A MAIORIA DAS PESSOAS ficam excitadas e alegres ao falar de determinados assuntos e palavras - normalmente, assuntos relacionados a sexo. É impressionante o quanto elas ficam alteradas, rindo e fazendo gracinha quando se trata de algo sexual. E em como existem milhares de palavras e expressões sexuais. Na verdade, expressões que nem deveriam ser sexuais são sexualizadas, e na mente dessas pessoas tudo é sexual. Trata-se do tabu precioso. As pessoas gostam de falar sobre sexo, se interessam por sexo, mas ao mesmo tempo não querem falar sobre sexo, de maneira explícita.
Eu não sou assim. Para mim, o sexo é indiferente - e bem nojento, de vez em quando. Eu não me excito nem um pouco com essas expressões, essas palavras, com alguém falando de sexo. Mas eu me excito, sim - só que com outras coisas, com outras expressões. Respirar, por exemplo. É algo complexo. Quando se trata desse assunto, minha respiração se aprofunda (que ironia). Meu coração bate mais forte. Não sei se isso seria excitação ou apenas o jeito como a pessoa fica quando está sonhadora. Respiração, do grego piros, "fogo". A vívida e efêmera chama de nossa alma, que brilha, se alimentando de oxigênio e exalando gás carbônico. Vida.
"Respirar", "pulmões", "guelras/brânquias". Quando reflito, fico sonhadora. Quando ouço alguém falar, ou eu mesma falo, meu coração bate forte. Houve uma época - quinta, sexta série - em que eu ficava quase sem ar ao pensar em falar algo relacionado, ou me matava de rir se alguém fizesse uma piadinha. Teve uma vez que eu falei "ochigênio" para "oxigênio" - e as pessoas caíram na risada, claro. É algo estranho. Não conheço nenhuma outra pessoa que fica desse jeito quando se trata de assuntos parecidos. Mas é estranho... até o superpoder que eu sempre quis ter é relacionado a isso - respirar debaixo d'água. Meu coração bate ainda mais forte quando penso nisso. Qual seria a sensação de a água entrando e saindo dos meus pulmões, enchendo-os de ar? (Uma expressão paradoxal, eu sei) É nessas horas que eu fico bem sonhadora.
Eu gosto de respirar. Por mais que às vezes eu deseje não precisar fazer isso - como quando alguém solta um pum perto de mim, ou está fumando um cigarro perto de mim, fala sério! -, eu gosto. O oxigênio no meu sangue, indo para todo o corpo, até meu cérebro, dando combustível para eu criar mundos fantásticos na minha cabeça, e me dando a certeza: eu estou viva. Muito viva.
E, sinceramente, respirar é melhor do que sexo!