InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Wokgran X
Sabido(a)
Sabido(a)
Wokgran X

Mensagens 179
Inscrição 24/07/2014
Idade 32
Gênero : Masculino

Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty
MensagemAssunto: Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não?   Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty22/6/2015, 01:23

Bom, raramente faço tópicos aqui mas tem uma coisa que já tem me incomodado faz algum tempo (anos) e sempre me ponho a pensar sobre o assunto e gostaria de escutar o que vocês tem a dizer, gostaria de escutar opiniões tanto do lado arromântico qto do romântico e especialmente de introvertidos x extrovertidos, pois acho que será onde o foco ficará.

É absurdo como tanto em meios relativamente científicos quanto em sociais frases como "todo mundo precisa de um relacionamento amoroso", ou "todos precisam se sentir conectados" são comuns, inclusive até estudo de drogas com ratos demonstram que em seres sociais, a ausência de conexão é vista como um problema e seria tão central que os ratos viciados em droga X ignoram as mesmas caso estejam inseridos em um meio com quem possam conviver (recomendo a leitura é bem interessante por vários aspectos, o que não é tão interessante é o que alguns tendem a tirar por conclusão dela). Na ficção personagens que são solitários e se sentem bem assim normalmente são "destruídos" ao longo da série, mangá, anime ou o que for.

Também acho que não preciso recordar o quão é difícil se conectar com pessoas por aí a fora, principalmente quando elas a todo momento ignoram a sua orientação e isso quando não tentam "corrigi-la", forçando vc para outras pessoas, negando, etc. Além disso, gostaria também de nesse momento relembrar que existem pessoas que se recarregam passando um tempo sozinhas, ou até interagindo com outras pessoas mas a distância, ditas introvertidas. E outras que parecem precisar mais do contato social e se sentem mal se ficarem a sós, ditas extrovertidas.

É inevitável mostrar como existe uma pressão social para que as pessoas sejam extrovertidas. "É errado ficar sozinho", "é errado não ter amigos", etc e tal. Mas eu gostaria de questionar isso. Temos mesmo que nos sentir mal, por imposição alheia de passar mais tempo com nós mesmos do que com os outros? Temos mesmo que ir contra a nossa própria natureza, se introvertidos, a ponto de ter que ficar catando pessoas e eventos que via de regra só causam estresse? Sobretudo se forem pessoas extremamente adversas a você do qual nenhuma conversa parece bater?

Qual o problema de buscar se sentir completo por si só? Isso não deveria, na verdade, ser um padrão a ser seguido pelas outras pessoas? Afinal, se a pessoa está bem e psicologicamente estável sozinha, provavelmente irá fazer um melhor papel em grupo ou em relacionamentos não? Enfim, acho que nesse momento vou deixar essas perguntas mais soltas e ver o que vocês tem a dizer.

A minha opinião é que sim, deveríamos poder viver nossas vidas, sozinhos, sem ter pessoas falando quão errado estamos, sem ter publicações na internet falando que apenas pessoas ruins fazem isso, ou que isso é "problema psicológico", precisa de ajuda ou algo do tipo. Não acho amigos algo negativo, muito pelo contrário, mas considerando que as pessoas infelizmente fazem dos relacionamentos romantico-sexuais o tema central da vida delas, de tal forma que chega a ser complicado falar de outra coisa sem a pessoa querer voltar ao assunto, isso se torna extremamente danoso para graus de conectividade com outros, não? Só eu penso assim?

As vezes eu penso que realmente seria legal ter um "bar aro/ace" da vida, para tentar fugir um pouco dessa toxidade diária e ser capaz de ao menos falar coisas e ter gente concordando. Mas na verdade o que me irrita mais tende a ser a vertente mais científica atestando que você deveria estar fazendo isso ou aquilo... Eu entendo que a maioria não leva assexualidade e arromanticidade e muito menos pessoas introspectivas em suas análises mas, infelizmente, são esses estudos genéricos com frases típicas de "todo mundo deveria fazer X" que ganham atenção na mídia que acabam por serem validadas e forçarem a norma social. Se resumindo no que aquela pessoa chata vai falar "segundo fulanodetal vc tem que fazer isso".

Do qual a maior vontade é de responder "tenho que? Tenho que o que? Não sou obrigado a absolutamente nada nessa vida, nem sequer viver. Eu faço as minhas regras e eu determino como o jogo deve ser jogado e se eu respeito as regras que a mim são impostas ou não. Desculpa, se para você é tão central viver dependente de outras pessoas, ok, mas para mim isso é a definição do inferno."


Ir para o topo Ir para baixo
L
Mestre
Mestre
L

Mensagens 702
Inscrição 28/06/2014
Idade 29
Pensamento As pessoas que não se aceitam inevitavelmente irão falhar
Gênero : Masculino

Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não?   Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty22/6/2015, 01:54

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk é hilário... se olhar bem, parece ridiculo, mas, somos obrigados a nos acostumar com isso e saber driblar ou ignorar certas coisas. O problema wok é que estamos ficando mais velhos (vc um pouco mais q eu :P ) e nessa fase da vida, as pessoas tendem mais a entrar em um relacionamento (acreditam que acharam a pessoa certa) e como vc disse, elas tornam isso o centro da vida delas, além do mais, já é dificil acharmos pessoas com afinidades, por isso muitas pessoas pegam coisas universais em tds (para ter assunto, achar algo em comum), mas parece que ainda não sabem que nem tds tem vontade X ou desejo Y (pode parecer meio grosso, mas as vezes noto que alguns colegas de classe não tem nada em comum [sério, nada] e se vc chegar perto e ver sobre o que eles falam.... apenas garotas.....) isso é uma forma de quebrar o pânico pelo silencio (é tipo silenciofobia kkkkkk).
Quanto a introvertido x extrovertido:
Eu me considero extrovertido, a maioria dos meus amigos (acho que todos até kkkkk) eu é que puxava assunto e ia descobrindo potos em comum, já conversei com varias pessoas, mas nem tds tinham tanto em comum assim, mas eu sou introvertido quando o assunto é minha sexualidade, eu não gosto de mentir, por isso em geral uso as palavras ao meu favor, embora tbm n curta muito, sempre acabo distorcendo para que as pessoas não notem meu completo desinteresse (mas com amigos proximos eu deixo nitido, alguns até sabem que sou assexual/arromântico)

OBS: acho que seu bar ace/arro pode ser possivel sim... assim que inventarem maquina de teletransporte kkkkkkkkkkkkkkkkk por enquanto.... só aqui na net
OBS2: Eu sinto sim a necessidade de ter amigos o/, mas tbm gosto de ficar sozinho as vezes
OBS3: O pior dessa idade, são os amigos que se afastam por causa de relacionamentos.... Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Perfil Desativado
Admin
Admin
Perfil Desativado

Mensagens 2516
Inscrição 16/04/2014
Idade 46
Pensamento "O amor está acima da morte, assim como como o céu, do oceano" (Jean Baptiste Henri Lacordaire)
Gênero : Masculino

Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não?   Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty22/6/2015, 18:38

Wokgran X escreveu:
Bom, raramente faço tópicos aqui mas tem uma coisa que já tem me incomodado faz algum tempo (anos) e sempre me ponho a pensar sobre o assunto e gostaria de escutar o que vocês tem a dizer, gostaria de escutar opiniões tanto do lado arromântico qto do romântico e especialmente de introvertidos x extrovertidos, pois acho que será onde o foco ficará.

É absurdo como tanto em meios relativamente científicos quanto em sociais frases como "todo mundo precisa de um relacionamento amoroso", ou "todos precisam se sentir conectados" são comuns, inclusive até estudo de drogas com ratos demonstram que em seres sociais, a ausência de conexão é vista como um problema e seria tão central que os ratos viciados em droga X ignoram as mesmas caso estejam inseridos em um meio com quem possam conviver (recomendo a leitura é bem interessante por vários aspectos, o que não é tão interessante é o que alguns tendem a tirar por conclusão dela).
Dificilmente isso mudará, infelizmente.

Wokgran X escreveu:
Na ficção personagens que são solitários e se sentem bem assim normalmente são "destruídos" ao longo da série, mangá, anime ou o que for.
Não havia reparado nisso...

Wokgran X escreveu:
Também acho que não preciso recordar o quão é difícil se conectar com pessoas por aí afora, principalmente quando elas a todo momento ignoram a sua orientação e isso quando não tentam "corrigi-la", forçando vc para outras pessoas, negando, etc.
Fato.

Wokgran X escreveu:
Além disso, gostaria também de nesse momento relembrar que existem pessoas que se recarregam passando um tempo sozinhas, ou até interagindo com outras pessoas mas a distância, ditas introvertidas. E outras que parecem precisar mais do contato social e se sentem mal se ficarem a sós, ditas extrovertidas.
Realmente.

Wokgran X escreveu:
É inevitável mostrar como existe uma pressão social para que as pessoas sejam extrovertidas. "É errado ficar sozinho", "é errado não ter amigos", etc e tal. Mas eu gostaria de questionar isso. Temos mesmo que nos sentir mal, por imposição alheia de passar mais tempo com nós mesmos do que com os outros? Temos mesmo que ir contra a nossa própria natureza, se introvertidos, a ponto de ter que ficar catando pessoas e eventos que via de regra só causam estresse? Sobretudo se forem pessoas extremamente adversas a você do qual nenhuma conversa parece bater?
Definitivamente, não há essa obrigação. Cada um(a) faz o que quer... piscando

Wokgran X escreveu:
Qual o problema de buscar se sentir completo por si só?
Nenhum.

Wokgran X escreveu:
Isso não deveria, na verdade, ser um padrão a ser seguido pelas outras pessoas? Afinal, se a pessoa está bem e psicologicamente estável sozinha, provavelmente irá fazer um melhor papel em grupo ou em relacionamentos não? Enfim, acho que nesse momento vou deixar essas perguntas mais soltas e ver o que vocês tem a dizer.
Pois é... não se deve condicionar a felicidade à companhia de outras pessoas, entretanto há muita gente que faz isso.

Wokgran X escreveu:
A minha opinião é que sim, deveríamos poder viver nossas vidas, sozinhos, sem ter pessoas falando quão errado estamos, sem ter publicações na internet falando que apenas pessoas ruins fazem isso, ou que isso é "problema psicológico", precisa de ajuda ou algo do tipo. Não acho amigos algo negativo, muito pelo contrário, mas considerando que as pessoas infelizmente fazem dos relacionamentos romantico-sexuais o tema central da vida delas, de tal forma que chega a ser complicado falar de outra coisa sem a pessoa querer voltar ao assunto, isso se torna extremamente danoso para graus de conectividade com outros, não? Só eu penso assim?
As vezes eu penso que realmente seria legal ter um "bar aro/ace" da vida, para tentar fugir um pouco dessa toxidade diária e ser capaz de ao menos falar coisas e ter gente concordando. Mas na verdade o que me irrita mais tende a ser a vertente mais científica atestando que você deveria estar fazendo isso ou aquilo... Eu entendo que a maioria não leva assexualidade e arromanticidade e muito menos pessoas introspectivas em suas análises mas, infelizmente, são esses estudos genéricos com frases típicas de "todo mundo deveria fazer X" que ganham atenção na mídia que acabam por serem validadas e forçarem a norma social. Se resumindo no que aquela pessoa chata vai falar "segundo fulanodetal vc tem que fazer isso".
O negócio é tentar não se incomodar com comentários de quem acha que é dono(a) da vida dos outros... ideal é ignorar, mas se a pessoa perturbar demais, é só se afastar dela.

Wokgran X escreveu:
Do qual a maior vontade é de responder "tenho que? Tenho que o que? Não sou obrigado a absolutamente nada nessa vida, nem sequer viver. Eu faço as minhas regras e eu determino como o jogo deve ser jogado e se eu respeito as regras que a mim são impostas ou não. Desculpa, se para você é tão central viver dependente de outras pessoas, ok, mas para mim isso é a definição do inferno."
hehehe! Fazer o que, né? Prefiro nem me estressar com isso... reagir como vc falou, só num caso extremo, se a pessoa realmente for muito chata. Senão, é melhor mudar de assunto ou ir pra longe dela.
Ir para o topo Ir para baixo
http://vk.com/megasenaminhavida
Wokgran X
Sabido(a)
Sabido(a)
Wokgran X

Mensagens 179
Inscrição 24/07/2014
Idade 32
Gênero : Masculino

Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não?   Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty22/6/2015, 19:29

@L, eu nem me importo do ato de conseguir x perder. Mto raro eu dar tanta atenção a alguém a ponto de sentir "perda de amizade". Normalmente as coisas morrem sozinhas e naturalmente asuhusausasa enfim.

Acho que a questão é mais como o Romantico esboçou, é _conviver_. Honestamente na vida vamos ter que, caso objetive algum sucesso social-profissional, conviver com pessoas assim. Pessoas que seguem praticamente todas as regras do que se espera da normalidade e ainda ousam falar na sua cara que você é o errado, ou que você deveria isso ou aquilo. Da qual muitas vezes dá imensa vontade de responder. Em alguns casos dá para se afastar, mas em muitos não. E sim, dá para ignorar em algum nível, mas é aquilo... Existe um limite de vezes q vc cansa de escutar aquilo, acaba tendo que pesar outros fatores na balança, se preocupar em ser mal visto no trabalho e ter oportunidades fechadas... etc.

Realmente nunca fui fã de pessoas que tentam impor a "teoria da felicidade" nos outros. Julgo isso um erro crítico, sobretudo pois são as primeiras a ficar espantadas e serem grosseiras ao escutar outras teorias que não as dela. Enfim... É muito ruim conviver no meio de muitas pessoas ou até no meio de uma sociedade que taxa vários comportamentos e atitudes de infantis e é a primeira a agir como uma verdadeira criança tampando os ouvidos e berrando quando escuta algo diferente do que pensa...

Deplorável mesmo, essa falta de diálogo generalizada, falta de raciocínio ou de habilidade de abstração dos próprios valores.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não?   Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty23/6/2015, 20:27

Wokgran X escreveu:
Do qual a maior vontade é de responder "tenho que? Tenho que o que? Não sou obrigado a absolutamente nada nessa vida, nem sequer viver. Eu faço as minhas regras e eu determino como o jogo deve ser jogado e se eu respeito as regras que a mim são impostas ou não. Desculpa, se para você é tão central viver dependente de outras pessoas, ok, mas para mim isso é a definição do inferno."

É. Entendo sua opinião e respeito (como não poderia deixar de ser). O fato é que somos seres sociais. Isso é filogenético. A escolha é psicológica e social, mas a tendência à vida em grupos sociais está ligada a como nossa espécie se constituiu. Seja como for, parece que nossa vida não pode existir fora da sociedade. Nós dependemos do grupo para existir e, como tal, parece-me que o esquema de responsabilidades recíprocas seja o mais adequado. Fica a questão: esta independência dos outros e da sociedade é possível para algum humano? Não sei. Gostaria de ouvir mais sobre isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Wokgran X
Sabido(a)
Sabido(a)
Wokgran X

Mensagens 179
Inscrição 24/07/2014
Idade 32
Gênero : Masculino

Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não?   Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty23/6/2015, 22:33

albertobcunha escreveu:
Wokgran X escreveu:
Do qual a maior vontade é de responder "tenho que? Tenho que o que? Não sou obrigado a absolutamente nada nessa vida, nem sequer viver. Eu faço as minhas regras e eu determino como o jogo deve ser jogado e se eu respeito as regras que a mim são impostas ou não. Desculpa, se para você é tão central viver dependente de outras pessoas, ok, mas para mim isso é a definição do inferno."

É. Entendo sua opinião e respeito (como não poderia deixar de ser). O fato é que somos seres sociais. Isso é filogenético. A escolha é psicológica e social, mas a tendência à vida em grupos sociais está ligada a como nossa espécie se constituiu. Seja como for, parece que nossa vida não pode existir fora da sociedade. Nós dependemos do grupo para existir e, como tal, parece-me que o esquema de responsabilidades recíprocas seja o mais adequado. Fica a questão: esta independência dos outros e da sociedade é possível para algum humano? Não sei. Gostaria de ouvir mais sobre isso.

Não vejo motivos para que fosse impossível, digo, provavelmente haveria uma substituição dos elementos que compõem a sociedade ou fatores de satisfação social do humano em questão. Seja por animais, objetos ou seres imaginários.

Apesar que eu não estava questionando a absoluta independência, mas sim o grau de dependência x independência. Como num espectro onde parecem taxar como abominável qualquer coisa que caia mais para o lado da independência/introversão/diversão "a um". Hora que eu já vejo como mais prejudicial essa tendência a total dependência de outras pessoas a ponto que muitos vivem em função de outros. Sem outros eles não são capazes de obter felicidade ou sequer estabilidade emocional, e isso não é questão de "anos ou exclusão total da sociedade" e sim, algumas semanas sem interação com as pessoas de preferência daquele ser em questão.

Em suma, o fato de não ter amigos tão próximos por exemplo, não deveria ser visto como algo inerentemente negativo ou digno de pena, mas sim como apenas um "fator positivo a menos" na vida da pessoa. Até porque eu sempre questionei e continuo questionando o grau de qualidade que as pessoas tem em suas amizades e relacionamentos de forma generalizada, seja com a família, conhecidos, colegas de trabalho ou o que for. Onde muitos parecem não prezar por qualidade em si. Seja essa qualidade em termos de discussões racionais, tempo, entretenimento...

Exemplo prático: Pessoas marcando encontros em largas quantias de pessoas, normalmente por causa de aniversários ou festas, onde a atenção e foco é completamente dividido e não há um entretenimento, conversa ou sequer qualquer experiência realmente conjunta, sobretudo quando o grupo ultrapassa seus 5~6 integrantes. Perde-se eficiência a meu ver, e causa superficialidade forçada. Não deveria ser preferencial marcar um grupo menor onde todos podem obter experiência similar e participar igualmente dos eventos e conversas maximizando o grau dos mesmos?


Voltando ao caso da independência, algum nível de interação social haverá, algum nível de dependência sempre haverá, mas esse nível pode ser bem reduzido, sobretudo no que tange a carga estritamente emocional e estabilidade. Acho que alguém deveria ser capaz de "se aturar" durante tempo suficiente, ser capaz de refletir sobre seu próprio comportamento e problemas sem necessitar apoio externo o tempo todo, tal como também deveria ser capaz de se satisfazer em termos de felicidade/entretenimento sem necessitar um vínculo com outra pessoa, mas isso é a minha opinião. Tenho a tendência a acreditar que as pessoas convivem com defeitos e incoerências emocionais-lógicas que tentam forçar em cima de outros para que estes as aceitem e então não ter que lidar com isso pessoalmente. Ou até que se sentem perturbadas ou com a sua existência ameaçada se não tiverem constante visibilidade e reconhecimento por outras pessoas...

São muitos pensamentos que me lembram aquela pesquisa do botão, onde a pessoa ficava 15 minutos sozinha na sala ou apertava o botão e recebia um choque, e a maioria optou por ficar apertando o botão. Isso deveria ser visto como saudável e ideal? Isso deveria ser a norma social?

http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/ficar_sozinho_incomoda_mais_do_que_levar_choque_eletrico.html

http://news.virginia.edu/content/doing-something-better-doing-nothing-most-people-study-shows

A menos que essa pesquisa tenha furos ou algo muito errado durante sua condução, daí teria que catar o paper para averiguar.
Ir para o topo Ir para baixo
Walter Bishop
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Walter Bishop

Mensagens 1324
Inscrição 06/05/2013
Idade 25
Pensamento "solidão como situação pode ser corrigida,mas como estado de espirito é uma doença incurável."
Gênero : Masculino

Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não?   Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty24/6/2015, 18:41

rsrs wok,suas palavras foram mágicas,concordo com tudo!
Em minhas amizades costuma falar bastante,dar conselhos,ser presente,etc. mas quando me cobram algo que eu não devo (amor/atenção) logo recuo hahaha não se pode relacionar sem criar dependências?
Acho que em algum topico aqui no forum mesmo que disseram que ''quem não é um bom impar,nuca será um bom par''
Ir para o topo Ir para baixo
Rosenhain
Sabido(a)
Sabido(a)
Rosenhain

Mensagens 258
Inscrição 23/05/2015
Idade 22
Pensamento Dance with me
Gênero : Masculino

Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não?   Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty26/6/2015, 00:58

Penso o mesmo. Eu não vejo necessidade em viver tão socialmente, tendo uma, duas ou três pessoas em quem confiar é o bastante. Sinceramente, é muito ruim e chato quando começam a falar que pessoas introvertidas geralmente tem problemas ou que são más. Pessoas que não suportam ficar sozinhas não aguentam a própria presença.
Ir para o topo Ir para baixo
Hist
Sabido(a)
Sabido(a)
Hist

Mensagens 229
Inscrição 14/06/2015
Idade 26
Gênero : Masculino

Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não?   Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty26/6/2015, 18:29

Mesmo eu sendo assexual arromântico eu gosto de ter amigos, mesmo que sejam poucos, alguns chegavam em mulheres falando que eu estava afim delas e elas vinham me procurar afirmando que eu gostava delas, quando eu descobria quem tinha feito isso eu logo deixava de ser amigo dele, mas hoje eu acho que eles estavam "querendo o melhor para mim", só que eu considerava isso bastante ruim, pelo menos na universidade ninguém fez isso ainda e espero que não faça kkkkkkk, eu não sei definir o que é o termo amigo, eu acho que é uma pessoa que divide bons e maus momentos e consigam superar desafios sociais, porém eu também não importo-me muito de ficar sozinho.
Ir para o topo Ir para baixo
umbraal
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
umbraal

Mensagens 12
Inscrição 05/05/2015
Idade 25
Pensamento Mesmo que o mundo esteja contra você, esteja com você.
Gênero : Masculino

Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não?   Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty27/6/2015, 12:24

Nunca tive amigos sempre tive colegas. Descobri isso ao passar para o ensino médio e ter que trocar de colégio, estranhamente eu não sentia falta dos meus "amigos", e a Comunicação foi diminuindo com o passar do tempo até se extinguir. Sempre fui introvertido, e minha roda de colegas gira em torno de cinco a seis pessoas, e não me importo (eu até gosto) se estou afastado das pessoas, tanto que o único lugar social que eu frequento na internet é aqui, lol . Eu acredito que a dependência de um ser humano com outro é criado, ou seja, quando alguém nasce rodeado de pessoas, esta criança no caso vai ser influenciada de tal forma que no futuro dependerá de companhia e a convivência com outros seres humanos.
 É normal quando um ser não corresponde aos padrões impostos pela sociedade (como no caso que estamos discutindo, a necessidade de relacionamentos) cause estranhamento, o que não pode se deixar criar é a falta de respeito. Agora respondendo a sua pergunta mais diretamente língua , minha resposta é não, na minha opinião os humanos só passaram a viver em grupos por vantagens de sobrevivência e não por sermos "seres sociais", e o relacionamento com outras pessoas só foram a consequência desse fato.
Ir para o topo Ir para baixo
the-ana
Novato(a)
Novato(a)
the-ana

Mensagens 28
Inscrição 30/04/2015
Idade 27

Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não?   Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty27/6/2015, 22:32

acho que independente dessa coisa de "sermos uma espécie social" e tal, não acho certo as pessoas quererem que vc seja de algum outro jeito, eu não sei porque diabos essas pessoas ficam tão incomodadas com a vida dos outros. A pessoa acha que manter vários relacionamentos é lindo? ter vários amigos e tal, nunca ser sozinha? ótimo. Então a pessoa deveria cuidar pra que a vida dela continue assim, e tal.
Já se você se sente bem tendo poucos amigos, relações não muito profundas, gosta de estar só, aí tudo bem, ué, vc não tá ferindo ninguém, eu acho hahah
Claro que existem casos em que a pessoa não quer ser sozinha, aí nesses casos pode ser que ela precise de ajuda, mas porque ela quer mudar. Dentro disso (mas não 100 por cento das vezes) pode até ser que a coitada tenha sido pressionada pra achar que a vida dela é uma droga, também...

então eu to contigo tb, acho que a vida é tua, a vida dos introvertidos é só deles e de mais ninguém, vcs não precisam de babás com que vcs trombam na rua, na escola, no trabalho, na internet e na televisão te dizendo o que fazer e como vc deve ser. Se vc se sente bem assim, não deixe as outras pessoas estragarem isso.

well, infelizmente elas vão estragar tudo anyway sendo inconvenientes e repetitivas quanto a esse negócio todo, mas acho que não vale a pena desistir por isso!
Ir para o topo Ir para baixo
soledad
Novato(a)
Novato(a)
soledad

Mensagens 24
Inscrição 22/05/2015
Idade 38
Gênero : Feminino

Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não?   Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty30/6/2015, 23:30

Eu concordo com você. As pessoas que gostam/preferem ficar sozinhas são julgadas e mal vistas simplesmente por estarem bem com sí mesmos.
Sou introvertida e prefiro fazer as coisas sozinha do que em grupo, e quando tem mais de 3,4 pessoas juntas, eu me sinto mal e prefiro ficar quieta (geralmente porque não tenho muito em comum com a maioria das pessoas). E por isso sou vista como mal educada e fechada. Tenho poucos amigos, mas os que tenho me entendem e estão comigo ha muitos anos. Colegas vêm e vão, e também não sinto falta como vejo as outras pessoas sentirem uma da outra.

umbraal escreveu:
Eu acredito que a dependência de um ser humano com outro é criado, ou seja, quando alguém nasce rodeado de pessoas, esta criança no caso vai ser influenciada de tal forma que no futuro dependerá de companhia e a convivência com outros seres humanos.

Concordo também com isso. Vejo que como fui criada como filha única, sem família mais próxima por perto, aprendi a ficar sozinha desde criança e assim que sempre gostei. Já as pessoas com famílias maiores e muitos irmão já são mais abertas a conversas.
Ir para o topo Ir para baixo
Dommnick
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Dommnick

Mensagens 5
Inscrição 30/06/2015
Idade 25
Gênero : Feminino

Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty
MensagemAssunto: Re: Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não?   Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não? Empty1/7/2015, 03:24

soledad escreveu:

umbraal escreveu:
Eu acredito que a dependência de um ser humano com outro é criado, ou seja, quando alguém nasce rodeado de pessoas, esta criança no caso vai ser influenciada de tal forma que no futuro dependerá de companhia e a convivência com outros seres humanos.

Concordo também com isso. Vejo que como fui criada como filha única, sem família mais próxima por perto, aprendi a ficar sozinha desde criança e assim que sempre gostei. Já as pessoas com famílias maiores e muitos irmão já são mais abertas a conversas.

Eu acho que a dependência é algo bem, hm... fluido. 👽 Dá pra você mudar ao longo do tempo, mas creio que sem perder sua real essência, sabe? Não sabemos até que aspecto podemos aceitar o conceito do ser humano com "ser social". Talvez de modo mais abrangente sim, mas não "microscopicamente".

Olha, até há menos de dois anos atrás, tinha seríssimos problemas com isso. Eu era muito introvertida DENTRO e FORA da minha família. A diferença é que eu tenho irmãos (3) e uma mãe tagarela, mas mesmo assim nunca fui de me entrosar muito. Eu ficava TEMPOS sozinha dentro de casa, tinha poucos amigos e ainda sofria muito da famosa "bateria social" (não sei se já falaram disso anteriormente, mas vou explicar):
Eu tô lá, super conversando com os meus amigos e tal. Socializando, pra resumir. A gente se fala frequentemente (sala, intervalos, internet) e até aí tá tudo ok. Para muitos introvertidos, existe a "bateria social", que vai sendo gasta ao longo da sua socialização durante um período de tempo.
Quando essa bateria "acaba", eu acabo fugindo completamente dos meus amigos. Não queria falar com eles o dia inteiro, ficava só ouvindo música e estudando e não voltava com ninguém pra casa. Eu tinha raiva de que viessem falar comigo o tempo todo, que droga! Mas mesmo assim achava triste fazer isso com eles, tanto porque eu tinha medo deles acharem que eu tava com raiva ou algo do tipo. Depois de um tempo eu voltava a falar normalmente com o povo e... life goes on, you know.

Depois de entrar pra escola nova, eu fui meio induzida a ser mais sociável, de modo a equilibrar a minha introversão. Comecei a ser mais atenciosa, carinhosa, menos tímida e por aí vaí. E minha "bateria" ficou beeeeeem mais estável e ocorre com muito menos frequência do que antes. Mas foi uma questão de sobrevivência mesmo, não era algo que eu creio que iria criar sozinha com o passar do tempo se não houvesse esse fator externo. Tenho, hoje em dia, muitos amigos distantes (acho triste a minha impossibilidade de criar melhores amigos no meu novo lugar) mas mesmo assim valorizo estes e os amigos mais próximos DEMAIS.

Respondendo à pergunta diretamente, sei que eu poderia me virar sozinha  antigamente, mas é como o Ringo Starr diz: "I'll get by with a little help from my friends".sunny Acabei me tornando dependente da amizade, mas não creio que ela seja importante para todos, pois cada um é cada um, certo?!
Nem preciso falar que eu considero o tempo gasto com amigos infinitamente mais precioso do que com o namoro imposto por padrões da sociedade(lê-se aquele amor que as pessoas escrevem, falam e escrevem músicas mais pelo contato físico do que pela conexão mental) dos dias de hoje, né?!

P.S.: Pra mim não tem essa de "ninguém é feliz sozinho". Você pode ser sozinho, seja no relacionamento amoroso ou na amizade, e ser mais feliz do que se tivesse um desses. Sem gente forçando a barra. :albino:
Ir para o topo Ir para baixo
http://thedruidleague.tumblr.com
 

Conexão / Relacionamentos e Contato - Necessários ou não?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Demissexualidade: relações com conexão!
» Conexão repórter na globo
» Entrevista sobre assexualidade
» Relacionamentos
» Meu primeiro contato

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-