Rita C.F. escreveu: Não é a minha opinião, qualquer pessoa que estuda questões de gênero vai te falar que sexo não é biológico.
Nenhuma pesquisa séria que participei até hoje levou em consideração sexo como algo biológico...
A genitália não define seu gênero, existem mulheres com pênis e homens com vagina. Existe até quem nasce com ambos.
A definição de sexo como algo biológico é ultrapassada.
Não há uma forma, é transfóbico você querer impor essa parte biológica. Se estão com tanto interesse só perguntem qual a genitália da pessoa logo.
Sexo e gênero são ideias concebidas pela mente humana, não são palpáveis, por isso são construções sociais. A única coisa que você pode afirmar biologicamente é o tipo de genitália que a pessoa tem e o tipo de hormônio que produz. Isso não é fixo, no entanto. Existem pessoas que nascem com pênis e produzem mais hormônios ditos femininos e pessoas que nascem com vagina e produzem mais hormônios ditos masculinos. Existe gente que nasce com as duas genitálias...
Enfim.
O conceito de sexo biológico é inútil, ineficiente e ofensivo, não existe motivos pra que utiliza-lo (a não ser que seja pra repassar uma ideia opressiva de que você não tem direito a auto-identificação).
Buscar dados estatísticos? Quase nenhuma pessoa trans que eu conheço, e nenhuma pessoa trans de militância vai responder isso. E mesmo que responda, vai responder o sexo de acordo com seu gênero. Se for uma mulher trans, vai colocar sexo feminino com toda certeza.
Perguntar se a pessoa é trans já te dá algum dado sobre qual o gênero imposto à pessoa no nascimento.
Rita, primeiramente, obrigado por todos os esclarecimentos. Admito ser uma pessoa ainda bastante ignorante quanto aos conhecimentos relacionados ao gênero. E, apesar de esse tema ter sido alvo de alguns estudos meus nos últimos tempos, toda essa situação deixa bem claro que eu tenho muito a aprender.
Com isso, acredito ter ficado bem claro para todos nós que a questão em que perguntamos o sexo deve ser removida, certo pessoal?
Mas, apenas para esclarecer uma falha de comunicação que eu acredito ter ocorrido, em nenhum momento eu disse que o sexo era algo biológico. Pode ver que desde mensagens anteriores eu falei que essa era uma questão de interpretação. Como assim? Uma pessoa poderia ler a pergunta sobre o sexo e achar que era do sexo biológico que estávamos perguntando, mas essa seria apenas uma interpretação da pessoa. Não era a ideia do sexo como algo biológico que eu estava defendendo, mas a presença da questão na questionário, a qual você já provou que não deve estar presente. Sim, penso agora que devemos retirá-la e já farei isso.
Por fim, Rita, queria pedir a você, se puder e tiver tempo, que crie um tópico nos esclarecendo sobre essa questão. Assim como eu, imagino que muitas outras pessoas aqui possam ter uma visão mais limitada sobre o tema, e isso é perigoso pois pode gerar preconceito, algo que devemos combater por aqui. Acho que um tópico sobre o tema escrito por você seria bastante esclarecedor e nos ajudaria bastante.
Muito obrigado
Edit:
ESTA já é a versão prévia do nosso questionário com a pergunta sobre o sexo removida, seguindo os esclarecimentos de Rita.
Edit 2: acabei de ver em mensagem anterior minha que eu postei "ali nós não estamos falando do sexo biológico somente". Como posso dizer que não falei em momento algum que sexo era algo biológico se anteriormente eu disse isso? Um termo mau usado. Peço desculpas por isso.