Yaya_my escreveu: Não uso, porque o anel de coco preto possui muuuitos significados e não é exclusivo dos assexuais.
Recomendo ler pra saber mais sobre:
https://portalamazonia.com/cultura/a-historia-do-anel-de-tucum-ou-popularmente-conhecido-anel-de-coco
falando sobre o anel para os aces:
“Em 2005, foi discutido no fórum online AVEN (Asexual Visibility and Education Network), o uso do anel preto no dedo médio da mão esquerda, para representar os assexuais. No Brasil, normalmente é utilizado o anel de tucum, por sua coloração.”
O anel assexual seria identificado por ser usado no dedo médio, mas é um detalhe que passa despercebido por muitos. Geralmente não é associado a assexualidade e sim a LGBTs no geral.
E o anel também não é exclusivo dos LGBTs, pois está ligado a cultura indígena. (já vi discussões até sobre os LGBTs usarem isso com símbolo ser apropriação cultural, mas não tenho opinião formada sobre isso ainda)
Por fim, não acho ele um símbolo muito preciso da assexualidade.
Atualizando sobre o anel
Hoje na escola tivemos uma palestra de uma índia da tribo pataxó, ela falava sobre a resistência e cultura do povo indígena brasileiro, ao final da palestra a família dela entregou pra gente anéis pretos que foram confeccionados por eles mesmos.
Ela falou que esse anel é um símbolo de apoio a causa indígena.
Decidi pesquisar mais sobre e eis aqui algumas informações que eu encontrei :
“Este anel é feito a partir de uma palmeira da Amazônia. É sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas. E, as suas conseqüências. Você toparia usar o anel? Olha, isso compromete, viu? Muitos, por causa deste compromisso foram até a morte.“
Um ponto fundamental sobre a importância do anel de tucum é justamente a relevância que a peça tinha entre a comunidade negra e indígena na época do Brasil Imperial.
Isso porque o anel era uma forma possível e acessível dos escravos poderem simbolizar suas relações de amizade e também amorosas.
Assim como as alianças de ouro e prata, o anel de tucum também era uma aliança que representava a união. Por isso, usar o anel também é uma forma de simbolizar resistência e luta pelos direitos. Além disso, o mais interessante é que apenas essas comunidades entendiam o significado desse código.
também pode ser atrelado a luta de minorias por uma sociedade com igualdade.
FINALIZANDO
Entendi que esse anel carrega um significado muito importante para o povo indígena, seria certo usar ele mudando o significado?
Não condeno pessoas que usam como símbolo LGBT+, mas acho legal entender que ele não é exclusivo da comunidade LGBT e entender a origem simbólica dele.
Talvez eu mesma acabe usando porque ganhei um e achei bem bonitinho