Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FórumEntrar

descriptionSer assexual me impede de ter determinada opinião política e  religiosa? EmptySer assexual me impede de ter determinada opinião política e religiosa?

more_horiz
Bem, sei que política é um tema quase inevitávelmente polêmico, mas não tenho a intenção de dizer que um lado tem razão e outro não, afinal todos nós independente de opção política e/ou religiosa temos algo marcante em comum não é? Escrevo esse texto para tranquilizar aqueles que podem estar com as mesmas dúvidas e incertezas que eu tive, de modo algum busco gerar intrigas.
Tendo deixado isso claro gostaria de compartilhar minha experiência, eu sempre fui e continuo sendo um entusiasta de conceitos do conservador-liberalismo, mesmo não tendo me aprofundado tanto na leitura, gosto muito dos autores e conceitos, logo diria que eu meu espectro político seria de direita.
Eu acredito que um dos motivos pelo qual eu demorei para aceitar minha orientação sexual é esse, pois achava que por me considerar de direita, deveria ser hétero obrigatoriamente. Todavia, estudando mais, descobri que o conservadorismo clássico não rejeita a existência de comportamentos que se desviem dos tradicionais, mas deixa claro que devem ser um modelo de referência e que aqueles que não se encaixem devem ser respeitados.
Quando pensei por esse lado tudo ficou mais tranquilo, pois posso conciliar os ideais políticos e sociais que considero adequados, com a orientação sexual que melhor me define.
Também achava que por ser cristão não poderia ser ou me comportar como assexual, porém Cristo ama a todos igualmente, mesmo isso não sendo o que ele propôs, quem no planeta consegue se encaixar perfeitamente naquilo que Deus gostaria não é mesmo?

descriptionSer assexual me impede de ter determinada opinião política e  religiosa? EmptyRe: Ser assexual me impede de ter determinada opinião política e religiosa?

more_horiz
Não vou falar minha política, porem vou falar o que já vi na internet.

Muitos acham que se você é mais de direita, você não pode fazer parte do LGBT+ e muitos acham que se você é mais de esquerda, você tem a obrigação de gostar e apoiar os conceitos LGBT+.

A verdade é que politica é mais complexa e menos preto e branco que muitos imaginam, infelizmente, principalmente no Brasil, se tem essa visão de "se você não concorda comigo, você é contra" e muitas amizades e futuras conexões acabam ou nem começam por isso.

Mas a verdade é que devemos ter amizades com pessoas diferentes, principalmente politicamente, pois se ficamos em uma bolha politica, nunca evoluiremos. Pois no final, não existe um lado 100% correto, pois se existisse, todos estariam desse lado.

Isso pode parecer muito "em cima do muro", mas eu me inclino em um dos lados, apenas não digo para justamente não fechar portas, pois se alguém achar que eu estou do lado que "descorda" do lado dela, ela pode me ignorar, mas se não souber, ela pode me ouvir e falar sem antagonismo.

Meio que enrolei aqui, mas resumindo:

Então você, que é mais do lado conservador, não tem problema nenhum em ser assexual, mesmo se fosse gay. Existem muitos gays mais para o lado conservador, pois politica é algo maior, sexualidade sendo apenas uma pequena parte da conversa (mesmo que pareça que seja maior para certos grupos).

É exatamente como disse, Deus ama todos os seus filhos e na bíblia, pelo que eu saiba, não diz nada sobre assexualidade, e mesmo se fosse considerado um 'pecado', Deus não te amaria menos por isso, pois todos nós pecamos todos os dias, sabendo ou não.

Gostaria que mais pessoas chegassem na mesma conclusão que você chegou.

descriptionSer assexual me impede de ter determinada opinião política e  religiosa? EmptyRe: Ser assexual me impede de ter determinada opinião política e religiosa?

more_horiz
Então. Tudo o que existe, ao contrário do que Platão pensava, muda com o tempo. A questão do liberalismo é a mesma coisa, porque o que significa hoje no Brasil, Liberalismo, é diferente do que significava, no séc. XIX por exemplo. Você mesmo entendeu isso quando escreveu o seguinte:   

estudando mais, descobri que o conservadorismo clássico não rejeita a existência de comportamentos que se desviem dos tradicionais, mas deixa claro que devem ser um modelo de referência e que aqueles que não se encaixem devem ser respeitados.

O liberalismo surge como uma oposição ao Absolutismo e à religião. Naturalmente as questões da nossa época são diferentes das da época do John Locke, mas é bem curioso notar como a religião agora anda de mãos dadas com o Liberalismo.
Ser um "liberal-raiz", Lucas , significava (e não significa mais) ser tolerante e entender que a liberdade é essencial para o progresso; a liberdade de iniciativa (na economia), a liberdade de crença ou de ateísmo, a liberdade de expressão etc. Mas a questão econômica engoliu todas as demais e o liberalismo se tornou uma luta contra a existência do Estado pois ele interferiria na "ordem natural" (muito embora no séc.XVIII os fisiocratas defendiam que a ideia deles é que era "naturalista").

Continuando o raciocinio... Uma coisa que poucos sabem, é que a chamada esquerda não tinha originalmente a preocupação com direitos individuais e o próprio marxismo não dava importância para as lutas das feministas, movimento negro e a galera queer. Ironicamente, hoje, a esquerda (e gente que se intitula marxista) abraçou todas essas pautas; e acho que mandaram bem abraçando! Portanto, quem se considera liberal, pode ficar tranquilo sobre a opção pelo Lgbtqia+ , uma vez que originalmente eram os liberais que defendiam direitos das minorias.

more_horiz
O conhecimento que eu tenho de política não é tão aprofundado a ponto de eu me lembrar com 100% de clareza sobre o que a direita e a esquerda eram no princípio e se tornaram depois, mas acho importante destacar alguns pontos.
Primeiro, como já falaram, política é um campo com muitas nuances. Mesmo se você for de direita, você não precisa concordar com todas as pautas desse grupo. É importante, inclusive, discordar quando achar necessário 🙂
Também vale refletir que estamos no Brasil. A direita e a esquerda daqui são muito diferentes da esquerda e da direta de outros países. Até onde eu saiba, ainda que a esquerda esteja mais voltadas a políticas sociais, o liberalismo também se preocupa com a sociedade, pois defende a liberdade individual de cada um. Porém, me pergunto se só isso é o suficiente. Num país como o Brasil que mata mais transsexuais do que até mesmo países fundamentalistas do Oriente Médio onde é crime ser LGBT, será que só garantir a expressão individual de cada um é o suficiente? Porque o que eu observo muito da direita brasileira não radical é que eles não ligam se você é LBGT ou não, essa liberdade é garantida, contudo eles também não vêem valor em manifestações sociais que buscam empoderar ou amparar essa população, tratando a Parada Gay e personagens LGBT em filmes/novelas como "mimimi" ou como "você pode se expressar como quiser, desde que não seja na minha frente".
Enfim, ser de direita ou cristão não exclui sua assexualidade, nós hospedamos diversos pensamentos e gostos dentro de nós. Contudo, acho relevante ter em mente que "respeitar o próximo" significa coisas diferentes para cada um e nem sempre essa frase é o suficiente para garantir que o direito de todos seja respeitado, como prega o liberalismo, pelo menos não num país violento como o Brasil.
Em resumo: não há nenhum problema em ser assexual, de direita e cristão, mas sempre tenha em mente que várias pautas sociais LGBT são também pautas da nossa comunidade ace; e que estamos no Brasil, um país extremamente intolerante na qual os direitos individuais de sermos quem somos são ameaçados constantemente por ideias conservadoras radicais, como a "cura gay".
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder