moral.assexual escreveu: Eu comecei a pensar assim se as pessoas assexuais pensam em suicidio por serem assexuais, na minha escola têm a feira cultural feisechur (acho que é assim que escreve), dai nosso trabalho pode ir para feira FACITEC que é do brasil todo, em fim estou no terceiro ano ensino médio e meu grupo da minha sala no noturno vai falar sobre suicidio, a professora de historia que ficou como orientadora da minha sala estavamos eu ela e meu grupo falando sobre siucidio por causa da orientação sexual e identidade de genero falei que os casos maiores de suicidio acontece mais pelo homossexualidade, as outras orientações sexuais não sofrem tanta pressão da sociedade para pensar em suicidio e a assexualidade fiquei pensando se talvez sofrem depressão e pensam em suiciodio.
você já pensou em suicidio por ser assexual ?
Me desculpa mas, achei um tanto irresponsável da parte da sua professora orientar uma discussão sobre suicídio, um tema extremamente delicado, e ainda deixar vocês reproduzirem ideias completamente sem fundamento. De onde saiu essa informação que homossexuais sofrem mais que outras pessoas LGBT? E de onde saiu que outras orientações sofrem menos pressão?
Pra começar que não existe uma "escala de opressão" onde um é mais oprimido que o outro. Existem diferentes formas de opressão e cada uma sofre a opressão de acordo com a identidade de gênero e orientação sexual que possui.
Mulheres lésbicas por exemplo, são extremamente invisibilizadas, tratadas como fetiche, apagadas, negligenciadas pela área da saúde (não existem métodos de prevenção de doenças voltadas para mulheres lésbicas, alguns médicos tratam sexo entre mulheres como brincadeira ou "não é sexo de verdade"), entre outros preconceitos.
Homens e mulheres bissexuais sofrem preconceito tanto da parte de héteros quanto da parte de LGBTs. Ou não são "gays o suficiente" para serem LGBTs, ou não são "héteros o suficiente" para serem héteros. Sem contar aqueles que acreditam que bissexuais são confusos, promíscuos, não sabem o que querem, não se decidem, não existem, são enrustidos, tem vergonha de se assumirem... enfim. Preconceito tem aos montes, é só pesquisar pra entender.
Quanto a identidade de gênero, o índice de suicídios entre transexuais, travestis e pessoas que fogem ao padrão mulher-feminino e homem-masculino são altíssimos. Sem mencionar o índice de suicídios entre pessoas depois de realizar a cirurgia de mudança de sexo, fortemente influenciada pela opressão e preconceito da sociedade (como chamar pelo nome de batismo masculino uma MULHER TRANS, ou um nome feminino um HOMEM TRANS, ou seja, negando a identidade da pessoa).
Enfim, só aí já dá pra perceber que não tem fundamento essa ideia de homens homossexuais sofrerem mais pressão. É claro que depressão e ideação suicida pode acontecer a qualquer um, e é claro que a orientação sexual tem forte influência nisso, porque traz sofrimento, e tudo que traz sofrimento contribui para um quadro depressivo. Entre assexuais, teria que existir uma pesquisa para avaliar isso, mas pessoalmente (aqui é minha opinião pessoal, não leve como verdade absoluta) acredito que seja improvável a assexualidade ser "causa" direta de um suicídio, mas pode ser também um dos fatores que contribuem pra isso, juntamente com outras coisas que a pessoa pode estar passando.