Leila escreveu:(...)
Notícias tristes e revoltantes: até quando?
até ao momento em que as notícias boas não derem espaço sequer às tristes e revoltantes.
às vezes sinto que é um pouco efeito bola de neve. do you want to build a snowman?
Leila escreveu:(...)
Notícias tristes e revoltantes: até quando?
Rhoda Penmark escreveu:Aparentemente, o bullyng foi um fator determinante para causar essa tragédia. Me fez lembrar do massacre da escola de Realengo, em 2011.
Eu sofri agressões físicas horríveis de outros alunos quando estava no ensino médio. Alguns alunos me davam chutes e socos, outros passavam a mão nas minhas partes íntimas (por cima da roupa, mas mesmo assim, a sensação é horrível, acreditem) e, em uma das piores agressões, enfiaram minha cabeça dentro de um vaso sanitário usado.
Hoje eu não penso assim, é claro, mas naquela época, não me faltou vontade de cometer algum ato de violência.
Romântico escreveu:
Assim como você, sofri bullying na infância e início da adolescência. Infelizmente, a punição contra quem o pratica (quando acontece, pois às vezes nem punição há) é extremamente branda. E quando se ataca alguém que já é perturbado mentalmente, crimes como o de Columbine, de Realengo, de Suzano, acontecem. Foi inevitável a lembrança desses primeiros ataques, quando o último ocorreu...
Uma coisa que meu pai fez me ajudou muito: incentivou meu irmão e eu, ainda pequenos, a lutarmos judô.
Nunca provoquei ninguém, no entanto era constantemente provocado.
Era comum jogarem bolinhas de papel com durex em mim e esconderem meu material, durante a aula, já tentaram me empurrar da escada, fora as vezes em que quiseram me socar ou chutar. Porém, quando aprendi a me defender, passei a reagir. Por várias vezes fui levado à diretoria, mas, felizmente, a diretora sabia que eu era bom aluno e que só reagia quando era provocado, então nunca fui advertido ou suspenso, pelo contrário, ela me defendia quando aparecia alguma mãe reclamando de que havia batido no filho. A maioria dos problemas ocorreu até a antiga quarta série. Depois mudei de escola, e lá tive menos problemas (embora tenha ido para a diretoria por algumas vezes também).
......
Rhoda Penmark escreveu:Na verdade, eu não falava em bater de volta, pois sempre fui magra e com pouca musculatura, então meu porte físico não permitiria.
Quando eu falei em "cometer algum ato de violência", eu falava de algo muito mais drástico, se é que me entende. E garanto que oportunidade de fazer isso nunca me faltou.
Mas, felizmente, eu nunca fiz nada (apesar de ter sentido vontade, confesso). Então, hoje em dia prefiro nem pensar muito nisso.
Frank_Hase escreveu:Peço licença porque queria "testar" essa ideia aí! senão a gente fica como os Alcoólicos Anonimos, onde um fala e os outros só aplaudem.
Frank_Hase escreveu:A questão do Bullying (que voltou a ser notícia) é bastante subjetiva, viu.
Porque eu devo até ter sofrido, na infancia, mas não me lembro. Tem coisas que ferem muito a pessoa e ela guarda pro resto da vida (no meu caso, a morte horrível que a minha mãe enfrentou, ou o sofrimento do meu pai com diabetes, que infelizmente morreu também).
Por isso te digo que, se fizeram bullying comigo, foi um negócio tão besta que nem me lembro mais.
Frank_Hase escreveu:Mas uma coisa te digo, nunca fui forte – sempre meu peso esteve abaixo da média – e nunca gostei de briga, só que eu utilizava minha inteligência para jogar alguém muito forte contra alguém que eu queria que levasse umas porradas; e dava certo, porque pros caras mais fortes sempre falta um pouco de cérebro. Não é discriminação não! Muitas vezes, os "fortões" têm um grande coração e são os melhores amigos dos caras inteligentes. Mas, me parece, que são menos inteligentes que a média.
Portanto, não estou simplesmente “diminuindo” ou subestimando os sentimentos de ninguém. Estou dizendo que é subjetivo e que, então, as pessoas vão dimensionar aquilo de acordo com as “ferramentas” psíquicas das quais dispoêm.
Frank_Hase escreveu:Meu pai, por exemplo, estava todo ferrado por causa da diabetes e sorria o tempo todo e foi essa maneira tranquila com que ele encarou a doença e a morte que me deu (e dá) tranquilidade para encarar as dificuldades.
Mas – repito – isso não quer dizer que meu pai seja melhor do que as outras pessoas. Ele apenas dispunha de “ferramentas” que talvez outros não tenham.
Essas coisas você vai ver até mesmo nos mangás. Porque existem personagens que encaram as dificuldades numa boa e outras, que se você esbarrar nela, corre o risco de levar um tiro.
Na verdade, existe um termo que se usa para esse tipo de pessoa, dizemos que “elas têm baixa tolerância à frustração”. São pessoas também muito propensas ao consumo de drogas.
Romântico escreveu:
...
Não há nada que prove que Força Física e Inteligência sejam inversamente proporcionais. Generalizar não é legal. Conheci sujeitos mais fortes do que eu e inteligentes, assim como mais fracos e pouco privilegiados intelectualmente.
......
Assim como é diferente a vida de cada pessoa, a forma como cada uma encara os problemas também é.
Rhoda Penmark escreveu:Infelizmente, o vídeo não aparece
Rhoda Penmark escreveu:Essa é a melhor história da Turma do Penadinho que vocês irão ler.
O que é ser feliz?
Leila escreveu:
Hey, link! É uma fase de testemunhar o retorno de vários membros sumidos, não?
(...)
Romântico escreveu:
Bem-vindo de volta, link_cell!
(...)
Romântico escreveu:
(...)
Uma coisa que o sensei (professor) me disse (quando soube das brigas que tive), no final da adolescência (após o que narrei acima), e levei para a vida inteira foi: "Você está ficando cada vez mais forte (cheguei à faixa roxa, depois viriam a marrom e a preta), então, evite ao máximo brigar... se o xingarem, xingue de volta, se puder vá embora, mesmo que o chamem de covarde...
(...)
link_cell escreveu:Romântico escreveu:
(...)
Uma coisa que o sensei (professor) me disse (quando soube das brigas que tive), no final da adolescência (após o que narrei acima), e levei para a vida inteira foi: "Você está ficando cada vez mais forte (cheguei à faixa roxa, depois viriam a marrom e a preta), então, evite ao máximo brigar... se o xingarem, xingue de volta, se puder vá embora, mesmo que o chamem de covarde...
(...)
seu sensei era o uncle Ben? Não me diga que você é na realidade Spiderman.
with great power comes great responsability
Rhoda Penmark escreveu:Essa é a melhor história da Turma do Penadinho que vocês irão ler.
O que é ser feliz?
O que é ser feliz?
Rhoda Penmark escreveu:
O que é ser feliz?
Shipow escreveu:Eu gostaria de compartilhar algo que aprendi a somente 4 anos e agora sinto que tenho autoridade e maturidade sobre o assunto para explicar o que ninguem me ensinou.
Educação Financeira
Esta aula deveria ser ensinada nas escolas a partir dos 12 anos. Uma matéria assim, seria utilizada pela vida inteira do indivíduo, muito mais que geometria, por exemplo.
Se assim fosse, os jovens desde cedo teriam melhor consciencia sobre o dinheiro, como poupar e como administrar.
Se assim fosse, não teríamos tantas pessoas no vermelho, endividadas e com o nome sujo.
A expressão: "o pobre só fica mais pobre e o rico só fica mais rico" é verdadeira, pois a diferença é que quem aprende ou busca aprender não irá cometer os erros que a maioria comete.
Quando adolescente, eu recebia uma boa mesada do meu pai. E meus olhos brilhavam! Me sentia importante por comprar o que eu quisesse. Eu não tinha necessidade de nada, mas era maravilhoso sair e comprar seja lá o que fosse. Hoje penso que se eu tivesse tido um pouquinho de instrução sobre educação financeira eu poderia ter juntado e guardado num cofre ou até mesmo numa poupança no banco. Se eu tivesse feito isso, esse dinheiro de mesada teria me tornado mais que um milionário hoje.
Depois de adulto, sempre me incomodou o fato de trabalhar so para pagar as contas, Ia fazer uma viagem tinha de parcelar, comprava coisas na internet e depois ficava meses pagando andando no vermelho. Isso não era vida, pelo menos pra mim.
Levei muitos anos aprendendo sozinho, e, como nunca é tarde pra aprender eu aprendi.
E como aqui tem muitos jovens, espero que o que quero passar possa fazer diferença e por iniciarem mais cedo, possam ter vidas com mais liberdade financeira.
Vou passar pra vcs como uma estória:
Ouvi muitas estórias de pessoas das antigas que costumavam guardar dinheiro debaixo do colchão, e, depois que esta pessoa morria, a família encontrava um monte de dinheiro podre, mofado e muitas vezes em moeda vencida. Depois começaram a surgir os cofres portateis onde as pessoas começavam a guardar moedas, e muitos que queriam poupar iam enchendo o cofre. Depois de cheio quebrava-se o cofre e o dono ficava todo feliz ao contabilizar o dinheiro e ver que poderia comprar algo que estava querendo a muito tempo ou fazer uma viagem. Poupar é sempre uma boa ideia seja para emergencias ou para um objetivo específico. O problema do cofre é que se vc leva dois anos pra encher o cofre, esse dinheiro não terá o mesmo valor daqui dois anos. O que hoje custa X, daqui dois anos custará X+Y. Mas ainda assim os cofrinhos são uma boa alternativa pra juntar moedas de troco.
Ao se Juntar dinheiro é preciso que ele não perca o seu valor com o tempo e para isso temos as poupanças onde o dinheiro nunca irá perder e terá alguma rentabilidade.
Porém, alem das poupanças existem outras formas de guardar dinheiro, nas mesmas condições da poupança com uma rentabilidade melhor. Se vc soubesse que existe outras forma de poupar com uma rentabilidade melhor que a poupança vc não faria? É logico que sim! A maioria não faz, porque ninguem ensina isso.
O tesouro direto nada mais é que vc emprestando dinheiro para o governo por um período e ele irá te devolver com juros.
E muita gente acha que para investir é preciso ter muito dinheiro e isso é mito.
Pode-se comprar títulos do governo à partir de 30,00, ou seja, qualquer um pode poupar/investir com uma rentabilidade melhor que poupança.
Ainda existem os investimentos nas mesmas condições da poupança e que rendem melhor que o tesouro direto que são os CDB(certificado de depósito bancário), LCI(crédito imobiliário), LCA(credito de agronegócio) e etc.
Cada uma destas siglas significa vc emprestando dinheiro para um fim específico e eles vão te devolver com juros. A diferença é que aqui o investimento inicial é maior.
Então quem não tem dinheiro, pode usar essa estratégia: começa aplicando 30 no tesouro selic e com o tempo que for juntando o suficiente, tira do tesouro e aplica no CDC, LCI ou LCA para pegar um melhor rendimento.
É uma ótima estrégia para começar quando se é novo pensando no longo prazo. Tendo como objetivo juntar o dinheiro da faculdade, da casa própria e etc. Sem nenhum tipo de risco.
Pra finalizar, nada de investir pelos bancos, pois eles cobram taxas administrativas e bancárias e o gerente de sua conta nunca irá lhe oferecer algo bom pra vc, ele vai oferecer o que é bom pra ele bater a meta dele. Procure uma corretora de investimentos. Existem várias na internet e vc vai abrir uma conta igual se abre em banco. Aí vcs me perguntam: Mas qual é a melhor? E se a corretora quebrar? Não existe uma melhor ou pior, isso não importa. Procure por uma que vc goste, pois hoje em dia quase todas oferecem taxa 0 para estes tipos de aplicaçoes. E se a corretora quebrar, vc só vai perder seu dinheiro se tiver dinheiro parado na sua conta da corretora, assim como em qualquer outro banco. Mas se estiver investido, o título estará em seu nome e isso não perde. Então se colocou dinheiro na corretora é para investir e não pra deixar la parado né!?
Caso queiram saber mais sobre outras estratégias de investimento, podem me perguntar que responderei no que eu puder e souber.
Abraços
Ellene escreveu:
Achei seu depoimento muito importante.
E muito obrigada pelo aprendizado!
Eu estou numa fase de pseudo desespero a respeito do meu futuro e não sei o que vai ser de mim, mais cedo ou mais tarde eu terei que me virar sozinha nas questões financeiras de manter uma casa sozinha com suas respectivas despesas.
Espero que você tenha mais algumas coisas para aconselhar sobre isso, vc até me deu uma ideia de procurar uma espécie de curso de investimento, algo que inclua o aspecto de investimento internacional por exemplo, se é que existe algum curso relacionado a isso, como você mesmo disse não ensinam isso nem sequer nas escolas.
Então por favor se tiver mais conselhos sobre isso compartilhe.
Shipow escreveu:Eu gostaria de compartilhar algo que aprendi a somente 4 anos e agora sinto que tenho autoridade e maturidade sobre o assunto para explicar o que ninguem me ensinou.
Educação Financeira
Shipow escreveu:Esta aula deveria ser ensinada nas escolas a partir dos 12 anos. Uma matéria assim, seria utilizada pela vida inteira do indivíduo, muito mais que geometria, por exemplo.
Se assim fosse, os jovens desde cedo teriam melhor consciencia sobre o dinheiro, como poupar e como administrar.
Se assim fosse, não teríamos tantas pessoas no vermelho, endividadas e com o nome sujo.
A expressão: "o pobre só fica mais pobre e o rico só fica mais rico" é verdadeira, pois a diferença é que quem aprende ou busca aprender não irá cometer os erros que a maioria comete.
Shipow escreveu:Quando adolescente, eu recebia uma boa mesada do meu pai. E meus olhos brilhavam! Me sentia importante por comprar o que eu quisesse. Eu não tinha necessidade de nada, mas era maravilhoso sair e comprar seja lá o que fosse. Hoje penso que se eu tivesse tido um pouquinho de instrução sobre educação financeira eu poderia ter juntado e guardado num cofre ou até mesmo numa poupança no banco. Se eu tivesse feito isso, esse dinheiro de mesada teria me tornado mais que um milionário hoje.
Shipow escreveu:Depois de adulto, sempre me incomodou o fato de trabalhar so para pagar as contas, Ia fazer uma viagem tinha de parcelar, comprava coisas na internet e depois ficava meses pagando andando no vermelho. Isso não era vida, pelo menos pra mim.
Levei muitos anos aprendendo sozinho, e, como nunca é tarde pra aprender eu aprendi.
E como aqui tem muitos jovens, espero que o que quero passar possa fazer diferença e por iniciarem mais cedo, possam ter vidas com mais liberdade financeira.
Shipow escreveu:Vou passar pra vcs como uma estória:
Ouvi muitas estórias de pessoas das antigas que costumavam guardar dinheiro debaixo do colchão, e, depois que esta pessoa morria, a família encontrava um monte de dinheiro podre, mofado e muitas vezes em moeda vencida. Depois começaram a surgir os cofres portateis onde as pessoas começavam a guardar moedas, e muitos que queriam poupar iam enchendo o cofre. Depois de cheio quebrava-se o cofre e o dono ficava todo feliz ao contabilizar o dinheiro e ver que poderia comprar algo que estava querendo a muito tempo ou fazer uma viagem. Poupar é sempre uma boa ideia seja para emergencias ou para um objetivo específico. O problema do cofre é que se vc leva dois anos pra encher o cofre, esse dinheiro não terá o mesmo valor daqui dois anos. O que hoje custa X, daqui dois anos custará X+Y. Mas ainda assim os cofrinhos são uma boa alternativa pra juntar moedas de troco.
Ao se Juntar dinheiro é preciso que ele não perca o seu valor com o tempo e para isso temos as poupanças onde o dinheiro nunca irá perder e terá alguma rentabilidade.
Porém, alem das poupanças existem outras formas de guardar dinheiro, nas mesmas condições da poupança com uma rentabilidade melhor. Se vc soubesse que existe outras forma de poupar com uma rentabilidade melhor que a poupança vc não faria? É logico que sim! A maioria não faz, porque ninguem ensina isso.
O tesouro direto nada mais é que vc emprestando dinheiro para o governo por um período e ele irá te devolver com juros.
E muita gente acha que para investir é preciso ter muito dinheiro e isso é mito.
Pode-se comprar títulos do governo à partir de 30,00, ou seja, qualquer um pode poupar/investir com uma rentabilidade melhor que poupança.
Ainda existem os investimentos nas mesmas condições da poupança e que rendem melhor que o tesouro direto que são os CDB(certificado de depósito bancário), LCI(crédito imobiliário), LCA(credito de agronegócio) e etc.
Cada uma destas siglas significa vc emprestando dinheiro para um fim específico e eles vão te devolver com juros. A diferença é que aqui o investimento inicial é maior.
Então quem não tem dinheiro, pode usar essa estratégia: começa aplicando 30 no tesouro selic e com o tempo que for juntando o suficiente, tira do tesouro e aplica no CDC, LCI ou LCA para pegar um melhor rendimento.
É uma ótima estrégia para começar quando se é novo pensando no longo prazo. Tendo como objetivo juntar o dinheiro da faculdade, da casa própria e etc. Sem nenhum tipo de risco.
Shipow escreveu:Pra finalizar, nada de investir pelos bancos, pois eles cobram taxas administrativas e bancárias e o gerente de sua conta nunca irá lhe oferecer algo bom pra vc, ele vai oferecer o que é bom pra ele bater a meta dele.
Shipow escreveu:Procure uma corretora de investimentos. Existem várias na internet e vc vai abrir uma conta igual se abre em banco. Aí vcs me perguntam: Mas qual é a melhor? E se a corretora quebrar? Não existe uma melhor ou pior, isso não importa.
Shipow escreveu:Procure por uma que vc goste, pois hoje em dia quase todas oferecem taxa 0 para estes tipos de aplicaçoes. E se a corretora quebrar, vc só vai perder seu dinheiro se tiver dinheiro parado na sua conta da corretora, assim como em qualquer outro banco. Mas se estiver investido, o título estará em seu nome e isso não perde. Então se colocou dinheiro na corretora é para investir e não pra deixar la parado né!?
Caso queiram saber mais sobre outras estratégias de investimento, podem me perguntar que responderei no que eu puder e souber.
Abraços