InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty
MensagemAssunto: Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade   Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty2/11/2012, 21:27

Olá pessoal sorrindo

Estou criando mais um tópico pois encontrei um artigo na internet que refuta a ideia de assexualidade, mas é perceptível que ele contém alguns erros, e como acredito que os dois maiores problemas da assexualidade, hoje, são o desconhecimento ou o conhecimento incorreto da orientação sexual e a falta de aceitação, resolvi fazer um comentário no post do artigo refutando os argumentos que considerei incorretos.

Iria, primeiramente, fazer o comentário e depois mostrar a vocês, no fórum, para que também comentassem corrigindo os meus erros (que devem ser muitos) e acrescentando elementos que eu houvesse esquecido, mas meu comentário ficou muito grande (novidade :P ), e não coube no campo de comentário do site, por isso resolvi colocá-lo aqui para que pudéssemos, juntos, construir este conhecimento, inclusive com a participação do autor do artigo, o qual irei convidar para mostrar a nossa opinião.

O artigo, para quem tiver interesse em ler, está NESTE SITE.

Pois bem... Agora vamos para o meu comentário que foi grande demais para ser colocado no próprio site.

Citação :
Dito isso, por que a proposta dos assexuais é um retrocesso? Porque, indo na contramão da psicologia e de todo o conhecimento científico acumulado até agora, identifica a relação sexual com a orientação sexual, quando a segunda inclui a primeira, podendo esta ser seu resultado ou não. Em suma, para o assexual, o hétero é hétero porque 'transa' exclusivamente com alguém do sexo oposto. É um erro conceitual, que cheira a naftalina e não faz jus ao conceito de orientação sexual.

Perdão, mas esta parte do artigo contém uma opinião incorretamente atribuída aos assexuais. Nos artigos mais básicos sobre assexualidade, há exatamente uma desconstrução desta ideia, até porque uma relação sexual não é feita somente tendo como base a atração pelo sexo do parceiro, e as pessoas não mantêm relações sexuais por motivos diversos, não incluindo somente a falta de desejo. Inclusive, existem pessoas que se identificam como assexuais e relacionam-se sexualmente sem que este fato anule a sua identificação sexual.
A ideia mais aceita, hoje, de assexualidade, é a falta de atração sexual. Mas a comunidade assexual não afirma que os assexuais não são dotados de sexualidade, pelo contrário, pois aceitamos (ou parte aceita, pois não conheço a opinião de todos) a ideia de que a sexualidade é universal e inerente ao homem, o que muda é a forma com que ela se manifesta em cada pessoa.

Citação :
É verdade que, há um certo tempo, já se sabe que hétero, homo e bi são tipos ideais. Como tenho defendido, não existe entre eles fronteiras: existe um degradê, e há pessoas que ficam entre as cores intermediárias, difíceis de encaixar nas três orientações clássicas. Os exemplos são muitos, do homem que curte exclusivamente travestis à travesti que se relaciona com mulheres exclusivamente.

Este é um conhecimento aceito pelos assexuais. Não acreditamos que a sexualidade humana seja baseada somente em rótulos bem definidos, mas sim em um continuum, um degradê. Para mais fácil percepção, torna-se conveniente materializar essa ideia de continuum em um triângulo, em que cada ponta representaria uma orientação sexual, ou seja, há a ponta da heterossexualidade, da homossexualidade e da assexualidade. Então, entre a homossexualidade e a heterossexualidade há a bissexualidade, e o espaço dentro deste triângulo comportaria as variações da sexualidade humana já que, como disse anteriormente, a sexualidade manifesta-se diferentemente em cada pessoa.

Citação :
Retomando o exemplo do heterossexual, existirão aqueles héteros que mantêm relações sexuais, os héteros que as mantêm em excesso (satiristas ou ninfomaníacas) e os héteros que não mantêm qualquer relação ('assexuais'): havendo atração pelo sexo oposto, e tomando essa atração ou desejo em sua acepção ampla, que inclui a afetividade – amor Eros –, a pessoa é hétero. 'Transar' ou 'não transar' é apenas um detalhe... Não deixa de ser, aliás, comum observar que os assexuais mesmo dizem que não gostam do sexo em si, do ato em si – mas gostam do carinho, do afeto, do companheirismo e até do toque (não genital ou erotizado) de companheiros, com quem se envolvem, se apaixonam e gostam de dividir suas angústias e sentimentos. Lamento dizer: mas isso não é assexualidade. É a mesma velha e conhecida sexualidade humana, com a única diferença de não resultar ou não levar ao ato genital.

Não acreditamos que pelo fato de uma pessoa não fazer sexo ela é, necessariamente, assexual. As pessoas não mantêm relações sexuais por diversos motivos, a assexualidade é apenas um deles, pois há a frigidez, a falta de oportunidade, o celibato, dentre vários outros.
Por mais que tentemos ampliar a concepção das orientações clássicas, não seria possível abranger a falta de desejo sexual, pois, da mesma forma que a ciência credita credibilidade à ideia da veracidade das orientações clássicas, ela determina que o desejo sexual é universal, portanto, dentro da concepção aceita cientificamente, ser heterossexual, bissexual ou homossexual abrange, necessariamente, a presença de atração sexual. Mas, como não sinto atração sexual, eu seria o que então? Um portador de uma patologia? Teria o transtorno do desejo hipoativo? Não é o que os exames que já realizei identificaram.
E, entendo que a sua concepção ampla de sexualidade poderia abranger grande parte das pessoas que identificam-se como assexuais, mas, além da ideia não ter respaldo científico (pois, como disse, ser humano é sentir atração sexual para a ciência), não abrange todos os assexuais, pois também existem aqueles que, como eu, não apreciam o carinho, o afeto, o companheirismo, o toque, e todos os outros elementos atrelados à relacionamentos amorosos. Logo, as orientações sexuais clássicas não são suficientes para abranger a minha sexualidade.
PS: Não concordo com os postulados científicos, mas utilizei alguns deles na minha argumentação pelo fato do artigo utilizar o respaldo deles na tentativa de provar a inexistência da assexualidade.

Os meus argumentos mostram o porquê de eu não concordar com a visão do autor de assexualidade, mas, claro, eu sou imperfeito e a minha reflexão pode conter vários erros, e, exatamente por isso aceito críticas e correções à minha argumentação.


Última edição por Lelouch em 2/11/2012, 21:55, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Apenas editei com o objetivo de corrigir um errinho de português)
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador
Admin
Admin
Fundador

Mensagens 449
Inscrição 16/08/2009
Idade 15
Gênero : Masculino

Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade   Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty4/11/2012, 02:02

Meu caro, seu texto está excelente.

PS: O nush sugeriu promover vc a adm do fórum. Acho que ele fará isso em breve.


Atenção

Este perfil não é mais utilizado por ninguém. Para falar com os administradores, envie mensagem privada para Sha, Romântico, Sam ou envie um e-mail para assexualidade.com.br@gmail.com

Evite responder mensagens antigas desse perfil.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.assexualidade.com.br
bumblephoenix
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
bumblephoenix

Mensagens 4
Inscrição 28/11/2012
Gênero : Feminino

Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade   Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty5/12/2012, 22:42

Mesmo se o autor estivesse correto em afirmar que a falta de desejo erótico seja uma característica já inclusa no leque das orientações clássicas (nunca vi isso em nenhuma pesquisa sobre identidade/orientação), ainda teríamos o detalhe da praticidade da denominação.

Quando se diz heterossexual, presume-se que haja toda uma gama de padrões fisiológicos e psicológicos relacionados a vários níveis de atração pelo sexo oposto. Isso inclui desde características abstratas como personalidade, humor, intelecto; a características físicas como estilo de vestir-se, de portar-se, tipo físico. Mas em algum ponto desse agregado está inclusa a atração sexual, independentemente desta incluir em si o ato genital. Ou seja, sexo é um fator. Um de vários, mas é. E quem se identifica heterossexual reconhece isso.

E um heterossexual que não tem atração sexual, mas tem a afeitva? É um heterossexual assexual ou um assexual heterossexual?

E quem não tem atração por nenhum gênero, nenhuma identificação, não se encaixam em nenhuma orientação clássica?
E quem teve atração sexual só uma vez na vida?
E quem vive com outra pessoa sem contato físico ou declarações de amor romântico, mas compartilhando intimidades e confianças tais que um casal, é o quê? Só amigo?

Olha, ao que parece, o autor e nós aqui estamos tentando definir a mesma coisa, o degradê indefinível dos relacionamentos humanos.
Só que ele quer expandir e nós queremos adicionar.

Nós também estamos confusos quanto às denominações.

Pessoalmente, eu poderia me identificar como assexual-bissexual-mas-com-imensa-preferência-pelo-mesmo-gênero-afetivo-romântica-com-raríssimas-instâncias-de-desejo-sexual-blablabla....

Eu me identificar assexual ou bissexual não vai diminuir o quanto de explicação terei que dar eventualmente =P

Em suma, definições de identidade e orientação são, no máximo, pontos de referência. E são dinâmicos. É uma flexibilidade prática, não uma delimitação literal.

E exatamente por isso que não gostei do tom em que o autor apresentou sua visão, debochando de alternativas ao seu pensamento sem sequer citar qualquer instância desse corpo de evidências no qual ele afirma se basear.





Última edição por bumblephoenix em 5/12/2012, 22:44, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correções ortográficas.)
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
Aprendiz
Aprendiz
Gabriel

Mensagens 54
Inscrição 09/11/2012
Idade 34
Gênero : Masculino

Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade   Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty11/2/2013, 23:08

Me aflige constatar o fato de que a comunidade LGBT, vem no decorrer dos anos adotando uma prática de não-aceitação e explícita intolerância com aqueles que se julgam assexuais. É uma lástima.

Gozo de uma imensa admiração e apoio a esse grupo. Vibro com as suas conquistas históricas (casamento gay, adoção de filhos por casais homossexuais). Não obstante, me enturva as seguidas críticas e desaprovações perpetradas pelos gays.

Considero um ato hipócrita, determinado grupo afirmar ser contrária a ideia de julgar com preconceito os sujeitos pertencentes a uma minoria sexual, e, simultaneamente, proferir dizeres intolerantes contra um outro grupo que também integra a comunidade das minorias sexuais.

DESEJO MENOS HIPOCRISIA NO MUNDO!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Gioberto
Sabido(a)
Sabido(a)
Gioberto

Mensagens 335
Inscrição 11/01/2013
Gênero : Masculino

Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade   Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty13/2/2013, 16:56

Disse tudo!
Ir para o topo Ir para baixo
Adriano
Novato(a)
Novato(a)
Adriano

Mensagens 38
Inscrição 15/12/2013
Idade 49
Gênero : Masculino

Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade   Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty19/12/2013, 21:43

Gostei muito do embate intelectual sobre o artigo.

Só gostaria de acrescentar que identifico na não aceitação da assexualidade pela comunidade LGBT questões de cunho político pela possibilidade de perda de membros e simpatizantes desta que identificam-se como assexuais, enfraquecendo seu movimento.
Ir para o topo Ir para baixo
Lanisvaldo Silva
Aprendiz
Aprendiz
Lanisvaldo Silva

Mensagens 61
Inscrição 14/12/2013
Idade 50
Gênero : Masculino

Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade   Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty19/12/2013, 22:12

Acredito que a assexualidade seja apenas um rotulo, assim como a heterossexualidade, homossexualidade e bissexualidade e isso por si só não define bem ninguém e até concordo com o autor do texto que a sexualidade é uma questão ampla que não envolve apenas o ato sexual em si e sim um conjunto de sentimentos e manifestações do ser humano para com outro, no entanto, uma coisa não pode ser negada .. existem pessoas que não sentem a necessidade do ato sexual e para falar a verdade sempre considerei a existência dos assexuados românticos como uma lacuna dentro da assexualidade, pois realmente carinhos, afeto e companheiros estão imbuídos dentro da sexualidade .. no final das contas assexualidade nada mais é que um rótulo para pessoas que não apreciam o ato sexual, talvez no futuro encontremos um termo que linguisticamente seja menos excludente com a questão dos que hoje são enquadrados como assexuados românticos .. tudo é apenas uma questão de termos ..
Ir para o topo Ir para baixo
The 2D
Mestre
Mestre
The 2D

Mensagens 808
Inscrição 20/11/2013
Idade 28
Pensamento "Oh no, uiu"
Gênero : Masculino

Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade   Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty19/12/2013, 23:46

Pelo que eu vi, o autor de forma alguma conhece a diferença entre o Celibatario e o Assexual.
E ele fez o texto (mesmo que sem perceber) em cima do conceito do Celibato. (Em resumo, as pessoas que sentem atracao e desejo mas controlam seus impulsos seja por motivo religioso ou pessoal)
Fiquei um pouco chateado de ler isso pois tenho Certeza de que ele nao é o unico que pensa assim.
Ir para o topo Ir para baixo
Turunah
Mestre
Mestre
Turunah

Mensagens 866
Inscrição 24/06/2011
Idade 60
Gênero : Masculino

Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade   Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty19/12/2013, 23:55

No estilo do Tio Chato:
"... essas "novas" sexualidades não têm realmente muito a dizer...."
Se você for escrever algum artigo que mereça ser lido atentamente do começo ao fim, não comece mal. Dizer que assexualidade é uma sexualidade é desconhecer na gramática portuguesa o significado da partícula "a" que antecede a palavra. Mas, relevemos por enquanto.

"O que vejo acontecer hoje é que virou uma festa." - que bom, festa é sempre coisa muito boa.
"... até podemos admitir (...) outros tipos de atração que comportem a fluidez e/ou a transição entre os gêneros."
Gênero? O que tem a assexualidade a ver com gênero, número ou grau de sexualidade?

"... têm tencionado um reconhecimento da assexualidade como uma verdadeira "quarta" orientação sexual à parte."
Continua a falar em orientação. O assexual não se orienta ao sexo, não se dirige ao sexo, não tende (philos) ao sexo, logo, não se trata de orientação.

"... a ideia é que o "a-" representa a ausência de interesse por relações sexuais"
Não é uma ideia nossa, o "a" é uma partícula de negação desde o tempo em que Camões enxergava com dois olhos. Se o nome diz "assexual", deve ser lido como "assexual".

Agora é que a porca se enforca em seu rabo contorcido:
"A primeira delas diz respeito ao conceito de sexualidade: um conceito amplo, que passa pelas sensações físicas provocadas por diferentes estímulos e vai até o ponto de conter as próprias orientações sexuais em si. Adultos têm sexualidade. Idosos têm sexualidade – mas, vale dizer, crianças também têm sexualidade, ainda que seja difícil determinar, nas mais tenras idades, qual seja sua orientação sexual."
Por que é difícil determinar a orientação sexual das crianças? Será por que o sexo nelas não está orientado, direcionado, voltado para... o sexo? Será que a sexualidade nelas é apenas o conjunto das "sensações físicas provocadas por diferentes estímulos" e que ainda não foi ao "ponto de conter as próprias orientações sexuais em si."? Será que as crianças não se interessam por nenhum dos gêneros sexuais conhecidos?

"Quem nunca ouviu falar das fases oral, anal, genital..."
Já ouvi falar, sim. Pena que não seja nada científico e, mesmo que fosse, apenas confirmaria a ideia de que as "sensações físicas provocadas por diferentes estímulos" seguem um padrão de desenvolvimento progressivo determinado pelo desenvolvimento do sistema nervoso como um todo. A criança, na fase oral ou na anal não está desenvolvendo a sexualidade - que é um conceito oriundo da socialização da criança através do desenvolvimento do pensamento e da linguagem - mas apenas desenvolvendo seu sistema nervoso central e periférico.

"Essa verdade indica o óbvio..."
Não, amigo. É o óbvio que indica a verdade. Aquilo que as evidências mostram no caso do desenvolvimento infantil é apenas isto: a formação de quadros de resposta de prazer a certos estímulos feitos a áreas mais sensíveis do corpo. Mas vamos acompanhar o... raciocínio:

"(...) sexualidade vai muito além do ato sexual genital, do aquilo naquilo. (...)
Sim. Temos o aquilo na mão e a mão naquilo, coisas que se podem fazer sozinho, inclusive a criança de berço o faz. O "aquilo naquilo" não se pode fazer sozinho (até o quanto eu saiba), e é por isto que entramos na fase social, em que o ser interage (e completa seu desenvolvimento) através de símbolos.

"Dentro desse espectro amplo da sexualidade, insere-se a orientação sexual, com o que se compatibiliza."
Pois bem, a orientação sexual é mesmo compatível com a sexualidade, uma vez que participam de uma mesma raiz: sexo. Mas enquanto estávamos falando de fase oral e fase anal (e até fase fálica, na pré-adolescência) estávamos falando de mera fisiologia humana, não de sexualidade. Esta apenas irá se esboçar pela interação social e pelo direcionamento desta fisiologia para uma ou outra das várias possibilidades de compartilhamento destes estímulos e respostas: com pessoas com igual fisiologia apenas, com pessoas de fisiologia diferente, com pessoas de qualquer quadro fisiológico? Começamos a falar de orientação sexual e, portanto, de sexualidade.

"(...) é evidentemente que essa atração/desejo não se esgota no ato sexual, nem mesmo no desejo de realizá-lo. O desejo, aqui, deve ser tomado em uma acepção igualmente ampla, na qual o ato sexual se insere, mas que não se esgota nele e chega, inclusive, a abarcar a afetividade."
Sim, neste estágio social a afetividade começa a pensar e discursar através da orientação que o sujeito dá a sua fisiologia. Tudo começa a tornar-se simbólico: charutos tornam-se mais que charutos, embora algumas vezes sejam apenas charutos.

"Ninguém é hétero porque "transa" exclusivamente com alguém do sexo oposto: a pessoa "transa" exclusivamente com alguém do sexo oposto porque é hétero."
Quase seria perfeito o que você disse. Veja bem: Ninguém é assexual por não transar com nenhum dos gêneros (alguns assexuais podem até terem transado, transarem ou virem a transar, seja com um dos gêneros ou seja com outro, ou com ambos, sabe-se lá), mas a pessoa que não transa com nenhum dos gêneros apenas PODE ser um assexual. Há muitos motivos e razões que podem levar pessoas perfeitamente sexuais a jamais transarem (celibato, alguma disfunção hormonal, etc, por exemplo) mas não seriam assexuais por conta disto.

Neste ponto eu falo: Há que se compreender a diferença entre interesse e desejo. As pessoas que têm interesse sexual mas não têm desejo são pessoas que sofrem. São pessoas limitadas, que não conseguem ou não podem direcionar a vontade que têm. São como homossexuais reprimidos por terem interesses homossexuais mas não poderem liberar sua libido neste sentido. A sexualidade destas pessoas de exemplo é orientada ao homossexualismo mas seu desejo é obrigado a seguir caminho fisiológico diverso. E, voltando ao assexual, embora haja desejo (erotismo fisiologicamente considerado), esta libido não é orientada a nenhuma relação sexual genericamente considerada, simplesmente por não haver interesse em aplicar esta força natural.

Voltando ao seu texto, quando diz "a pessoa "transa" exclusivamente com alguém do sexo oposto porque é hétero." você está negando a existência daqueles que, mesmo sendo homossexuais, sempre transaram, transam e transarão até a morte apenas com alguém do sexo oposto -  e suspeitamos que existam muitos neste armário!

"Tendo isso como pano de fundo, não é difícil chegar a seu resultado lógico: o ato sexual é resultado da orientação sexual, e não seu determinante."
Para mim, tendo tudo o que você disse como pano de fundo, é muito difícil chegar a esta sua lógica. Os atos sexuais ocorrem mesmo quando estamos inconscientes, sob efeitos de drogas que alteram nossa percepção, até bestas irracionais o fazem! Basta a fisiologia da espécie exigir dois dna's diferentes para reproduzir um único indivíduo, teremos ato sexual. Já orientação sexual é coisa humana, demasiado humana. Nem o ato sexual determina orientação sexual, nem orientação sexual determina comportamento sexual, pois são coisas de naturezas distintas.

"Mais ainda: pela própria amplitude do conceito de sexualidade e, compatível com ele, orientação sexual, esse ato sexual (= genital) pode ser resultado da orientação... Ou não."
Pois é... "Ou não" - Um resultado acidental, você quis dizer. Não um efeito incondicional nem uma causa necessária, você quis dizer. O comportamento pode ou não ser resultado da orientação. A orientação não é causa necessária do comportamento. Daí pode-se deduzir que o comportamento também pode ocorrer sem orientação... Ou seja, estamos falando de coisas desconectadas... ou desconexas?

"(...) indo na contramão da psicologia e de todo o conhecimento científico acumulado até agora (...).
Cara, ainda bem que Galileu foi na contramão do conhecimento científico da época dele... E nada mais digo que Thomas Kuhn já não tenha dito.

Que a proposta dos assexuais "(...) identifica a relação sexual com a orientação sexual, quando a segunda inclui a primeira, podendo esta ser seu resultado ou não."
Ou não... Parece Caetano Veloso...
Primeiro, os assexuais não afirmam que o comportamento sexual seja o mesmo que a orientação sexual deste comportamento. Afirmamos, sim, que podemos exibir eventualmente comportamentos sexuais sem termos - por isto ou para isto - nenhuma orientação sexual. Os assexuais afirmam que ambas são coisas completamente distintas mas que se confundem nas cabeças dos sexólogos. Desejo (e comportamento) não determina orientação (interesse).

"Em suma, para o assexual, o hétero é hétero porque "transa" exclusivamente com alguém do sexo oposto. É um erro conceitual, que cheira a naftalina e não faz jus ao conceito de orientação sexual."
Você nada compreendeu do que seja um assexual e, principalmente, do que ele pensa a respeito de si mesmo e do conceito de orientação sexual. Sua atitude de colocar frases equivocadas na boca de assexuais apenas e tão somente para levantar mais uma bandeira discriminatória contra a minoria das minorias tem cheiro de... de...  de naftalina misturada a pólvora. Faça JVS, amigo, não faça guerra.

"Desse ponto de vista, portanto, a suposta assexualidade, excluindo-se os casos em que se instalou por traumas..."
Não. Está você novamente confundindo falta de comportamento com falta de orientação. Traumas podem inibir comportamento, traumas podem inibir orientações, mas estamos falando de eventos distintos, de traumas agindo em regiões distintas da natureza humana.

Assexual "não é uma "quarta" orientação sexual"
Sim, nunca dissemos o contrário. Não temos orientação alguma, com exceção de alguma eventual orientação romântica, que é outra coisa. Tem a ver com lirismo...

Assexualidade é " tão somente um dos resultados possíveis das três orientações sexuais clássicas, no que diz respeito ao ato."
Tá. Segundo você é apenas a falta de comportamento sexual, havendo orientação. Mas e os depoimentos de pessoas que já experimentaram sexo, sob qualquer gênero, pessoas que até hoje o praticam apenas por amor, pessoas que por amor se predispõem a praticá-lo, pessoas que o praticam apenas por conveniência ou necessidade social, por não saberem que o desinteresse por sexo é normal, é possível, é real em muita gente feliz.

O restante de sua argumentação é apenas tentativa de reforçar o que você já disse antes e, portanto, vamos ao final:

"Afinal, quem foi que disse que sexualidade, atração, desejo, orientação se esgotam em sua dimensão física? "
Pois é, até os anjos têm gênero... Que um anjo gay te ilumine, meu filho.
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade   Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty20/12/2013, 00:13

Minha reação ao ler o que o Turunah escreveu:

Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade 1525666_760929730588425_1470647866_n

I like it.
Ir para o topo Ir para baixo
lee nunes
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
lee nunes

Mensagens 1524
Inscrição 12/12/2012
Idade 29
Gênero : Masculino

Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade   Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty20/12/2013, 00:21

Citação :
porque a transa é só um detalhe no conceito de orientação sexual
pode-se concordar com isso.... mas é uma orientação SEXUAL, se tem sexo no nome ele queira quer nao esta envolvido na ideia da coisa (me corrijam se eu tiver falando besteira). o que eu não gostei, e achei extremamente triste foi a forma com que ele colocou a ideia e a discutiu :/ ele de forma alguma procurou respeitar e estudar as pessoas que comentaram no post..... ele simplesmente olhava o que nossos amigos escreveram, meio que ignorava, disia que tava errado e procurava, fixamente defender de que ele estava certo e ponto final :/ , as pessoas daqui discutem com tanta compreensão, e com tanto respeito, que as veses eu esqueço que no mundo lá fora não é bem assim :/

e turunah, ótimo texto... apesar de eu nao gostar de textos grandes me obriguei a ler tudo pq valia a pena :P
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 34
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade   Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty20/12/2013, 00:28

Uma coisa que observo em algumas pessoas é quando eu falo sobre assexualidade, vejo a mesma reação que o cara que escreveu o texto ali.

Tenso.
Ir para o topo Ir para baixo
Turunah
Mestre
Mestre
Turunah

Mensagens 866
Inscrição 24/06/2011
Idade 60
Gênero : Masculino

Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade   Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty20/12/2013, 00:30

lee nunes escreveu:
... apesar de eu nao gostar de textos grandes me obriguei a ler tudo pq valia a pena :P
O quadro branco aqui embaixo diz "resposta rápida"... não "resposta curta". Reclame com o Saulo.
 :joker:
Ir para o topo Ir para baixo
lee nunes
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
lee nunes

Mensagens 1524
Inscrição 12/12/2012
Idade 29
Gênero : Masculino

Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade   Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty20/12/2013, 00:53

Turunah escreveu:
lee nunes escreveu:
... apesar de eu nao gostar de textos grandes me obriguei a ler tudo pq valia a pena :P
O quadro branco aqui embaixo diz "resposta rápida"... não "resposta curta". Reclame com o Saulo.
 :joker:

aaaaa vc entendeu errado tuh  Crying or Very sad  Crying or Very sad  Crying or Very sad  Crying or Very sad  Crying or Very sad  Crying or Very sad  Crying or Very sad rs nao estava a reclamar mas é pq meu defict de atenção muitas veses me fas pular textos longos :/  assuntos como esse nao se pode discutir com textos curtos.... o certo é ter liberdade pra desenrolar o assunto com propriedade mesmo
Ir para o topo Ir para baixo
Turunah
Mestre
Mestre
Turunah

Mensagens 866
Inscrição 24/06/2011
Idade 60
Gênero : Masculino

Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade   Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade Empty20/12/2013, 01:11

Estou brincando, Lee. feliz

Mas é que assexuais são criaturas que jamais deveriam existir na opinião de cientistas... ops... mas o que é isto? ->
Astrônomos encontram estrela que não deveria existir

Editado: o que se muda quando inventam um novo telescópio? Viva o novo modelo A2!!!
Ir para o topo Ir para baixo
 

Sobre um artigo que nega a ideia de assexualidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» O melhor artigo que já vi sobre assexualidade
» Artigo sobre a emergência da assexualidade de Mauro Brigeiro.
» Artigo: Ativista assexual sofre ataques após ir à Parada do Orgulho de Londres
» Alguma ideia?
» Ideia para livro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-