Rhoda Penmark escreveu: Fui aprovada em um concurso da prefeitura, mas não quis assumir.
Rhoda Penmark escreveu: Trabalho como vendedora em uma loja.
Não sabia... lembrava-me de vc ter falado sobre concursos em outros tópicos, pensei que fosse servidora.
Rhoda Penmark escreveu: Confesso que não tenho coragem de encarar um emprego público.
Ué?! Salvo exceções, na iniciativa privada é maior a pressão e menor o salário.
Se vc houvesse dito que tem medo de empreender, até compreenderia.
Rhoda Penmark escreveu: Deve ser uma pressão absurda, e eu não estou preparada para isso.
Trabalhei em vários órgãos públicos... posso lhe garantir que cada um é bem diferente do outro, em vários aspectos, entre eles o volume de trabalho (e a pressão que vc mencionou), a remuneração, etc.
Rhoda Penmark escreveu: O dinheiro, definitivamente, não vale a pena.
Valer a pena ou não é algo que depende do ponto de vista.
Embora o cargo público anterior fosse BEM mais tranquilo, e o local de trabalho mais próximo de onde moro, a diferença de remuneração era significativa (ao menos para mim). Então, quando vez ou outra estou chateado com algum problema no atual, e me recordo de como era antes, lembro-me dos cerca de R$ 13.000,00 a mais por ano (mil a mais por mês + 13º)... e aí passa.
hehehe
Usando a calculadora de juros compostos do ótimo site Clube dos Poupadores (do Leandro Ávila), com uma projeção bem conservadora de 0,3% ao mês
acima da inflação (dá para se conseguir mais), investindo apenas os R$ 1.000,00 a mais por mês e desconsiderando os R$ 1.000,00 do 13º, temos, em 20 anos, mais de R$ 350.000,00 (acima da inflação... se considerarmos o total bruto, incluindo ela, daria mais de 600 mil reais)!
Ou seja, considero que, no meu caso, valeu a pena estudar para concursos e mudar de órgão público.
Permanecendo no anterior, a meta da Independência Financeira (que mencionei
em outro tópico) demoraria mais a ser atingida. Na iniciativa privada, talvez não chegasse a atingir o primeiro milhão nem na terceira idade...