Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FórumEntrar

A relevância das classificações

power_settings_newInicie sessão para responder
+12
Garota Ace
Neto
Fernando
Esrom.Mota
Perfil Desativado
Bruno Barros
Ander
BPBertolino
Lorelai
Hakun
....
Sam
16 participantes

pollQual a sua opinião sobre as classificações envolvendo a assexualidade?

Concordo com as classificações e me considero assexual mas, sem aderir a uma subdivisão da assexualidade.
20
25%
Concordo com as classificações e além de assexual sinto afinidade por ao menos uma das subdivisões da assexualidade.
43
54%
Não concordo com as classificações mas, acho que me encaixo em alguma delas.
3
4%
Não concordo com as classificações e não acho que eu me encaixe em nenhuma delas.
4
5%
Não sei dizer com precisão.
10
12%
Total de votos:
80

descriptionA relevância das classificações EmptyA relevância das classificações

more_horiz
Há mais ou menos cinco meses atrás, quando eu comecei a ler vários materiais sobre sexualidade humana, eu me deparei com as tão comuns tentativas de classificação.

Da mesma forma que causa problemas, estas "divisões" tem a sua importância. Um exemplo de problema ocorreria quando uma pessoa não tem à disposição o conhecimento de todas as classificações existentes (ou às vezes tem e não consegue se encontrar) e, tenta moldar sua personalidade segundo algo predefinido. Como vocês sabem, não é o que deveria ocorrer, precisamos sentir afinidade pelo tema e não tentar a todo custo fazer parte de um deles. De outra forma, é graças à existência de um termo comum (homossexualidade, assexualidade, etc) que grupos de pessoas se formam criando a possibilidade de discussão, aprendizado, compartilhamento de experiências e não menos importante, a disposição pela luta do reconhecimento deste grupo.

Desde o início, eu consegui me satisfazer com a definição de assexualidade mas, nunca fui capaz de adotar uma das suas subdivisões (gray-A, demissexual, etc). Recentemente houveram discussões sobre isto no fórum e eu voltei a pensar no assunto. Por que não consigo responder perguntas simples relacionadas a ser gray-A ou mesmo algo mais abrangente como romântico e arromântico? Enfim, o que estou tentando saber depois de enrolar tanto é: como vocês enxergam essa questão da relevância das classificações e quantos de vocês assumiram estes termos?

"Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança" (Três Dias, Marcelo Camelo)

https://www.assexualidade.com.br/

descriptionA relevância das classificações EmptyRe: A relevância das classificações

more_horiz
Acho úteis essas divisões, tanto para a própria pessoa tentar se entender melhor, como para o entendimento dos que estão de fora.

Sou grey-A, um termo bastante abrangente, mas não vejo problemas nessa abrangência. Não dá pra ficar aplicando um termo diferente a cada minúcia da assexualidade. Seria desnecessário e acabaria ficando muito confuso.

descriptionA relevância das classificações EmptyRe: A relevância das classificações

more_horiz
Tópico movido para Perspectivas.

more_horiz
Eu acho estas classificações importantes e necessárias. Concordo que elas, muitas vezes, levam à criação de rótulos, e isso não é correto, mas a não existência delas, acredito, tornaria tudo ainda mais complicado.

Digamos, por exemplo, que as discussões da assexualidade não envolvessem subdivisões. Então, nesta realidade hipotética, eu entro neste fórum e percebo que todos os membros sentem atração afetiva, mas eu não sinto nem atração afetiva, nem sexual. Eu sei que sou um assexual arromântico, mas e nesta realidade alternativa sem divisões? Será que eu conseguiria me identificar com o assexualismo em meio à um mar de pessoas que sentem atração afetiva? Provavelmente ficaria muito confuso.

A assexualidade é extremamente abrangente, e as classificações servem para que possamos entender melhor esta diversidade, facilitando, então, a nossa identificação com a orientação sexual.

O problema se dá com a diversidade da assexualidade que não consegue ser totalmente abrangida pelas divisões existentes. E, claro, isso acontece porque todos os seres humanos são diferentes, e a sexualidade se manifestará diferentemente em cada um. Então, resta a cada um de nós ter bom senso ao lidar com as divisões, não tentando moldar nossa personalidade às divisões, mas ver se elas moldam-se à personalidade.

E, como as classificações ainda estão em construção, podem faltar classificações ou melhores definições. Por isso acho que uma pessoa pode sim considerar-se assexual sem encaixar-se em nenhuma das divisões existentes.

Então, acredito que as divisões são importantes, mas por seus fins didáticos, para que possamos entender melhor a diversidade da assexualidade e para que nos identifiquemos com a orientação. Por isso, Sammo, acho que você não precisa se preocupar muito com isso, pois se você se identifica com a assexualidade, sente-se confortável com isso, e as divisões só te confundem, é melhor desconsiderá-las, pois ainda estão em construção e não abrangem completamente a assexualidade. É isso que acredito pelo menos sorrindo

more_horiz
acho bem util ter isso facilita em muitos pontos (principalmnete quando perguntam o que é @_@)

more_horiz
"Concordo com as classificações e além de assexual sinto afinidade por ao menos uma das subdivisões da assexualidade."

Muito importante as classificações. Eu me considero uma assexual arromântica. Mas não sei muita coisa sobre arromantismo, tem poucas discussões sobre o assunto. Gostaria de conversar com mais gente que se classifica dessa forma e também tenho muita curiosidade de saber como cada pessoa enxerga sua assexualidade, e dentro dela suas subdivisões.

more_horiz
Obrigado pelos comentários pessoal.
Neste caso, ter uma opinião externa é também importante!

"Se você ficar sozinho, pega a solidão e dança" (Três Dias, Marcelo Camelo)

https://www.assexualidade.com.br/

more_horiz
Eu votei: "Não concordo com as classificações e não acho que eu me encaixe em nenhuma delas."

Mas isso não quer dizer que eu ache que as categorizações são inúteis ou prejudiciais. Elas servem como balizamento para se pensar o assunto, mas, pessoalmente, eu não consigo me identificar perfeitamente com nenhuma categoria, nem acho que isso seja necessário ou desejável.

more_horiz
Também não consigo me identificar totalmente com nenhuma categoria, mas elas são validas!!! óculos

more_horiz
acho interessante pois, apesar de sermos assexuais ,nao somos iguais em todas opnioes somos um grupo ,e dentro dele a pessoas com diversas opnioes e gosto cada um sente algo diferente cada um tem uma perspectiva diferente,e bom classificar ,desde que isso nao crie barreiras uns com os outros, seje apenas para orientar,esclarecer melhor o lado e opniao de cada membro,

more_horiz
Basta o ser humano sair de uma caixinha ele já quer criar outra para se encaixar...ai ai ai

Olha classificação é algo que precisamos para nos sentir inseridos em algo, mesmo que seja na disfunção, e isso é limitante.

Sentir é algo muito mais profundo do que um sistema de classificação permite, tem centenas de milhares de nuances, e hoje você pode estar num nível, amanhã em outro, e talvez depois em nenhum deles.

Enfim, quero minha mente livre, já me basta ela estar dentro de um corpo dimensional

more_horiz
Eu acho interessante as subdivisões, unicamente para a pessoa se conhecer melhor, bem como saber o que pode vir de uma pessoa com subdivisão diferente, caso se relacione. Apenas por isso.

Mas quando a pessoa acha difícil os conceitos e tudo fica confuso, eu acho totalmente desnecessário insistir em se encaixar em uma subdivisão, afinal cada pessoa é assexualmente/sexualmente única a sua maneira.

more_horiz
Classificações servem para orientar... têm sua importância, mas fundamental é que a pessoa se conheça bem e aprenda a se aceitar do jeito que é. sorrindo

more_horiz

O ser humano é um animal curioso e a curiosidade leva ao interesse, do interesse adquirimos o conhecimento.
Desde muito e muitos anos sentimos necessidade de diferenciar os iguais e igualar os diferentes. Foi assim que surgiram conceitos diversos. Assim são os signos zodiacais, são as classificações da psicologia, da antropologia...
É claro que existem termos e conceitos, ainda, em estudo e podem ser alteramos, além disso, não estamos mais na época de Newton e do absolutismo, depois de Einstein tudo é relativo. língua
Então, para mim, as classificações que envolvem a assexualidade são formas de orientação, maneiras de diferenciar comportamentos que, em alguns casos, são sutilmente desiguais.
Ainda estou compreendendo e lendo muita coisa aqui, todavia, o pouco que já li me auxiliou e muito. está valendo a pena. piscando

É a minha humilde opinião. envergonhado

more_horiz
Eu jamais teria descoberto que sou ace se não fossem essas classificações. Ficava perdida porque eu já havia me atraído por pessoas... mas de que forma era essa atração? Eu não sabia a diferença entre romântica, sexual, estética, platônica, etc. Não conseguia me ver como hétero, pois a forma com que expressavam atração era muito diferente das minhas experiências. Pelo mesmo motivo não me via como lésbica, bi, pan...

Muito tempo depois, percebi que não me encaixo em nenhuma orientação romântica (seria eu gray-aro?). Mas tenho certeza de que sou assexual, e isso, para mim, é suficiente.

more_horiz
Referente ao termo geral da Assexualidade, penso que a classificação seja algo importante. Isso gera pertencimento e difere o grupo, além disso repercute em lugares de fala dotados de legitimidade social. Nesse sentido, a nomenclatura "Assexual" não refere-se exclusivamente a um conceito estático, mas a um movimento social com propósitos, continuidade e perspectivas de transformação social.

Por outro lado, no que se refere às subclassificações baseadas na direção do afeto (A/Hetero/Homo - Românticos), tenho uma preocupação maior. Originalmente, penso que o movimento assexual seja uma contraposição às demais sexualidades existentes, principalmente no que toca a questão da "ditadura sexual contemporânea" hoje vigente - isso é algo muito comentado aqui no Fórum. Mas, votando a questão das subclassificações, vejo que o movimento assexual se contradiz ao adotá-las.

Se o movimento incorpora uma crítica ao exacerbado culto do sexo e seus determinismos, não vejo motivo para adotarmos um sistema de classificação análogo ao já existente. Isso sem falar que essas classificações etão alicerçadas no fundamental pensamento do binarismo de gêneros. Enfim, penso ser uma contradição no sentido de que criticamos um modelo e acabamos por adotá-lo em formatos reformulados.

Gostei bastante do tópico. Estou aberto à discussões.

Atenciosamente,

more_horiz
Referente ao termo geral da Assexualidade, penso que a classificação seja algo importante. Isso gera pertencimento e difere o grupo, além disso repercute em lugares de fala dotados de legitimidade social. Nesse sentido, a nomenclatura "Assexual" não refere-se exclusivamente a um conceito estático, mas a um movimento social com propósitos, continuidade e perspectivas de transformação social.

Por outro lado, no que se refere às subclassificações baseadas na direção do afeto (A/Hetero/Homo - Românticos), tenho uma preocupação maior. Originalmente, penso que o movimento assexual seja uma contraposição às demais sexualidades existentes, principalmente no que toca a questão da "ditadura sexual contemporânea" hoje vigente - isso é algo muito comentado aqui no Fórum. Mas, votando a questão das subclassificações, vejo que o movimento assexual se contradiz ao adotá-las.

Se o movimento incorpora uma crítica ao exacerbado culto do sexo e seus determinismos, não vejo motivo para adotarmos um sistema de classificação análogo ao já existente. Isso sem falar que essas classificações etão alicerçadas no fundamental pensamento do binarismo de gêneros. Enfim, penso ser uma contradição no sentido de que criticamos um modelo e acabamos por adotá-lo em formatos reformulados.

Atenciosamente,

more_horiz
Esrom.Mota escreveu:

Atenciosamente,

Interessante sua interpretação.
Acho que vejo a questão das classificações de maneira oposta a sua. A cultura sexual que vejo hoje é mais focada na ação do que no pensamento. Muito poucos allossexuais distinguem os diferentes tipos de atrações, para a maioria a atração sexual, romântica, estética, etc. é uma coisa só. Foram pessoas que tinham alguma atração diferente, ou não sentiam alguma que foram questionando essas diferenças. A sociedade no geral não estimula esse tipo de pensamento. Uma vez que você descubra do que goste, pare de pensar nisso e vá atrás de alguém assim. O movimento assexual tem uma cultura mais bem trabalhada nessa questão de classificações, porque desde sempre estamos a questionar o que é sentir atração por alguém, ou porque não sentimos isso. Assim, através do questionamento de muitas pessoas é que se foi construindo os diferentes conceitos que moldam cada classificação. As pessoas que entram em contato com o movimento assexual são apresentadas a questionamentos que possivelmente nunca teriam em outros lugares. Assim, não acho que seja uma contradição adotar tais subclassificações, acho até que as outras sexualidades têm o que aprender com os assexuais.
E nem todas as classificações tem por base o binarismo de gêneros, basta ver as pan/gino/andro -romanticidades.

more_horiz
Concordo e acho importante por questões afetivas/amorosas. Para amizade não dou importância alguma, e se eu fosse arromantico provavelmente também não ficaria interessado em quem é o que. Não gosto de definir meu amigos, apenas o lado bom da pessoa.

more_horiz
Não gosto muito não, evito rótulos e classificações, mas admito que se não fosse isso eu não conseguiria encontrar esta comunidade e muito menos essa sensação de "agora faz sentido o que sinto. "

more_horiz
Esse tópico foi trazido de volta no melhor momento. Foi exatamente esse impasse que tive com uma amiga um dia desses. Ela veio com o pensamento que se colocar em caixinhas é prejudicial, que não entende nem concorda com as "classificações". Não deu tempo nem de explicar meu ponto de vista, mas é exatamente esse que falaram, a assexualidade como um espectro engloba vários tipos de aces diferentes e, com essa diversidade, é importante saber que existem variações e é normal. Não é que sempre que for me apresentar para alguém vou tentar pensar na minha classificação de cada atração (isso não é nem viável). Tanto é que faz um tempo que parei de me classificar como demi.

Agora vou mostrar duas situações que vivenciei com as classificações:
-Essa minha amiga estava questionando o fato de uma pessoa se declarar ace e gostar de ficar em festa. Fui explicar que isso não tem nada a ver com ser ou não ser, que existem vários tipos de ace e que podem se comportar de maneiras diferentes, inclusive existem vários tipos de atração. Ela não aceitou isso porque tinha uma imagem fixa do assexual dentro de uma caixa feita do senso comum (o famoso robô que vcs conhecem, sem libido, sem vontade de beijar, que não se relaciona com ninguém...)

-Outra vez foi comigo. Eu me considerava demi, mas comecei a perceber que vários demis faziam e sentiam coisas que eu nunca senti e nunca fiz. O que pensei? Não sou ace, tenho problemas psicológicos mesmo. Encontrei e entendi os outros tipos de atração e vi que vários são assim também. Depois disso, percebi que era melhor usar só ace no meu caso porque engloba qualquer variação possível.

Moral da história na minha opinião: acho importante a pessoa ter conhecimento das classificações, mas não se sentir obrigada a pertencer exatamente a alguma delas, pois somos parte de uma espectro complexo e ninguém é igual.

more_horiz
PumpkinCake escreveu:
Esse tópico foi trazido de volta no melhor momento. Foi exatamente esse impasse que tive com uma amiga um dia desses. Ela veio com o pensamento que se colocar em caixinhas é prejudicial, que não entende nem concorda com as "classificações". Não deu tempo nem de explicar meu ponto de vista, mas é exatamente esse que falaram, a assexualidade como um espectro engloba vários tipos de aces diferentes e, com essa diversidade, é importante saber que existem variações e é normal. Não é que sempre que for me apresentar para alguém vou tentar pensar na minha classificação de cada atração (isso não é nem viável). Tanto é que faz um tempo que parei de me classificar como demi.

Agora vou mostrar duas situações que vivenciei com as classificações:
-Essa minha amiga estava questionando o fato de uma pessoa se declarar ace e gostar de ficar em festa. Fui explicar que isso não tem nada a ver com ser ou não ser, que existem vários tipos de ace e que podem se comportar de maneiras diferentes, inclusive existem vários tipos de atração. Ela não aceitou isso porque tinha uma imagem fixa do assexual dentro de uma caixa feita do senso comum (o famoso robô que vcs conhecem, sem libido, sem vontade de beijar, que não se relaciona com ninguém...)

-Outra vez foi comigo. Eu me considerava demi, mas comecei a perceber que vários demis faziam e sentiam coisas que eu nunca senti e nunca fiz. O que pensei? Não sou ace, tenho problemas psicológicos mesmo. Encontrei e entendi os outros tipos de atração e vi que vários são assim também. Depois disso, percebi que era melhor usar só ace no meu caso porque engloba qualquer variação possível.

Moral da história na minha opinião: acho importante a pessoa ter conhecimento das classificações, mas não se sentir obrigada a pertencer exatamente a alguma delas, pois somos parte de uma espectro complexo e ninguém é igual.

Concordo com você. As classificações servem mais pra ajudar na auto identificação. De uma forma geral nós assexuais podemos expressar ou não a nossa sexualidade. Alguns não , outros com frequência bem baixa, já alguns somente quando estão ligados emocionalmente... Enfim, não existe uma classificação única. O que nos une é justamente a peculiaridade com que expressamos nossa sexualidade.

more_horiz
Eu não sei se estou fugindo um pouco do tópico. Mas tem tanta classificação e subclassificação que as vezes fica confuso.

Quando eu entrei em contato pela primeira vez com o assunto eu não me identifiquei, talvez pela falta de uma explicação adequada de onde eu vi, mas enfim. Tipo conforme eu vou lendo o fórum cada vez mais algumas coisas que me deixavam confusa passam a fazer mais sentido e parecerem menos “anormais” (não no sentido pejorativo, mas no sentido que não seriam esperadas).

Tipo acho que as subclassificações são importantes, mas poderiam ter menos classificações, e dentro delas ser mais abrangente. Pois há algumas coisas que, por exemplo, os arromanticos citam, das quais eu me identifico, por mais que não me autoclassifique como arromantica. Enfim, … Parece que quanto mais classes tem mais confuso fica e tipo as vezes parece que você tem que se encaixar imediatamente em algo, sendo que na verdade eu sinto que o melhor é ser mais gradual.

more_horiz
Eu concordo com quase todas as mui importantes classificações, graças à elas - e neste fórum (!!) - eu me descobri demissexual (recentemente também greyssexual), e mudaram perspectivas, conceitos e expectativas sobre a minha vida íntima e relacional, resolvendo dilemas e longos conflitos.
Discordo apenas do nome geral ou guarda-chuva: Assexual/assexualidade. É como dizer que o grupo de pera, maçã e abacaxi será chamado de maçã. Eu não sou assexual, precisamos de um nome ou classificação próprio para as não-alossexualidades.
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder