Manacá escreveu: Apesar de quase nunca desejar um casamento ou construir uma família, de vez em quando sinto vontade de dividir uma rotina com um parceiro e fazer programas românticos 'clichês' de filme. E sinceramente, ainda não aprendi a forma de lidar com isso.
Olha Manacá, o problema maior é entrar em um relacionamento, e depois descobrir que não é isso que você quer. Provavelmente o melhor caminho aqui é refletir sobre a sua própria assexualidade e arromantismo, pensar quais são os limites de relacionamentos pra você, e se imaginar num relacionamento pra talvez traçar os perfis de pessoas que combinariam com você. É quase certo que existem pessoas por aí com quem você poderia ter um relacionamento saudável, o problema mesmo é encontrar elas
Manacá escreveu: Recentemente um amigo me deu certos gatilhos ao comentar que "construir uma família e ter filhos é importante no processo de envelhecer, pois lidar com a vida e principalmente com a saúde é um fardo que você não pode carregar só"
Essa frase é errada de tantas formas...primeiro, você tem que ser feliz por si mesmo! Se você vive sempre buscando a felicidade às custas de outras pessoas, você acaba virando refém delas. Já vi muitas famílias que funcionam assim (a minha, inclusive), e sempre são disfuncionais onde cada membro puxa a saúde mental dos outros pra baixo. E só pra constar: por lei os filhos são obrigados a cuidar dos pais quando estes se tornam incapazes, mas nós não criamos filhos pra serem enfermeiros no futuro. E se o seu amigo tem filhos só pra isso, pode avisar pra ele que ele tá na metade do caminho de ter filhos que vão abandoná-lo quando envelhecer.
Manacá escreveu: Nesse momento, vivo uma fase da vida que a maioria dos meus amigos estão curtindo, sem relacionamentos sérios ou famílias. E isso é reconfortante, pois tds nos ajudamos. Mas sei que as coisas não serão assim pra sempre e de uns dias pra cá, tenho pensado muito nesse comentário.
Tenho amigos que tão casados e já tem filhos, e honestamente assusta mesmo. Só vejo duas coisas que você pode fazer: uma é, caso não tenha feito, conversar com eles e mostrar quem você é como assexual e como isso muda sua vida em relação a deles, bem como explicar o medo que te traz sentir que vai ficar sozinho em algum momento. Isso pode se tornar até mesmo o início da criação de uma rede de apoio entre vocês, pra que possam sempre conversar sobre tudo e se apoiarem em todos os momentos da vida. Às vezes parece impossível, mas conversando com um por vez sempre tem como. Ou você começa a construir outras amizades com pessoas que terão um estilo de vida parecido, provavelmente um grupo de amigos assexuais. Claro que podem surgir outras ideias bem melhores, mas eu consigo pensar nessas duas