InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Por que a traição dói tanto??

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Shipow
Mestre
Mestre
Shipow

Mensagens 578
Inscrição 15/03/2018
Idade 45
Pensamento Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança. Todo mundo é composto de mudança, tomando-se sempre novas qualidades.
Gênero : Masculino

Por que a traição dói tanto?? Empty
MensagemAssunto: Por que a traição dói tanto??   Por que a traição dói tanto?? Empty14/2/2019, 10:02

Acordei hoje com esse questionamento e escrever me ajuda a formar melhor uma ideia e gostaria de saber a opinião de vcs.

Existem várias formas de traição, e seja ela qual for, a questão é...por quê isso me causa tanto mal, tanta dor?

O ser humano não nasceu para viver isolado, nós precisamos nos relacionar, conversar, sentir afeto, amar e ser amado. E essa sensação é tão poderosa em nós que ao perdê-la nos trás uma horrível sensação de vazio.
Tão horrível que ninguém quer sentir e pra quem já sentiu  não desejaria passar por isso novamente.
A sensação de sentir afeto e ser amado é tão forte que desperta o nosso instinto mais básico que é o da posse e proteção.
Quando um amigo próximo e querido se afasta, se muda, começa a namorar e etc, sentimo-nos excluídos e traídos;
Quando um colega de trabalho de tantos anos lado a lado ganha uma promoção e vc não sentimo-nos traídos;
Quando o amor da nossa vida decide optar por outra pessoa sentimo-nos extremamente traídos, com raiva, decepcionados e desiludidos.
E a pergunta que sempre fica é:
- Por que ele(a) fez isso comigo? Ou
- Por que as coisas tinham de mudar? Ou até
- O que eu fiz para merecer isso?

Como eu disse, a sensação de nós sentirmos amados e acariciados é tão forte e necessária que é proporcional a dor e o vazio que sentiremos na perda, e ninguém gosta de perder.
Se entendermos que assim como temos nossas necessidades e somos falhos, por que as outras pessoas devem ser perfeitas para nós? Ou seja, desejamos o impossível.
Mas a dor da perda e do vazio fala mais alto e, assim tomamos nossas precauções tipo:
Quando conhecemos um novo amigo(a) ou um novo amor e a relação fica tão boa que já nos causa medo e insegurança para advir a desconfiança:
- E se ele(a) me deixar, o que farei? ou
- Como será minha vida sem ele(a)? ou até já avisa:
- Eu já fui muito traído(a) em minha vida, acredito que vc seja diferente. Então por favor, não me decepcione.

Para não perder, não sentir a sensação de vazio tentamos segurar o que nos faz tão bem ao máximo. Isso não seria mais egoísmo de nossa parte do que culpa de quem trai?
Os relacionamentos amorosos deveriam ser para somar felicidade e não para suprir nossas necessidades.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Por que a traição dói tanto?? Empty
MensagemAssunto: Re: Por que a traição dói tanto??   Por que a traição dói tanto?? Empty19/2/2019, 18:14

A dor emocional é um sentimento de perda. Quando ocorre uma traição, qualquer que seja, perde-se a confiança que havia sido depositada em uma pessoa, ou mesmo a esperança na humanidade, se isso acontecer demasiadas vezes. Esse é meu palpite.

Shipow escreveu:
Os relacionamentos amorosos deveriam ser para somar felicidade e não para suprir nossas necessidades.

Felicidade, pertencimento, e amor são necessidades. Quando você diz que deveria somar felicidade, e não suprir a uma necessidade, você está se contradizendo. Algo que não supre nenhuma necessidade não é útil, ou na melhor das hipóteses, é supérfluo, um luxo. Felicidade não é um luxo.
Ir para o topo Ir para baixo
Shipow
Mestre
Mestre
Shipow

Mensagens 578
Inscrição 15/03/2018
Idade 45
Pensamento Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança. Todo mundo é composto de mudança, tomando-se sempre novas qualidades.
Gênero : Masculino

Por que a traição dói tanto?? Empty
MensagemAssunto: Re: Por que a traição dói tanto??   Por que a traição dói tanto?? Empty19/2/2019, 23:27

Obrigado por opinar!!!

Ace Ventura escreveu:


Felicidade, pertencimento, e amor são necessidades. Quando você diz que deveria somar felicidade, e não suprir a uma necessidade, você está se contradizendo. Algo que não supre nenhuma necessidade não é útil, ou na melhor das hipóteses, é supérfluo, um luxo. Felicidade não é um luxo.

Então, Ace Ventura, acho que não estou me contradizendo porque quando eu digo somar significa compartilhar bons momentos, compartilhar a vida, pois é aí que começamos a construir uma felicidade.
Mas vc pode ser feliz sozinho, então não tem que ser uma necessidade. E quando vc deposita a sua confiança e felicidade nas mãos de outra pessoa, vc corre um grande risco dessa pessoa não corresponder ao que vc espera. Aí vc vai se frustrar.
Eu não concordo com o que disse sobre algo quando não é necessário não é útil, pois o que pode não ser útil pra vc, pode ser útil para outra pessoa. Isso vai depender da perspectiva e objetivo que cada um tem na vida.
E quando vc falou do sentimento de perda pela confiança depositada...é exatamente isso que estou debatendo e trazendo a responsabilidade para si mesmo.
Se vc deposita sua confiança em alguém, vc tem de assumir a responsabilidade que a culpa é sua se esta pessoa vier a trair sua confiança. A outra pessoa não tem obrigação de ser da forma como vc espera, afinal cada um só vai dar o que tem.


Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Por que a traição dói tanto?? Empty
MensagemAssunto: Re: Por que a traição dói tanto??   Por que a traição dói tanto?? Empty21/2/2019, 19:30

Aí já não tenho como te responder, e não sei se é muito pertinente também.

Por exemplo, há quem argumente que, se sentimos raiva, isso é simplesmente consequência do nosso modo específico de pensar, e que a outra pessoa não vem com uma seringa e injeta raiva em você. Isso até é verdade, mas eu tendo a desconfiar de qualquer relativismo extremo. Existem pessoas babacas e é adequado sentir raiva delas. Há pessoas que se divertem provocando ira nos outros, tal qual trolls de internet...

Essa questão de quem construiu as expectativas, só quem está diretamente envolvido pode responder. Eu não tenho como saber sem conhecer as pessoas. Tem gente que é idiota e cria expectativas irreais, mas também tem gente canalha que ludibria os outros... Não dá pra responder.
Ir para o topo Ir para baixo
Shipow
Mestre
Mestre
Shipow

Mensagens 578
Inscrição 15/03/2018
Idade 45
Pensamento Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança. Todo mundo é composto de mudança, tomando-se sempre novas qualidades.
Gênero : Masculino

Por que a traição dói tanto?? Empty
MensagemAssunto: Re: Por que a traição dói tanto??   Por que a traição dói tanto?? Empty23/2/2019, 12:09

Sim Ace Ventura, compartilho de seu exemplo que "ninguem é capaz de injetar raiva em vc, pois é uma consequência do nosso modo específico de pensar" é isso mesmo. Gostei do seu raciocínio!!! sorrindo
Agora quanto às pessoas que traem por safadeza ou não e causam mágoa a outras pessoas, principalmente sendo companheiro(a), eu creio que esta pessoa irá arcar com as consequencias de seus atos, pois a vida dá voltas e voltas, já que todas as nossas ações boas ou ruins voltam pra nós.
Mas isso é com a pessoa pra lá, e, concordo novamente com vc que é natural sentirmos um pouco de raiva, sim, das pessoas que ludibriam e enganam os outros. Porém, de nossa parte, acho que temos de assumir a nossa parte da responsabilidade, não guardar rancor, maldizer ou nutrir raiva, pois isso é um veneno que só faz mal a nós mesmos e vai nos corroendo por dentro.

Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Por que a traição dói tanto?? Empty
MensagemAssunto: Re: Por que a traição dói tanto??   Por que a traição dói tanto?? Empty25/2/2019, 09:01

Shipow escreveu:
Agora quanto às pessoas que traem por safadeza ou não e causam mágoa a outras pessoas, principalmente sendo companheiro(a), eu creio que esta pessoa irá arcar com as consequencias de seus atos, pois a vida dá voltas e voltas, já que todas as nossas ações boas ou ruins voltam pra nós.

Eu fico pensando... O que motiva as traições? Será que é sempre a intenção de se vingar de alguma coisa? Eu já vi pessoas traírem pra se vingar, mas não sei se existem outras possíveis causas.

Shipow escreveu:
Porém, de nossa parte, acho que temos de assumir a nossa parte da responsabilidade, não guardar rancor, maldizer ou nutrir raiva, pois isso é um veneno que só faz mal a nós mesmos e vai nos corroendo por dentro.

É verdade que guardar rancor é prejudicial à própria pessoa, eu já percebi isso comigo mesmo. Mas não aprendi a não guardar rancor, ainda. Eu guardo rancor por um tempo, depois vejo que não tem mais sentido se preocupar com aquilo, pois passou muito tempo, e deixo de lado.
Ir para o topo Ir para baixo
Shipow
Mestre
Mestre
Shipow

Mensagens 578
Inscrição 15/03/2018
Idade 45
Pensamento Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança. Todo mundo é composto de mudança, tomando-se sempre novas qualidades.
Gênero : Masculino

Por que a traição dói tanto?? Empty
MensagemAssunto: Re: Por que a traição dói tanto??   Por que a traição dói tanto?? Empty25/2/2019, 12:28

As motivações que levam uma pessoa a trair é uma boa questão: Também gostaria de saber. Mas pelo que observo da vida, algumas pessoas dizem que a carne é fraca. Muitos traem por carência ou rejeição. E tem os que traem por vingança mesmo. Pensam assim: São direitos iguais. Se me traiu, vou trair tb pra ele(a) ver como é bom. Pra devolver na mesma moeda.
Mas as pessoas que traem por vingança estão sendo piores do que a pessoa que traiu.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Por que a traição dói tanto?? Empty
MensagemAssunto: Re: Por que a traição dói tanto??   Por que a traição dói tanto?? Empty27/2/2019, 17:50

Shipow escreveu:
Muitos traem por carência ou rejeição.

Seria algo do tipo "meu/minha parceiro(a) não está suprindo minhas necessidades, então vou procurar quem supra, mas sem abdicar da segurança que tenho com meu/minha parceiro(a) atual".

Shipow escreveu:
E tem os que traem por vingança mesmo. Pensam assim: São direitos iguais. Se me traiu, vou trair tb pra ele(a) ver como é bom. Pra devolver na mesma moeda.

Na verdade, eu me referia ao seguinte: "meu namorado me acha gorda, então vou transar com outro pra me vingar e mostrar que mesmo gorda tem quem me queira". Não a vingar traição com traição...

Shipow escreveu:
Mas as pessoas que traem por vingança estão sendo piores do que a pessoa que traiu.

Você vê diferença entre vingança e justiça? Pois eu não vejo outra forma de fazer justiça que não seja se vingar de quem agiu de forma injusta...
Ir para o topo Ir para baixo
Romântico
Admin
Admin
Romântico

Mensagens 2516
Inscrição 16/04/2014
Idade 46
Pensamento "O amor está acima da morte, assim como como o céu, do oceano" (Jean Baptiste Henri Lacordaire)
Gênero : Masculino

Por que a traição dói tanto?? Empty
MensagemAssunto: Re: Por que a traição dói tanto??   Por que a traição dói tanto?? Empty6/3/2019, 00:28

Shipow escreveu:
Acordei hoje com esse questionamento e escrever me ajuda a formar melhor uma ideia e gostaria de saber a opinião de vcs.

Existem várias formas de traição, e seja ela qual for, a questão é...por quê isso me causa tanto mal, tanta dor?

O ser humano não nasceu para viver isolado, nós precisamos nos relacionar, conversar, sentir afeto, amar e ser amado. E essa sensação é tão poderosa em nós que ao perdê-la nos trás uma horrível sensação de vazio.
Tão horrível que ninguém quer sentir e pra quem já sentiu  não desejaria passar por isso novamente.
A sensação de sentir afeto e ser amado é tão forte que desperta o nosso instinto mais básico que é o da posse e proteção.
Quando um amigo próximo e querido se afasta, se muda, começa a namorar e etc, sentimo-nos excluídos e traídos;
Quando um colega de trabalho de tantos anos lado a lado ganha uma promoção e vc não sentimo-nos traídos;
Quando o amor da nossa vida decide optar por outra pessoa sentimo-nos extremamente traídos, com raiva, decepcionados e desiludidos.
E a pergunta que sempre fica é:
- Por que ele(a) fez isso comigo? Ou
- Por que as coisas tinham de mudar? Ou até
- O que eu fiz para merecer isso?

Como eu disse, a sensação de nós sentirmos amados e acariciados é tão forte e necessária que é proporcional a dor e o vazio que sentiremos na perda, e ninguém gosta de perder.
Se entendermos que assim como temos nossas necessidades e somos falhos, por que as outras pessoas devem ser perfeitas para nós? Ou seja, desejamos o impossível.
Mas a dor da perda e do vazio fala mais alto e, assim tomamos nossas precauções tipo:
Quando conhecemos um novo amigo(a) ou um novo amor e a relação fica tão boa que já nos causa medo e insegurança para advir a desconfiança:
- E se ele(a) me deixar, o que farei? ou
- Como será minha vida sem ele(a)? ou até já avisa:
- Eu já fui muito traído(a) em minha vida, acredito que vc seja diferente. Então por favor, não me decepcione.

Para não perder, não sentir a sensação de vazio tentamos segurar o que nos faz tão bem ao máximo. Isso não seria mais egoísmo de nossa parte do que culpa de quem trai?
Os relacionamentos amorosos deveriam ser para somar felicidade e não para suprir nossas necessidades.
A dor está diretamente relacionada à expectativa frustrada, à quebra da confiança...
há quem faça a si mesmo(a) as perguntas supra mencionadas,
assim como quem rapidamente supere o baque e desencane.

Ace Ventura escreveu:
Shipow escreveu:
Mas as pessoas que traem por vingança estão sendo piores do que a pessoa que traiu.
Você vê diferença entre vingança e justiça? Pois eu não vejo outra forma de fazer justiça que não seja se vingar de quem agiu de forma injusta...
Ao trair por vingança, a pessoa que foi traída só está envolvendo uma terceira pessoa, que nada tinha a ver com a história. Quem traiu já demonstrou não ter consideração por ela. Ou seja, neste caso a melhor vingança é a indiferença. É cortar de vez qualquer contato e seguir a vida.


Visite o site oficial:
https://www.assexualidade.com.br


------

Confira os tópicos selecionados, na barra lateral direita do Fórum!
Ir para o topo Ir para baixo
http://vk.com/megasenaminhavida
Convidado
Convidado
avatar


Por que a traição dói tanto?? Empty
MensagemAssunto: Re: Por que a traição dói tanto??   Por que a traição dói tanto?? Empty11/3/2019, 16:41

Em minha opinião o ser-humano necessita de afeto, nós nos apegamos as coisas muito rápido dependendo de quem, deve ser por isso que dói tanto quando alguém vai embora ou nós trai, por causa da saudade de estar perto dela como antes. Isso e vários fatores deve  causa essa dor.
Pode ser egoismo quando você prende aquela pessoa perto de você só para não perde-lá, mas querer tentar ao máximo cultivar algo  bom com alguém nunca é ruim, porém ai que está a merda porque não é fácil.
´
eu fico me perguntando: Cade essas pessoas, porque parece que nós temos o dom de fazer cocô.Então tento valorizar bastantes minhas amizades.
Ir para o topo Ir para baixo
Shipow
Mestre
Mestre
Shipow

Mensagens 578
Inscrição 15/03/2018
Idade 45
Pensamento Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança. Todo mundo é composto de mudança, tomando-se sempre novas qualidades.
Gênero : Masculino

Por que a traição dói tanto?? Empty
MensagemAssunto: Re: Por que a traição dói tanto??   Por que a traição dói tanto?? Empty12/3/2019, 13:02

Shadow escreveu:
´
Então tento valorizar bastantes minhas amizades.
Com certeza Shadow...devemos valorizar cada momento que vivemos como se fosse o último. Se temos algo bom agora, devemos mostrar o quanto somos gratos agora. Se gostamos ou amamos cultivamos da melhor forma agora e não deixar para depois.
Pois, amanhã quando as coisas mudarem, seja a pessoa ir embora, se mudar, não procurar mais por vc, é a certeza que deu o seu melhor. Se as coisas mudam, talvez era pra ser assim e não é culpa de ninguem. Vida que segue, pois pessoas entram e saem de nossas vidas, algumas são passageiras outras permanecem por mais tempo e isso é muito relativo.
Sobre o que disse que parece que sempre temos o dom de fazer merda, é verdade...acredito que isso aconteça pois muitas vezes não conseguimos ser sinceros com a gente mesmo, e por essa razão, pisamos na bola.
No fim...nós sempre acabamos traindo a nós mesmos.
Ir para o topo Ir para baixo
Etigirl
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Etigirl

Mensagens 9
Inscrição 19/01/2019
Idade 43
Gênero : Feminino

Por que a traição dói tanto?? Empty
MensagemAssunto: Re: Por que a traição dói tanto??   Por que a traição dói tanto?? Empty12/3/2019, 13:13

Eu acho q término/traição doem pq qdo estamos conectados a uma pessoa tendemos a só ver as qualidades dela, e assim criamos expectativas mto altas que nem nós msm atendemos, e, quando descobrimos q não era bem isso nos decepcionamos, ficamos com o orgulho ferido e mtas vezes nem paramos pra pensar do pq aconteceu. E isso pode acontecer em qqer tipo de relacionamento: familiar, romântico ou numa bela amizade. Temos que respeitar as individualidades, a vontade do outro de ir, e entender que erros fazem parte do aprendizado que é a vida.

piscando
Ir para o topo Ir para baixo
 

Por que a traição dói tanto??

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Traição no Relacionamento Assexual
» Por que tanto preconceito com Assexuais?
» Poste qualquer coisa que der na telha
» Por que eu demorei tanto para perceber?
» É possível gostar de alguém por tanto tempo?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Miscelânea-