Léo escreveu: Vou ~tentar~ ler a imagem :Pentão... O pessoal estava há 150 anos reclamando do quê, mesmo? Lipe, essa imagem do jornal lembra também, além de "cabeças baixas" e talvez, não, com certeza, pessoas que ganham a sensação de contato social, alienação. Foi isso que quis dizer?
Eu tenho preguiça de traduzir tudo, mas aqui alguns deles:
"A arte de escrever cartas está morrendo rápido. Quando uma carta custa nove
pences* nós tentávamos fazer elas valerem nove
pences... Agora, no entanto, nós pensamos que estamos muito ocupados para esse velho meio de correspondência. Nós lançamos uma multitude de notas curtas e rápidas, invés de sentar e ter uma boa conversa sobre um pedaço de papel"
The Sunday Magazine, 1871
* pences são equivalentes a centavos"Os donos desses jornais sensacionalistas... Eles não tentam educar os seus leitores e fazer eles melhores, mas tendem a criar gostos pervertidos e desenvolver tendências viciosas. Os donos desses jornais parecem ter apenas um objetivo, que seria aumentar a sua circulação"
Medical Brief, Volume 26, 1898
"Nossa moderna família se reunindo, silenciosa ao redor da lareira, cada individuo com sua cabeça enterrada em sua revista favorita, é talvez o resultado natural do banimento de colóquios da escola..."
The Journal Of Education, Volume 29, 1907
Resumidamente, é todo esse blá, blá, blá Whiskas Sachê apocaliptico do vídeo e de muitos lugares da nossa famigerada
interwebs... Mais de um século atrás... :P
Agora quanto a minha opinião, aqui vai: Seres Anti-sociais são dignos de respeito quanto qualquer outro grupo humano. Não acho que seja doença, falta de caráter, manipulação... Pra mim é uma característica como qualquer outra. E esse cara do vídeo pintou pessoas anti-sociais como verdadeiros monstros. Como se não pudessem amar, ter uma história pessoal, dar de encontro com acasos, ter uma família... Tudo porque o sentido exato da palavra quer dizer "Pessoa sem contato com um humano sequer" quando o nosso sentido social é "Pessoa que não gosta de festas, calor humano, abordar estranhos toda hora, contato prolongado com indivíduos ou coletivos que se reúnem com objetivo lúdico, etc." e lógico que ai fica parecendo alguém introvertido mas pessoas extrovertidas/introvertidas também podem ser anti-sociais.
Eu acho engraçado como ele praticamente fala de uma "Alavanca Mágica" que em um segundo *PUFF* você deixa ser anti-social, que seria "abaixar o telefone e conversar com a pessoa do lado"... Sabe, muitas pessoas também queriam ter uma "Alavanca Mágica" pra poder ter um discurso direto e legível, muitas pessoas também queriam ter uma "Alavanca Mágica" pra poder ter desejo romântico e sexual por outras pessoas, muitas pessoas simplesmente queriam ter essa "Alavanca Mágica" pra ter atração por pessoas de outro gênero... Mas porque ?
Porque nós somos pressionados a termos essa "Alavanca Mágica". Porque somos ensinados que nossos supostos defeitos precisam ser extirpados em favor de uma normalização, de um desejo de uma humanidade sem supostas patologias. Afinal de contas porque eles iriam entalhar na placa de ouro da Voyager 1 dois humanos que não fossem heterossexuais, musculosos, bonitos, com posturas que indicam que são sujeitos sociáveis, felizes muito longes dos "nerdões" que projetaram essa sonda que foi a primeira a sair do nossos Sistema Solar, né...