as lésbicas, bissexuais e transexuais também desenvolveram sua própria subcultura... a comunidade LGBT tem suas expressões gerais ("lacrou", "tombei", "close errado" etc. e eu confesso que uso essas expressões de vez em quando) e eles até associam algumas expressões e ações aos héteros ("top", "mano", camisa polo etc.). Então, com isso, eu fico pensando... o que seria, exatamente, a cultura ace?
Como não temos tanta visibilidade, ainda não temos uma cultura, digamos, "forte" no mundo (ou no Brasil). Você deve estar pensando: para quê a formação de uma cultura? O que os assexuais têm em comum é só o fato de não sentirem atração sexual! Todos somos diferentes! Sim, é verdade. Mas as subculturas existem para as pessoas se afirmarem na sociedade, para que grupos de semelhantes se identifiquem e interajam entre si. Acredito que uma subcultura ace seria uma afronta a esse mundo hétero e sexonormativo, onde sexo está literalmente em tudo - nas músicas, nas propagandas, nos filmes, na TV... enfim, apenas divagando.
Depois de ver esse tópico no fórum, e as explicações interessantes na última página, pode-se dizer que a orientação sexual pode influenciar a personalidade da pessoa, uma vez que grande parte das coisas no mundo são definidas por sexo e pelo "tesão", e o assexual busca fugir desse mundo "alo". Portanto, não há por que não ter uma subcultura para nós, aces (e consequentemente para aros, demis, gray-a atc.)
A subcultura ace já existe. Ela ainda é nova, ainda está em formação. Não temos tanta representatividade na mídia ainda, nem visibilidade o suficiente para ter uma subcultura forte e reconhecida, com muitos elementos... mas nós já temos alguns elementos. Como o bolo, por exemplo. Todo mundo conhece ele. Boas vindas e despedidas são feitas com o símbolo do bolo. Mas quais seriam os ídolos do mundo ace, o comportamento associado etc?
Ok, já estou começando a falar como um(a) estudioso(a) de sociologia. Mas, enfim, eu estava reunindo algumas coisas na minha cabeça com as coisas que já são e que acho que são ou podem ser relacionadas ao mundo ace (principalmente depois desse post):
- bolo (essa todo mundo já sabe :lol!: )
- doces, pizza, torta etc.
- elementos da cultura nerd, como Sherlock, Doctor Who e Star Wars (mas esses são só exemplos, uma vez que eu nunca assisti Sherlock e Doctor Who, mas eu AMO Star Wars
apesar de nunca ter lido nada do UE... pretendo ler algum dia)(ah, e falando nisso, eu headcanonizo Anakin Skywalker como demi u.u) - Videogames
- Livros
- Animes (não é regra - percebo que a maioria curte, mas eu não sou muito chegada
apesar de ter amado SAO, embora eu tenha ficado frustrada com os episódios em Alfheim na primeira temporada - sério, não acredito que fizeram aquilo com a Asuna) - Indie folk
- Música instrumental, clássica e subgêneros (acho que isso mais se encaixa para os ace arromânticos, uma vez que as músicas mainstream só falam de amor ou de sexo)
- (
No meu caso eu curto bastante música gótica, céltica, épica etc. de Adrian Von Ziegler, Brunuhville, Derek e Brandon Fietcher, Two Steps from Hell, Peter Grundy etc. mas não sei se tem alguém mais no fórum que curte) - Artes
- Ciências humanas
- Soft sci-fi
- etc...
Jeito de agir: introvertido, reservado, porém bem aberto aos amigos verdadeiros. Canaliza as "energias sexuais" para outras atividades, portanto pode ser inquieto (pelo menos é o meu caso). Na maioria das vezes não se importa com a questão de gênero, portanto não age (ou não pretende agir) de uma maneira "masculina" nem "feminina".
Jeito de vestir: de maneira simples, não muito extravagante, sem querer chamar atenção. Não se importa com a beleza ou com padrões sociais. A roupa pode até estar suja de comida
Expressões ace: Não me vem nenhuma na minha cabeça agora Sintam-se à vontade para dizerem expressões ace nos comentários!
Enfim, isso foi uma bela viajada na maionese :lol!: Não estou querendo criar um estereótipo ace, só queria pensar em uma subcultura ou algo do gênero. Espero que tenham gostado, e sintam-se à vontade para contribuir e criticar.