Giórgia Neiva escreveu: Léo escreveu: Eu particularmente não costumo ligar muito para classificações ou nomes mas já tinha reparado essa características em muitas pessoas, essas n eram necessariamente assexuais... O que "descubro" prefiro guardar só pra mim mesmo(costume).
O bom é ver que se a pessoa "liga" para as classificações então tomara que encontre as melhores possíveis e se conforte. Eu n diria que critico as classificações, pois até vejo que uns precisam de poucas enquanto outros precisam de muitas, aí, se n há compreensão...já viu
Oi!
Fiquei com uma dúvida, se puder me responder, agradeço! Essa característica platônica se encontra em diversas pessoas, não necessariamente assexuais. Sendo assim, o que, em sua opinião, diferencia lithromântico assexual de lithromântico sexual?
(Se alguém quiser responder, à vontade!)
Olá, Giórgia! Citei estas três mensagens do tópico para facilitar em algo:
The 2D escreveu: "Lithromânticos" são pessoas que sentem atração romântica, mas não querem que esse amor seja correspondido.
Alguns Lithromânticos podem até aceitar o amor correspondido mas não esperam que a relação traga alguma satisfação, como esperado de relações românticas convencionais.
O prefixo "Lith" é uma palavra grega que significa "Pedra"
Fonte (Ingles US)
Anonymous escreveu: É cara, tipo eu sempre achava isso estranho em mim, pensava 'poxa vida, nem como assexual eu dou certo, tem que sempre ter algo errado comigo', agora que o 2D me mostrou que não sou só eu assim, que eu não sou tão falha quanto eu pensava que era, me sinto ainda melhor comigo mesma.
Me sinto correta. Inteira, não sou mais a pessoa quebrada que pensei que fosse.
Turunah escreveu: Eu já fui um romântico de pedra.
É como gostar de elogiar as pessoas que merecem, mas detestar ser elogiado por aquilo que faz certo.
O amor invade a privacidade. - Como você é capaz de ver algo em mim? Está olhando muito de perto! Afaste-se, pois de tanto você procurar por coisas boas em mim, corro o risco de você encontrar as coisas feias.
Ou estou viajando na maionese?
Obs.: O Turunah (tio Tuh) possui o (lindo) hábito de escrever de forma figurada. Provavelmente ele estava fazendo uma crítica, assemelhando o rótulo do tópico com a dificuldade com aproximações que alguém poderia ter.
Quando descobri o termo "Lithromântico", como é notável, o invalidei imediatamente, o que não foi nada legal. Mas, depois de um tempo, passei a enxergar utilidade e validade nesse rótulo. Hoje eu não diria ser uma classificação romântica e nem que não é. Acredito que haveria de se pesquisar antes de concluir algo assim, já que se assemelha muito com uma característica de personalidade, o que seria diferente de propriamente uma classificação romântica.
Respondendo à sua pergunta, em minha opinião, o que diferenciaria um assexual de um sexual, ambos lithromânticos e restrito a este aspecto, seria em nada; exceto se o sexual nesse caso levasse essa característica para um meio prático, no caso, sexual. Se ele levasse a lithromanticidade para a expressão de sua sexualidade, ele poderia, mas não necessariamente, possuir características que em nossa cultura costumamos chamar de promiscuidade. Uma vez sendo uma característica de personalidade ou realmente romântica, esse sexual deixaria de sentir atração (provavelmente apenas romântica) por alguém assim que perceber a reciprocidade ou as características de um relacionamento convencional (características da lithromanticidade); mas não necessariamente esse sexual também deixaria de sentir atração sexual, nesse caso, podendo continuar o relacionamento no que chamamos por "sexo sem compromisso", já que, romanticamente, ele não se liga mais à pessoa.
Espero que esteja conseguindo fazer sua pesquisa