InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Explicando para os outros como é ser ace

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
PumpkinCake
Sabido(a)
Sabido(a)
PumpkinCake

Mensagens 227
Inscrição 06/01/2021
Idade 26
Pensamento "Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar." -Vincent van Gogh
Gênero : Feminino

Explicando para os outros como é ser ace Empty
MensagemAssunto: Explicando para os outros como é ser ace   Explicando para os outros como é ser ace Empty16/3/2021, 12:36

Oláa de novo, gente !! Então, eu só comentei minha descoberta da assexualidade com duas amigas mais próximas e uma delas teve a curiosidade de tentar entender minha mente de uma maneira mais profunda. Sou péssima com metáforas, mas consegui elaborar uma explanação baseada no que sinto e um pouco do que entendo.

Tentei explicar que é como se grande parte das pessoas (alos) enxergasse uma cor (ter atração sexual) e outras não conseguissem ou só em determinadas situações (aces). Eu acho que encaixou direitinho quando contei que "nem imaginava que existia uma cor a mais" e dizia que "o brilho da cor que tanto falavam era bonito mesmo" só por convenção ou se sentir mais "normal". Através disso, deu para ela entender (finalmente rindo muito) o meu motivo de não ter interesse em sexo, pois não tem como você "achar a bendita cor a coisa mais incrível do mundo se você não consegue ver".

Queria saber se alguém que já conseguiu explicar bem nível criança de 5 anos e foi compreendido.
Ir para o topo Ir para baixo
O_Bala
Sabido(a)
Sabido(a)
O_Bala

Mensagens 273
Inscrição 19/09/2020
Idade 39
Gênero : Masculino

Explicando para os outros como é ser ace Empty
MensagemAssunto: Re: Explicando para os outros como é ser ace   Explicando para os outros como é ser ace Empty16/3/2021, 15:44

PumpkinCake escreveu:
Oláa de novo, gente !! Então, eu só comentei minha descoberta da assexualidade com duas amigas mais próximas e uma delas teve a curiosidade de tentar entender minha mente de uma maneira mais profunda. Sou péssima com metáforas, mas consegui elaborar uma explanação baseada no que sinto e um pouco do que entendo.

Tentei explicar que é como se grande parte das pessoas (alos) enxergasse uma cor (ter atração sexual) e outras não conseguissem ou só em determinadas situações (aces). Eu acho que encaixou direitinho quando contei que "nem imaginava que existia uma cor a mais" e dizia que "o brilho da cor que tanto falavam era bonito mesmo" só por convenção ou se sentir mais "normal".  Através disso, deu para ela entender (finalmente rindo muito) o meu motivo de não ter interesse em sexo, pois não tem como você "achar a bendita cor a coisa mais incrível do mundo se você não consegue ver".

Queria saber se alguém que já conseguiu explicar bem nível criança de 5 anos e foi compreendido.
Acho que a melhor explicação é aquela de reconhecer as diferenças das pessoas.
Há as que de algumas coisas e outras não. O desejo sexual pode ser mais forte em alguns do que em outros. O importante é reconhecer as diferenças sejam elas de gênero, de orientações e de critérios também.
Deveria haver uma valorização do ser humano, sem julgá-lo ou rotulá-lo.


Ir para o topo Ir para baixo
Fernando
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Fernando

Mensagens 1592
Inscrição 30/03/2015
Idade 26
Pensamento When you lose small mind you free your life
Gênero : Masculino

Explicando para os outros como é ser ace Empty
MensagemAssunto: Re: Explicando para os outros como é ser ace   Explicando para os outros como é ser ace Empty17/3/2021, 03:05

Tem as analogias com comida

Comer = fazer sexo
Estar com fome/sem fome = libido alta/baixa
Ver um prato de comida e querer comer = sentir atração sexual
Gostar somente de salgados/doces/os dois/nenhum = ser hétero/homo/bi/ace

Alguém assexual pode ficar com fome, mas não vai (ou só em situações específicas) olhar para um prato ou sentir o cheiro e querer comer aquilo. A pessoa pode beber um copo d'água pra enganar a fome (masturbação), ou pode até comer.
Um allo pode estar com fome mas não ter nenhum prato por perto que ele goste (libido alta, mas ninguém que ele sinta atração), pode comer mesmo sem estar com muita fome porque ele gosta daquilo, ou pode juntar a fome com a vontade de comer.

Um demi pode ser que somente uma ou outra pessoa faça um prato que desperte a vontade dele comer.

Um celibatário é diferente de um ace, porque o celibatário está fazendo dieta - ele ainda sente vontade de comer o que ele gosta.

Não é a melhor analogia, porque todo mundo precisa comer, mas dá pra explicar algumas diferenças.
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago
Sabido(a)
Sabido(a)
Tiago

Mensagens 295
Inscrição 15/02/2019
Idade 33
Pensamento "Rótulos carregam expectativas sociais e também pessoais, alimentadas pelo social." Laura Pires
Gênero : Masculino

Explicando para os outros como é ser ace Empty
MensagemAssunto: Re: Explicando para os outros como é ser ace   Explicando para os outros como é ser ace Empty17/3/2021, 10:37

Interessante formas de explicar, vou passar a usar feliz Talvez seja mais fácil deles compreenderem dessa forma, explicando normalmente é bem complicado. Dos meus amigos que tentei explicar, até hoje nunca entenderam bem a assexualidade e muito menos as variações de ace.
Ir para o topo Ir para baixo
PumpkinCake
Sabido(a)
Sabido(a)
PumpkinCake

Mensagens 227
Inscrição 06/01/2021
Idade 26
Pensamento "Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar." -Vincent van Gogh
Gênero : Feminino

Explicando para os outros como é ser ace Empty
MensagemAssunto: Re: Explicando para os outros como é ser ace   Explicando para os outros como é ser ace Empty17/3/2021, 11:47

kahu escreveu:

Acho que a melhor explicação é aquela de reconhecer as diferenças das pessoas.
Há as que de algumas coisas e outras não. O desejo sexual pode ser mais forte em alguns do que em outros. O importante é reconhecer as diferenças sejam elas de gênero, de orientações e de critérios também.
Deveria haver uma valorização do ser humano, sem julgá-lo ou rotulá-lo.

De fato, acho que esse seria o modo ideal. Seria meu sonho falar e as pessoas apenas responderem "ok, tudo certo"

No caso da minha amiga, não sei se a falta de conhecimento sobre o assunto, o estereótipo enraizado somado ao fato dela pensar me conhecer bem, penso que não ajudaram muito na aceitação/entendimento real da coisa. Por isso, acabei apelando para historinhas com metáforas como uma última solução rindo muito

Fernando escreveu:

Tem as analogias com comida

Comer = fazer sexo
Estar com fome/sem fome = libido alta/baixa
Ver um prato de comida e querer comer = sentir atração sexual
Gostar somente de salgados/doces/os dois/nenhum = ser hétero/homo/bi/ace


Gostei dessa !!! Vou aderir.
Ir para o topo Ir para baixo
AcedeAlice
Aprendiz
Aprendiz
AcedeAlice

Mensagens 84
Inscrição 25/02/2021
Idade 22
Pensamento “I’m just a simple man trying to make my way in the universe.” Jango Fett
Gênero : Outro / Não divulgar

Explicando para os outros como é ser ace Empty
MensagemAssunto: Re: Explicando para os outros como é ser ace   Explicando para os outros como é ser ace Empty17/3/2021, 17:29

Adorei a coisa das cores, acho que até agora é a metáfora que melhor descreve o que eu sinto. 

Quando eu fui explicar para meus pais e uma amiga minha o que era, eu comparei com a experiência heterossexual deles, eles simplesmente sabiam que não se sentiam atraídos pelo gênero oposto, do mesmo modo que eu sei que não me sinto atraída por ninguém, é só um jeito diferente de ter o mesmo sentimento. Também uso isso para explicar a atração em graus diferentes, não é porque eles são hetero que eles se sentem atraídos por todas as pessoas do gênero oposto, às vezes eles sentem muita atração, às vezes sentem pouca, às vezes não sentem nada. Minha mãe já admitiu que não achava o namorado dela atraente quando eles se conheceram e que foi algo que surgiu com o tempo, essa costuma ser a experiência de muitos demis. Acho que um bom caminho para descrever o que é ser ace para os alos é mostrar que eles reconhecem o sentimento, mas eles só focam na parte da atração e não no oposto e por isso parece que as nossas realidades sejam distantes.

Embora eu não possa dizer com certeza que essa é a melhor maneira, afinal, eu sei que essa minha amiga fez um pouco de pesquisa por conta depois que eu expliquei para ela e os meus pais não são de ficar questionando muito o que eu falo, por exemplo, no dia que eu falei para a minha mãe que era assexual ela só disse que estava feliz que eu tinha descoberto, demorou um dia inteiro para eu perceber que talvez ela não soubesse o que significava e, quando eu perguntei, ela não sabia mesmo. rindo muito rindo muito rindo muito
Ir para o topo Ir para baixo
PumpkinCake
Sabido(a)
Sabido(a)
PumpkinCake

Mensagens 227
Inscrição 06/01/2021
Idade 26
Pensamento "Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar." -Vincent van Gogh
Gênero : Feminino

Explicando para os outros como é ser ace Empty
MensagemAssunto: Re: Explicando para os outros como é ser ace   Explicando para os outros como é ser ace Empty20/3/2021, 11:32

AcedeAlice escreveu:
Adorei a coisa das cores, acho que até agora é a metáfora que melhor descreve o que eu sinto. 

Quando eu fui explicar para meus pais e uma amiga minha o que era, eu comparei com a experiência heterossexual deles, eles simplesmente sabiam que não se sentiam atraídos pelo gênero oposto, do mesmo modo que eu sei que não me sinto atraída por ninguém, é só um jeito diferente de ter o mesmo sentimento. Também uso isso para explicar a atração em graus diferentes, não é porque eles são hetero que eles se sentem atraídos por todas as pessoas do gênero oposto, às vezes eles sentem muita atração, às vezes sentem pouca, às vezes não sentem nada. Minha mãe já admitiu que não achava o namorado dela atraente quando eles se conheceram e que foi algo que surgiu com o tempo, essa costuma ser a experiência de muitos demis. Acho que um bom caminho para descrever o que é ser ace para os alos é mostrar que eles reconhecem o sentimento, mas eles só focam na parte da atração e não no oposto e por isso parece que as nossas realidades sejam distantes.

Embora eu não possa dizer com certeza que essa é a melhor maneira, afinal, eu sei que essa minha amiga fez um pouco de pesquisa por conta depois que eu expliquei para ela e os meus pais não são de ficar questionando muito o que eu falo, por exemplo, no dia que eu falei para a minha mãe que era assexual ela só disse que estava feliz que eu tinha descoberto, demorou um dia inteiro para eu perceber que talvez ela não soubesse o que significava e, quando eu perguntei, ela não sabia mesmo. rindo muito rindo muito rindo muito

Adorei rindo muito
Nem tento explicar para os meus pais, vão confundir tudo kkkk Eles acham que estou focando nos estudos e prefiro deixar assim.

Ir para o topo Ir para baixo
AcedeAlice
Aprendiz
Aprendiz
AcedeAlice

Mensagens 84
Inscrição 25/02/2021
Idade 22
Pensamento “I’m just a simple man trying to make my way in the universe.” Jango Fett
Gênero : Outro / Não divulgar

Explicando para os outros como é ser ace Empty
MensagemAssunto: Re: Explicando para os outros como é ser ace   Explicando para os outros como é ser ace Empty20/3/2021, 12:05

PumpkinCake escreveu:

Eles acham que estou focando nos estudos e prefiro deixar assim.


O resto da minha família está assim também kkkkkkk, só a minha vó que não entra na onda, ela começou com uns papos agora de que se eu não tenho tempo de namorar, porque estou estudando tudo bem, mas que eu devia pelo menos flertar e essas coisas (basicamente ela quer que eu vá em festa e fique com geral) e eu não sabia mais que desculpa dar, acabei falando que não não dava, porque está tudo em ead e eu não conhecia os caras que estavam fazendo cursinho comigo, só espero que, quando as coisas voltarem ao normal, ela já tenha esquecido a ideia  virada de olhos
Ir para o topo Ir para baixo
PumpkinCake
Sabido(a)
Sabido(a)
PumpkinCake

Mensagens 227
Inscrição 06/01/2021
Idade 26
Pensamento "Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar." -Vincent van Gogh
Gênero : Feminino

Explicando para os outros como é ser ace Empty
MensagemAssunto: Re: Explicando para os outros como é ser ace   Explicando para os outros como é ser ace Empty20/3/2021, 12:51

AcedeAlice escreveu:
PumpkinCake escreveu:

Eles acham que estou focando nos estudos e prefiro deixar assim.


O resto da minha família está assim também kkkkkkk, só a minha vó que não entra na onda, ela começou com uns papos agora de que se eu não tenho tempo de namorar, porque estou estudando tudo bem, mas que eu devia pelo menos flertar e essas coisas (basicamente ela quer que eu vá em festa e fique com geral) e eu não sabia mais que desculpa dar, acabei falando que não não dava, porque está tudo em ead e eu não conhecia os caras que estavam fazendo cursinho comigo, só espero que, quando as coisas voltarem ao normal, ela já tenha esquecido a ideia  virada de olhos

Que avó moderna. Quem fica no meu pé mesmo são os meus tios, mostrando fotos de vários fulanos que eu poderia namorar kkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
 

Explicando para os outros como é ser ace

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Como vocês contam para os outros sobre ser ace?
» Como se obter a confiança para conversar ?
» Como experimentar para me conhecer melhor?
» (ALERTA!) Uma breve reflexão da vida. Quais são as suas alternativas para o prazer além dos outros?
» Quando vocês não sabiam que eram assexuais/ Gray a, que Teorias vocês criavam para tentarem ver as diferenças entre vocês e os outros?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-