InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Quem sou eu na fila do pão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
tonhaocms95
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
tonhaocms95

Mensagens 18
Inscrição 04/04/2021
Idade 28
Gênero : Masculino

Quem sou eu na fila do pão Empty
MensagemAssunto: Quem sou eu na fila do pão   Quem sou eu na fila do pão Empty23/8/2022, 00:11

Boa noite pessoal.
Espero que estejam bem..

Há algumas semanas, eu entrei no fórum novamente pois me identifiquei como gray-ace. Contudo, hoje, ao conversar com o meu psicólogo, consegui trazer à consciência que eu tenho um medo, uma fobia terrível de ser rejeitado por outra pessoa.. Tudo bem que isso é explicado por falta de auto-estima e etc., mas o meu medo é tão grande que impede de me aproximar de outra pessoa, mulher no meu caso.. e consequentemente de ter uma relação sexual.
Daí eu queria saber uma coisa. Pra vocês, o medo/insegurança pode ser um fator que leva à assexualidade? Ou o que "dita" a pessoa ser assexual é "o que você faria se não tivesse medo"?
Ir para o topo Ir para baixo
Preguiça
Novato(a)
Novato(a)
Preguiça

Mensagens 29
Inscrição 11/06/2022
Idade 25
Pensamento Eu vou comemorar fazendo a dança do caranguejo anão
Gênero : Feminino

Quem sou eu na fila do pão Empty
MensagemAssunto: Re: Quem sou eu na fila do pão   Quem sou eu na fila do pão Empty23/8/2022, 10:06

Eita, achei as perguntas um cadinho complexas hihi, mas vou tentar responder (caso eu não consiga te ajudar, peço desculpas desde já. Ih, rimou!)

Entonces, eu não acho que questões como medo e insegurança levam à assexualidade. Acho que sas questões podem sim impedir que você possa se aproximar de alguma garota e, futuramente, ter relações sexuais cô ela. Mas no que diz respeito à assexualidade, realmente não acredito que ses fatores podem levar alguém a ser assexual.

Agora fiquei pensando côs meus botões: talvez o seu medo e insegurança tenham relação cô o fato de que você teme ser rejeitado por ser assexual (exemplo: se você querer se aproximar de uma mulher alo).

Não sei se te ajudei, e tbm peço desculpas por qualquer coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
tonhaocms95
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
tonhaocms95

Mensagens 18
Inscrição 04/04/2021
Idade 28
Gênero : Masculino

Quem sou eu na fila do pão Empty
MensagemAssunto: Re: Quem sou eu na fila do pão   Quem sou eu na fila do pão Empty23/8/2022, 14:26

Humm pode ser..

É que eu ando percebendo que só me sinto atraído pela pessoa quando nós conversamos bastante e eu sinto uma certa ligação com ela. Não preciso ser o namorado dela, mas a conversa é essencial pra que alguma coisa aconteça. É claro que a ansiedade/insegurança pode afetar, mas depois de uma boa conversa soa menos estranho pra mim.

Então, é bem possível que eu tenha medo que a outra pessoa não queira me esperar e que por isso eu seja rejeitado.

Agradeço imensamente pela ajuda sorrindo
Ir para o topo Ir para baixo
PumpkinCake
Sabido(a)
Sabido(a)
PumpkinCake

Mensagens 229
Inscrição 06/01/2021
Idade 26
Pensamento "Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar." -Vincent van Gogh
Gênero : Feminino

Quem sou eu na fila do pão Empty
MensagemAssunto: Re: Quem sou eu na fila do pão   Quem sou eu na fila do pão Empty23/8/2022, 16:00

Também concordo, são coisas diferentes. Já me deparei com essa mesma questão e por mais que tímida, insegura ou fobia social que se tenha, não consegue interferir na (a)sexualidade. Dá para ter os dois e ainda ser ace. Por definição, atração sexual é a vontade de ter sexo com alguém, então o desinteresse é causado pela falta disso e não pela insegurança.

E como a Louise disse, acho que grande parte dos aces tem medo de serem rejeitados por não serem ou fazerem as coisas como "todo mundo", o que gera também insegurança com alos.
Ir para o topo Ir para baixo
Preguiça
Novato(a)
Novato(a)
Preguiça

Mensagens 29
Inscrição 11/06/2022
Idade 25
Pensamento Eu vou comemorar fazendo a dança do caranguejo anão
Gênero : Feminino

Quem sou eu na fila do pão Empty
MensagemAssunto: Re: Quem sou eu na fila do pão   Quem sou eu na fila do pão Empty23/8/2022, 21:21

tonhaocms95 escreveu:
Humm pode ser..

É que eu ando percebendo que só me sinto atraído pela pessoa quando nós conversamos bastante e eu sinto uma certa ligação com ela. Não preciso ser o namorado dela, mas a conversa é essencial pra que alguma coisa aconteça. É claro que a ansiedade/insegurança pode afetar, mas depois de uma boa conversa soa menos estranho pra mim.

Então, é bem possível que eu tenha medo que a outra pessoa não queira me esperar e que por isso eu seja rejeitado.

Agradeço imensamente pela ajuda sorrindo




De certa forma, eu tbm sou assim: só me sinto atraída pela pessoa quando converso cô ela e quando tenho uma ligação com ela. Entendo como você se sente. Fico muito feliz por ter te ajudado! 🌻
Ir para o topo Ir para baixo
tonhaocms95
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
tonhaocms95

Mensagens 18
Inscrição 04/04/2021
Idade 28
Gênero : Masculino

Quem sou eu na fila do pão Empty
MensagemAssunto: Re: Quem sou eu na fila do pão   Quem sou eu na fila do pão Empty23/8/2022, 22:40

PumpkinCake escreveu:
Também concordo, são coisas diferentes. Já me deparei com essa mesma questão e por mais que tímida, insegura ou fobia social que se tenha, não consegue interferir na (a)sexualidade. Dá para ter os dois e ainda ser ace. Por definição, atração sexual é a vontade de ter sexo com alguém, então o desinteresse é causado pela falta disso e não pela insegurança.

E como a Louise disse, acho que grande parte dos aces tem medo de serem rejeitados por não serem ou fazerem as coisas como "todo mundo", o que gera também insegurança com alos.

Sim, eu concordo. Uma coisa que percebi também é que o medo/insegurança dispara sensações físicas como o coração bater mais rápido ou a boca ficar seca. No meu caso, já aconteceu de eu estar de boa nessa questão e a atração simplesmente não rolar.

O que senti obviamente é uma frustraçãozinha por ter passado por essa situação.
Ir para o topo Ir para baixo
Lara
Mestre
Mestre
Lara

Mensagens 561
Inscrição 12/10/2010
Idade 36
Pensamento Autoestima te livra das ciladas.
Gênero : Feminino

Quem sou eu na fila do pão Empty
MensagemAssunto: Re: Quem sou eu na fila do pão   Quem sou eu na fila do pão Empty24/8/2022, 17:55

Olá! Seja bem vindo! Sobre sua pergunta. A resposta na minha opinião é sim, problemas psicológicos interferem muito no reconhecimento da sexualidade. Veja, muitos gays passaram a vida todos casados com heteros porque não queriam enfrentar a sociedade, psicologicamente eles não conseguiam. O medo imperava, a insegurança. A rejeição iminente para eles era pavorosa. Da mesma forma, pessoas se privam do sexo com medo de doenças, com medo de rejeição, com baixa autoestima, com medos e inseguranças diversos. Então, o limiar entre fatores psicológicos e o reconhecimento da sua própria a(sexualidade) é bem frágil e um pode interferir no outro. Por isso reconhecer sua própria sexualidade é um processo, não é rápido e ainda durante a vida você pode sofrer transformações e ter opiniões diferentes sobre si mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
PumpkinCake
Sabido(a)
Sabido(a)
PumpkinCake

Mensagens 229
Inscrição 06/01/2021
Idade 26
Pensamento "Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar." -Vincent van Gogh
Gênero : Feminino

Quem sou eu na fila do pão Empty
MensagemAssunto: Re: Quem sou eu na fila do pão   Quem sou eu na fila do pão Empty24/8/2022, 18:25

tonhaocms95 escreveu:

Sim, eu concordo. Uma coisa que percebi também é que o medo/insegurança dispara sensações físicas como o coração bater mais rápido ou a boca ficar seca. No meu caso, já aconteceu de eu estar de boa nessa questão e a atração simplesmente não rolar.

O que senti obviamente é uma frustraçãozinha por ter passado por essa situação.
Medo e insegurança geram sintomas de ansiedade, como esses que vc falou. A ansiedade é normal, mas pode atrapalhar se em excesso ou persistente, principalmente se a gente pensar sobre rejeição antes mesmo de falar com a pessoa. É muito frustrante esses pensamentos intrusivos, né?

Então, é esse insight que o autoconhecimento dá quando vc consegue separar as coisas. Quando minha insegurança sobre outras questões de autoestima diminuiu e as mesmas situações se repetiram, percebi que o que realmente estava por trás de tudo era uma ausência de vontade de interagir fisicamente com alguém sem ter sentimentos, pelo menos.

Lembrar que o processo melhoria na saúde mental não é linear, então é mais do que normal se ver nessas situações de novo, mas tudo vai dar certo joinha

Eu acho que é por aí, talvez uma coisa que todos deveriam ser incentivados a fazer. Autoconhecimento, trabalhar autoestima, dissecar o que está atrás de cada questão e refletir sobre isso.
Ir para o topo Ir para baixo
PumpkinCake
Sabido(a)
Sabido(a)
PumpkinCake

Mensagens 229
Inscrição 06/01/2021
Idade 26
Pensamento "Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar." -Vincent van Gogh
Gênero : Feminino

Quem sou eu na fila do pão Empty
MensagemAssunto: Re: Quem sou eu na fila do pão   Quem sou eu na fila do pão Empty24/8/2022, 18:33

PumpkinCake escreveu:
tonhaocms95 escreveu:

Sim, eu concordo. Uma coisa que percebi também é que o medo/insegurança dispara sensações físicas como o coração bater mais rápido ou a boca ficar seca. No meu caso, já aconteceu de eu estar de boa nessa questão e a atração simplesmente não rolar.

O que senti obviamente é uma frustraçãozinha por ter passado por essa situação.
Medo e insegurança geram sintomas de ansiedade, como esses que vc falou. A ansiedade é normal, mas pode atrapalhar se em excesso ou persistente, principalmente se a gente pensar sobre rejeição antes mesmo de falar com a pessoa. É muito frustrante esses pensamentos intrusivos, né?  

Então, é esse insight que o autoconhecimento dá quando vc consegue separar as coisas. Quando minha insegurança sobre outras questões de autoestima diminuiu e as mesmas situações se repetiram, percebi que o que realmente estava por trás de tudo era uma ausência de vontade de interagir fisicamente com alguém sem ter sentimentos, pelo menos.

Eu acho que é por aí, talvez uma coisa que todos deveriam ser incentivados a fazer. Autoconhecimento, trabalhar autoestima, dissecar o que está atrás de cada questão e refletir sobre isso. Lembrar que o processo melhoria na saúde mental não é linear, então é mais do que normal se ver nessas situações de novo, mas tudo vai dar certo joinha
Ir para o topo Ir para baixo
tonhaocms95
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
tonhaocms95

Mensagens 18
Inscrição 04/04/2021
Idade 28
Gênero : Masculino

Quem sou eu na fila do pão Empty
MensagemAssunto: Re: Quem sou eu na fila do pão   Quem sou eu na fila do pão Empty24/8/2022, 19:56

Obrigado mesmo pessoal.. Eu tinha um pouco de pressa em descobrir sobre a minha a(sexualidade), mas agora me sinto mais tranquilo porque o autoconhecimento é um processo mesmo.

Hoje já me conheço melhor do que antes e sei mais do que eu realmente gosto. A única coisa que não posso fazer é tentar me encaixar em padrões da sociedade ou agir de acordo com o "normal" dentro do meu círculo de amizades.
Ir para o topo Ir para baixo
tonhaocms95
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
tonhaocms95

Mensagens 18
Inscrição 04/04/2021
Idade 28
Gênero : Masculino

Quem sou eu na fila do pão Empty
MensagemAssunto: Re: Quem sou eu na fila do pão   Quem sou eu na fila do pão Empty24/8/2022, 20:06

Uma coisa, por exemplo, que pra mim já não faz mais sentido são os aplicativos de relacionamento. Entrei e saí do Tinder muitas vezes, mas infelizmente o que as pessoas procuram lá são relações vazias...

Entrei em outro app chamado Bumble e por mais que a dinâmica seja diferente (já que é a mulher que inicia a conversa), ainda cai no mesmo problema.

E pra completar o Exodia, eu sou daquelas pessoas que se tiver 3 fotos na vida é muito hahahah. O único jeito de me conhecer é pessoalmente ou conversando bastante no chat.
Desculpem pelo desabafo.
Ir para o topo Ir para baixo
Preguiça
Novato(a)
Novato(a)
Preguiça

Mensagens 29
Inscrição 11/06/2022
Idade 25
Pensamento Eu vou comemorar fazendo a dança do caranguejo anão
Gênero : Feminino

Quem sou eu na fila do pão Empty
MensagemAssunto: Re: Quem sou eu na fila do pão   Quem sou eu na fila do pão Empty24/8/2022, 21:52

Não peça desculpas pelo seu desabafo, é muito legal falar (ou nesse caso, digitar hihi) sobre como se sente.

Serião, só conhecia o Tinder e confesso que já usei um cadinho, mas excluí a conta algumas horas depois.

E não tem problema se pra conhecer você melhor é dessas duas formas, ninguém é igual e tá tudo bem. Falo/dígito isso pq sou da mesma forma: pra me conhecer, tem que conversar (pessoalmente ou não) (referência a uma música da banda Calypso: "pra me conquistar, você tem dançar, [...] pra me conquistar, você tem que rebolar")

(Ficou sem sentido sá parte final, mas é isto)
Ir para o topo Ir para baixo
tonhaocms95
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
tonhaocms95

Mensagens 18
Inscrição 04/04/2021
Idade 28
Gênero : Masculino

Quem sou eu na fila do pão Empty
MensagemAssunto: Re: Quem sou eu na fila do pão   Quem sou eu na fila do pão Empty24/8/2022, 22:43

Louise da Silva escreveu:
Não peça desculpas pelo seu desabafo, é muito legal falar (ou nesse caso, digitar hihi) sobre como se sente.

Serião, só conhecia o Tinder e confesso que já usei um cadinho, mas excluí a conta algumas horas depois.

E não tem problema se pra conhecer você melhor é dessas duas formas, ninguém é igual e tá tudo bem. Falo/dígito isso pq sou da mesma forma: pra me conhecer, tem que conversar (pessoalmente ou não) (referência a uma música da banda Calypso: "pra me conquistar, você tem dançar, [...] pra me conquistar, você tem que rebolar")

(Ficou sem sentido sá parte final, mas é isto)

Hahahahaha adorei a referência. Agradeço envergonhado
Ir para o topo Ir para baixo
 

Quem sou eu na fila do pão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Quem sou?
» Aquele conto sobre a fila da vacina - PARTE #02
» Quem sou eu?
» Quem eu sou??
» Quem sou eu? Eu sou eu

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-