Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FórumEntrar

Anel preto

power_settings_newInicie sessão para responder
+20
mim
OiEuSouLouie
Samira89
John666
Lex
Nephilim
Shipow
clenery
tret
Mykia377
Jujudi
S2MichelleFernandesS2
mbluedaisy
Adri Pizani
Midori Shoujo Tsubaki
Nezumi
M-Aril
Sam
Fernando
Sha
24 participantes

pollVocê usa um anel preto como forma de identificação de sua assexualidade?

Sim, uso
22
28%
Não uso
52
66%
Nenhuma das respostas anteriores
5
6%
Total de votos:
79

descriptionAnel preto - Página 2 EmptyRe: Anel preto

more_horiz
S2MichelleFernandesS2 escreveu:
Interessante. Não conhecia a história do anel preto. Porém pesquisando agora, vi que a comunidade de Swing tbm usa. Apenas não no dedo do meio por respeito a comunidade assexual. Sei tbm que cristãos usam para identificarem-se com a causa dos pobres. E uma outra vertente cristã usa para identificar-se como celibatária. Tive interesse quando vi o tópico, pois a minha interpretação é de que alguém da comunidade notando outros iguais nas ruas no dia a dia, poderiam se sentir representados e menos sozinhos. Porém, após as pesquisas, fiquei em dúvida, devido a que tantos significados poderia gerar confusão de ideologias e orientações.

Sim, por isso acredito que levaria a pessoa a conversa com a outra para conhecê-la melhor e assim saber se era realmente ace ou não. Seria uma forma de conectar as pessoas (aces) também.

more_horiz
Fala Ace blz!!! Eu tb não sabia sobre esse lance de anel. Fiquei feliz em saber. Obrigado por me ensinar. Eu não tenho costume de usar nenhum anel, mas achei a ideia bem bacana para aqueles que gostam de externar sua condição e sua causa. Eu, particularmente, não usaria nada, nem anel, nem camisa ou seja lá o que for porque não sinto essa necessidade. Aqui no grupo aprendi sobre minha assexualidade e foi libertador, mas vivi muitos anos tendo de aprender na escola da vida, errando e acertando, aos trancos e barrancos e agora, enfim, não sinto necessidade de gritar ao mundo que sou Ace porque não preciso provar nada a ninguem.
Mas a ideia é ótima!!

more_horiz
Convidado escreveu:
Às vezes uso um anel de hematita por gostar, o que faço desde muito tempo, mas nunca foi como forma de identificação da assexualidade. Não acho eficiente. Uma vez vi uma menina no ônibus com um anel preto e só fiquei na curiosidade. Se eu perguntasse sobre o anel pra ela, correria um risco enorme de ter que explicar sobre assexualidade numa situação bem estranha. Não quis ter história pra contar...

Li sobre o anel preto em um site para aces e achei interessante, uma colega minha da faculdade usava um, eu perguntei e bem, foi constrangedor pra caramba, mas ela foi bem de boas em relação a minha acedade kkkkkkkkkkk

more_horiz
Eu ouvi falar que homem com orelha furada também é um símbolo da comunidade gay, só que depende de qual orelha. Daí tem muito hétero que se preocupa em saber qual a orelha certa de furar, outros não, porque não sabem dessa história de que gay fura tal orelha. Acho que tanto o brinco dos gays, quanto o anel dos aces não dizem mais tanta coisa sobre a orientação sexual da pessoa kkkk.

more_horiz
Liah S. escreveu:
Li sobre o anel preto em um site para aces e achei interessante, uma colega minha da faculdade usava um, eu perguntei e bem, foi constrangedor pra caramba, mas ela foi bem de boas em relação a minha acedade kkkkkkkkkkk

Ela não era assexual e estava usando o anel só como enfeite, acertei?

more_horiz
Eu uso praticamente todo dia. Quando me descobri ace me senti tão feliz, tão aliviada, que eu nem me passou pela cabeça "ficar no armário". Eu já tinha sido trancada lá dentro minha adolescência inteira por falta de informação.
Eu queria gritar "eu sou ace!" ao mundo, dizer que tinha orgulho da minha sexualidade. E, assim que encontrei, comprei um anel de tucum e usei todos os dias – até que perdi, tive de comprar outro vagabundo, e agora este quebrou. Fazer o quê.

Até me ajudou quando contei para minha irmã que era ace. Ela agarrou minha mão com o anel e disse "eu sei o que isso significa!" no meio da rua com nossa mãe ao lado – e depois aquela me ajudou a explicar o rolê todo à última.

Entendo quem não gosta de usar, e acho hilário meus professores usando anéis pretos aleatoriamente, mas, para mim, ele tem um significado genuíno.

more_horiz
Eu pretendo comprar um para usar. Ver como as pessoas ao meu redor reagem já que não tenho costume de usar nenhum tipo de adereço.
Não vejo muita necessidade de me validar quanto a minha condição, mas eu estou realmente curioso para ver.

more_horiz
Apesar de achar bonito nunca consegui ter hábito de usar anéis, e pensando como forma de identificação não sei até que ponto isso seria realmente eficaz em aproximar outros aces até iria sempre ficar com aquela dúvida se a pessoa usa por ser ace ou ter algum outro significado pra ela.

more_horiz
Eu comecei a usar recentemente, mas não como forma de mostrar pros outros q eu sou ace ou algo do tipo, até pq eu n acho q muita gente saiba desse rolê do anel e pq tem vários outros motivos pra alguém estar usando um anel preto. Eu uso mais pra mim mesmo, pra me lembrar que não sou só eu que sou ace no mundo e como uma forma de me ajudar na auto-aceitação

more_horiz
Não uso, porque o anel de coco preto possui muuuitos significados e não é exclusivo dos assexuais.

Recomendo ler pra saber mais sobre:
https://portalamazonia.com/cultura/a-historia-do-anel-de-tucum-ou-popularmente-conhecido-anel-de-coco

coração ace falando sobre o anel para os aces:
“Em 2005, foi discutido no fórum online AVEN (Asexual Visibility and Education Network), o uso do anel preto no dedo médio da mão esquerda, para representar os assexuais. No Brasil, normalmente é utilizado o anel de tucum, por sua coloração.”

O anel assexual seria identificado por ser usado no dedo médio, mas é um detalhe que passa despercebido por muitos. Geralmente não é associado a assexualidade e sim a LGBTs no geral.
E o anel também não é exclusivo dos LGBTs, pois está ligado a cultura indígena. (já vi discussões até sobre os LGBTs usarem isso com símbolo ser apropriação cultural, mas não tenho opinião formada sobre isso ainda)

Por fim, não acho ele um símbolo muito preciso da assexualidade.

descriptionAnel preto - Página 2 EmptyATUALIZAÇÃO

more_horiz
Yaya_my escreveu:
Não uso, porque o anel de coco preto possui muuuitos significados e não é exclusivo dos assexuais.

https://portalamazonia.com/cultura/a-historia-do-anel-de-tucum-ou-popularmente-conhecido-anel-de-coco

“Em 2005, foi discutido no fórum online AVEN (Asexual Visibility and Education Network), o uso do anel preto no dedo médio da mão esquerda, para representar os assexuais. No Brasil, normalmente é utilizado o anel de tucum, por sua coloração.”

O anel assexual seria identificado por ser usado no dedo médio, mas é um detalhe que passa despercebido por muitos. Geralmente não é associado a assexualidade e sim a LGBTs no geral.
E o anel também não é exclusivo dos LGBTs, pois está ligado a cultura indígena. (já vi discussões até sobre os LGBTs usarem isso com símbolo ser apropriação cultural, mas não tenho opinião formada sobre isso ainda)

Atualizando sobre o anel anel preto coração roxo

Decidi pesquisar mais sobre e eis aqui algumas informações que eu encontrei :

“Este anel é feito a partir de uma palmeira da Amazônia. É sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas. E, as suas conseqüências. Você toparia usar o anel? Olha, isso compromete, viu? Muitos, por causa deste compromisso foram até a morte.“

Um ponto fundamental sobre a importância do anel de tucum é justamente a relevância que a peça tinha entre a comunidade negra e indígena na época do Brasil Imperial.

Isso porque o anel era uma forma possível e acessível dos escravos poderem simbolizar suas relações de amizade e também amorosas.

Assim como as alianças de ouro e prata, o anel de tucum também era uma aliança que representava a união. Por isso, usar o anel também é uma forma de simbolizar resistência e luta pelos direitos. Além disso, o mais interessante é que apenas essas comunidades entendiam o significado desse código.

também pode ser atrelado a luta de minorias por uma sociedade com igualdade.

FINALIZANDO anel preto
Entendi que esse anel carrega um significado muito importante para o povo indígena, seria certo usar ele mudando o significado?
Não condeno pessoas que usam como símbolo LGBT+, mas acho legal entender que ele não é exclusivo da comunidade LGBT e entender a origem simbólica dele.
Talvez eu mesma acabe usando porque ganhei um e achei bem bonitinho amor 2

Última edição por Yaya_my em 22/11/2022, 15:48, editado 1 vez(es)

more_horiz
Yaya_my escreveu:
Yaya_my escreveu:

Atualizando sobre o anel anel preto coração roxo

Hoje na escola tivemos uma palestra de uma índia da tribo pataxó, ela falava sobre a resistência e cultura do povo indígena brasileiro, ao final da palestra a família dela entregou pra gente anéis pretos que foram confeccionados por eles mesmos.
Ela falou que esse anel é um símbolo de apoio a causa indígena.
Anel preto - Página 2 F963c310

Decidi pesquisar mais sobre e eis aqui algumas informações que eu encontrei :

“Este anel é feito a partir de uma palmeira da Amazônia. É sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas. E, as suas conseqüências. Você toparia usar o anel? Olha, isso compromete, viu? Muitos, por causa deste compromisso foram até a morte.“

Um ponto fundamental sobre a importância do anel de tucum é justamente a relevância que a peça tinha entre a comunidade negra e indígena na época do Brasil Imperial.

Isso porque o anel era uma forma possível e acessível dos escravos poderem simbolizar suas relações de amizade e também amorosas.

Assim como as alianças de ouro e prata, o anel de tucum também era uma aliança que representava a união. Por isso, usar o anel também é uma forma de simbolizar resistência e luta pelos direitos. Além disso, o mais interessante é que apenas essas comunidades entendiam o significado desse código.

também pode ser atrelado a luta de minorias por uma sociedade com igualdade.

FINALIZANDO anel preto
Entendi que esse anel carrega um significado muito importante para o povo indígena, seria certo usar ele mudando o significado?
Não condeno pessoas que usam como símbolo LGBT+, mas acho legal entender que ele não é exclusivo da comunidade LGBT e entender a origem simbólica dele.
Talvez eu mesma acabe usando porque ganhei um e achei bem bonitinho amor 2

Por isso que optei usar o anel de metal e não o de coco. hehe
Inclusive, a única outra pessoa ace que conheci na vida real só veio falar comigo porque viu o meu anel e veio me perguntar se eu era ace... viramos amigos desde então.
Então eu, particularmente, acho bem legal utilizar e reparar nas pessoas que o utilizam. Sei que nem sempre a pessoa que usa vai ser ace, mas é mais provável que seja do que alguem que não usa, entendem?

descriptionAnel preto - Página 2 Empty!!!!!!

more_horiz
Sha escreveu:
Eu não gosto de usar anéis e nem poderia porque tenho alergia à metais.

Infelizmente ele não indica que uma pessoa é assexual pois muitos alos usam porque gostam e desconhecem esse significado.

CARA!!! QUE ENGRAÇADO
o assunto não tem haver com o anel de coco, mas queria falar

desde que me conheço por gente eu não encosto em alguns objetos de metais, anéis estão incluídos. não me perguntem o por que (eu não sei) mas minha família relata que é desde que eu nasci. não sei se é por trauma de nascimento (nasci por forceps) ou algum outro problema (como toc) mas eu me recuso a tocar, e desabafando, minha vida fica muito mais difícil não encostando em objetos do dia a dia. nunca achei ninguém com o mesmo problema que eu.

more_horiz
Eu uso pq adoro usar anéis, acho legal o significado do anel e tals mas fico me perguntando até aonde isso realmente importaria já que diversos grupos usam anel preto com outros significados

more_horiz
Eu nunca usei esse tipo de anel, mas agora fiquei intrigada…
Qual o motivo de vocês usarem o anel? É para reforçar a visibilidade da comunidade aroace, para identificarem uns aos outros, ou por outro motivo? Gostaria de entender pois eu talvez faça essa aquisição.
Eu particularmente tenho algo mais complexo, eu fiz uma tatuagem na minha perna de um astronauta com uma bandeira assexual, mas eu fiz essa tatuagem e todas as outras apenas pra mim mesma, fazer tatuagens é uma paixão minha, contar a história da minha vida com arte marcada na pele, mas eu não me importo se alguém vai ver ou não, não me incomoda explicar para alguém o que é assexualidade, até porque demorou muito para eu me deparar com o termo e me sentir compreendida, talvez ajude essa pessoa a reconhecer os sinais em si ou em alguém próximo desta, tenho broche com a bandeira na minha mochila, não tenho vergonha ou constrangimento nenhum, pelo contrário, sinto muito orgulho de ser assim, de dar valor as pessoas e não a algo tão banal quanto sexo.
Inclusive quero camiseta com o tema, bandeira gigante, quero livros sobre o tema, filmes, tudo o que temos direito, pois eu gosto disso, de sentir que eu não estou sozinha, que tem pessoas como eu, gosto da sensação de me sentir representada, não só com esse aspecto da minha vida mas em várias coisas, minhas camisetas são praticamente todas personalizadas, com a minha profissão, meu time, minhas bandas favoritas, das séries que eu gosto, entre outras, apenas me dei o direito de usar o que quiser, contanto que seja confortável e me faça feliz já está valendo, e pra quem acha feio ou tosco, eu não dou a mínima, eu gosto e faço a minha parte em ensinar sobre esse universo para quem desejar entender, contanto que seja respeitoso.
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder