InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Solidão, realmente existe?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidado
Convidado
avatar


Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty15/6/2010, 23:20

Com tantas pessoas ao redor, como é possivel que existir a tal solidão? E por que as pessoas tem tanto medo de ficar sozinhas?
Ir para o topo Ir para baixo
Rosângela
Aprendiz
Aprendiz
Rosângela

Mensagens 65
Inscrição 11/08/2010
Idade 46
Pensamento “Quando as estrelas entraram pela janela, foi nisto que pensei que agente é como um pedaço da noite. De longe, estrelas perfeitas, de perto, estrelas tortas!” – Walcyr Carrasco
Gênero : Feminino

Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty11/8/2010, 17:00

Li em algum lugar que " o homem superficial repele a solidão e o homem profundo se satisfaz com sua própria compania na solidão".

Outra que gosto muito:

"A solidão independe de você estar sozinho ou não.
Às vezes a solidão é acompanhada.
Nada mais triste do que a solidão acompanhada".
(Jô Soares/2009)

A questão é mesmo de ponto de vista. Há pessoas totalmente infelizes por serem sozinhas e outras tão cercadas de gente que dariam tudo por 1 minuto de paz.


Ir para o topo Ir para baixo
jónsi
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
jónsi

Mensagens 8
Inscrição 06/09/2010
Gênero : Masculino

Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty6/9/2010, 18:05

Solidão me parece mais um estado de espírito. Estar só realmente é complicado com tantas pessoas ao redor. Ainda mais no mundo midiático em que vivemos, onde as pessoas estão cada vez mais próximas mesmo não estando fisicamente ao nosso lado.

Bem, eu não me sinto só hoje, embora viva reservado.
Ir para o topo Ir para baixo
Persefone
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Persefone

Mensagens 8
Inscrição 14/08/2010
Idade 45
Gênero : Feminino

Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty20/9/2010, 23:52

Solidão para mim existe, e é um lugar dentro de mim que eu preciso ir regularmente para me achar, se não me perco em meio a tantas pessoas e coisas.
Ir para o topo Ir para baixo
Turunah
Mestre
Mestre
Turunah

Mensagens 866
Inscrição 24/06/2011
Idade 60
Gênero : Masculino

Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty26/6/2011, 04:56

Para mim, a solidão espiritual é mais dolorosa. Não me importo de ficar distante fisicamente de outras pessoas. Gosto mesmo de caminhar sozinho pelo campo, ouvindo música. Gosto de acordar sozinho, preparar o café, eu e meus pensamentos... por aí.
Mas a vontade de falar com alguma outra pessoa é muito forte, uma pessoa que saiba dialogar, sem pressa, sem competir pela verdade, sobre assuntos relevantes... Eu sou um cara muito cerebral e meu cérebro reclama por uma companhia.
Ir para o topo Ir para baixo
H-47
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
avatar

Mensagens 10
Inscrição 27/03/2012
Gênero : Masculino

Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty29/3/2012, 10:28

Somente quando se quer é bom ficar sozinho, caso contrário, é angustiante.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar


Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty10/9/2012, 18:24

Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite (Clarice Lispector).
Ir para o topo Ir para baixo
Lorelai
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Lorelai

Mensagens 18
Inscrição 05/04/2012
Gênero : Feminino

Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty15/9/2012, 16:34

As pessoas em geral não são ensinadas a gostar de ficarem em sua própria companhia.

Sou estudante de Psicologia e nos meus estágios já atendi tanta gente que não se conhece direito, que tem horror a idéia de passar um final de semana só com elas mesmas.
É muito grande a cobrança para estar o tempo todo conectado com outras pessoas, sendo sociável, extrovertido, criando e mantendo contato, indo para festas, se relacionando amorosamente, sexualmente, etc.
Quando a pessoa se vê sozinha, ela acha que tem algo de errado com ela, que ninguém a quer, que ficar sozinho é uma espécie de castigo.

O ato de ficar sozinho raramente é visto como uma oportunidade de autoconhecimento e de ter prazer.

Ás vezes acho que se sentir bem estando sozinho é visto até como algo proibido, como algo contrário a ordem social, pois nossa sociedade capitalista deseja que estejamos sempre insatisfeitos para que sempre consumamos mais a fim de impressionarmos e assim conquistar outras pessoas. A aprovação externa é encarada como essencial para a vida.

Há também a forte mensagem religiosa de que todos nós somos feitos para casar, de que é impossível ser feliz sozinho, de que todos têm uma tampa para sua panela, sua alma gêmea, de que somos metades e não pessoas inteiras e por isso temos de dedicar nossa vida á procurar essa metade que nos fará felizes.

Acredito que os que se sentem sozinhos mesmo estando ao redor de várias pessoas são pessoas com solidão espiritual, pessoas que não gostam de si mesmas e/ou não se conhecem direito e por causa desse desconhecimento não sabem nem o que gostam direito em outras pessoas, e aí várias vezes se relacionam com pessoas que nada tem a ver com o que elas são.

Ir para o topo Ir para baixo
Ian
Novato(a)
Novato(a)
Ian

Mensagens 23
Inscrição 15/11/2012
Gênero : Masculino

Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty19/11/2012, 18:01

Em minha opinião, a solidão existe sim e ela é percebida e sentida pela consciência quando esta recebe/sofre algum estimulo, geralmente, negativo. Vejo a solidão como um estado consciencial baixo, sendo um estado nobre somente quando a escolhemos, seja para organizar nossos pensamentos ou para reativar nossas forças, por exemplo. Quando sentida negativamente, sua causa pode estar "relacionada com" ou mesmo ser uma "resposta ao" egoísmo, narcisismo, sentimento de superioridade, sentimento de posse de algo ou alguém que já não se encontra mais por perto, saudade, ociosidade, falta de objetivo, medo, fobia, pânico, frustração, depressão, preconceito, exclusão social, etc. Gostei muito de como nosso colega Persefone descreveu a solidão: "Solidão para mim existe, e é um lugar dentro de mim que eu preciso ir regularmente para me achar, se não me perco em meio a tantas pessoas e coisas." Eu também utilizo a solidão dessa maneira.
Ir para o topo Ir para baixo
Mineirinha*25
Aprendiz
Aprendiz
Mineirinha*25

Mensagens 52
Inscrição 10/11/2012
Idade 37
Gênero : Feminino

Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty19/11/2012, 21:39

Gosto mto da minha própria companhia.
Mas para certas atividades é melhor ter alguém ao lado.
Alguém que preste, claro. Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
PPanter
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
PPanter

Mensagens 16
Inscrição 08/05/2012
Idade 33
Gênero : Feminino

Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty28/11/2012, 20:23

Pra mim a solidão é um estado emocional que pode ser escolhido, como qualquer outro: felicidade, tristeza, etc. Já me senti solitária em uma situação onde haviam várias outras pessoas comigo, e já senti o oposto estando sozinha.
Ir para o topo Ir para baixo
Solitary Star
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Solitary Star

Mensagens 1041
Inscrição 02/09/2012
Gênero : Feminino

Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty8/1/2013, 12:11

Sabe, a solidão me faz feliz. Pessoas ao meu redor me deixam um pouco perturbada. Eu gosto mesmo é de ficar sozinha. Já quis lutar contra isso por achar meio errado ser assim, mas cheguei a conclusão que tenho que me aceitar e não querer mudar pra agradar os outros... são os outros é que tem que entender que as pessoas são diferentes na forma de pensar e agir.

O fato de alguém ser solitário tb não quer dizer que essa pessoa não queira compartilhar o seu mundo, pq geralmente as pessoas querem compartilhar o que devem e o que não devem de sí mesmas a qualquer custo. Uma pessoa solitária só é mais seletiva com o que compartilha. Se tem uma coisa que eu não gosto é de me sentir inútil. Se eu não tenho nada a oferecer então eu me afasto mas se eu puder fazer a diferença eu me aproximo. =]

E solidão ao ponto de enlouquecer como algumas pessoas sentem eu nem sei oque é isso... pra mim só é estranho.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno Barros
Sabido(a)
Sabido(a)
Bruno Barros

Mensagens 172
Inscrição 04/11/2012
Idade 33
Gênero : Masculino

Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty8/1/2013, 13:32

ahco que solidao e estado de espirot ,pois muitas veses estamos sos e nem nos importamos com isso ,,,acredito que isso deve ser momento ,,,nunca estamos sozinhos,,o que acontece e que as veses nao encontramos pessoass compativeis com nossos pensamentos ,,isso nos deixa meio isolados com convivio normal ,afasto nos dos outros por nao consequirmos compactuar com as ideias alheias,,eu ja me acostumei com isso, as veses tbm tenho sede de ter alguem com quem conversar discutir sobre coisas,,falar expressar,mais nem sempre e possivel ,,,mais aas veses encontro pessoas assim tbm ,,rsrs,vamos levando tentando suprir essa busca de encontrar algo que nem sbemos oque eh ,,rs abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/bruno.arley
Convidado
Convidado
avatar


Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty8/1/2013, 20:50

acho q sim, é algo natural do ser humano, como se fosse saudades ou desconexão de algo. pra mim esse algo é a "alma", ou nosso verdadeiro eu, aquilo q a gente realmente é, mas devido a tantos condicionamentos impostos, na maioria das vzs sutilmente, pelo mundo e sociedade, acaba se perdendo em algum lugar.
mas muitas pessoas confundem o q realmente é essa sensação e procuram preenche-la com fatores externos, com um relacionamento por exemplo. mas como alguém que não se sente inteiro, e que não consegue essa imersão no próprio interior (q só é conseguida pela solidão, mas a pessoa nao suporta por medo do que possa haver, por auto-crítica, ou simplesmente por comodismo, já q é realmente difícil olhar pra si mesmo e descobrir coisas q talvez vc não goste) pode se relacionar com outra? se vc mesmo não se ama ou se aceita como pode esperar q o outro faça isso?

divaguei aqui, mas é por aí rsrs
Ir para o topo Ir para baixo
Ander
Sabido(a)
Sabido(a)
Ander

Mensagens 447
Inscrição 07/10/2012
Idade 43
Pensamento Liberdade
Gênero : Masculino

Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty12/1/2013, 20:52

Acredito que não tenho medo de ficar sozinho... As vezes sinto um pouco da"falta" de alguém para realizar coisas que me deixam felizes...
Mas as vezes mesmo rodeado de muitas pessoas não me sinto bem...
Então acredito que seja de momento mesmo...
Pelo menos é assim comigo chocado
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty13/1/2013, 00:32

.


Última edição por ℓєαиdяα ℓuтħσя em 5/4/2013, 16:08, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Drica Luna
Acabei de chegar!
Acabei de chegar!
Drica Luna

Mensagens 13
Inscrição 03/02/2013
Idade 35
Gênero : Feminino

Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty5/2/2013, 01:03

Existe, e não é coisa boa não. Ela é medonha, dantesca, taciturna, medíocre.
Ir para o topo Ir para baixo
Gioberto
Sabido(a)
Sabido(a)
Gioberto

Mensagens 335
Inscrição 11/01/2013
Gênero : Masculino

Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty5/2/2013, 15:25

O homem é um ser social, nós precisamos interagir, está nos nossos genes se não o fóssemos não haveríamos evoluído de simples primatas a donos do planeta. O total isolamento de outros seres humanos nos enlouquece e nos desumaniza. Mesmo as pessoas solitárias por convicção de alguma forma mantém contatos pessoais seja com um amigo, um empregado, um colega de trabalho até mesmo através do ódio jpa que esses contatos não precisam ser exatamente cordiais. Bom mesmo é ter a medida certa dessa dependência biológica coisa que para alguns é mais fácil e para outros não.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
Aprendiz
Aprendiz
Gabriel

Mensagens 54
Inscrição 09/11/2012
Idade 34
Gênero : Masculino

Solidão, realmente existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Solidão, realmente existe?   Solidão, realmente existe? Empty7/2/2013, 21:07

As pessoas têm medo de ficar sozinhas por diversos motivos, como:

1) Medo de ser considerado pela sociedade como alguém anti-social, estranha, arrogante.

2) Medo de se conectar com o seu Eu-interior, de refletir sobre os problemas da vida.

3) Alguns consideram que o único meio de serem felizes na vida é ter uma ampla rede de amigos.

4) E por fim, algumas pessoas são superficiais demais para entenderem que a vida não é só dar risada, ter um monte amigos e fazer sexo. A vida é algo muito maior que isso.

Ir para o topo Ir para baixo
 

Solidão, realmente existe?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Novo por aqui na comunidade! Alguém da cidade de VOLTA REDONDA - RJ
» Alguém aqui realmente não pensa em sexo?
» O que realmente importa num relacionamento?
» caramba, então eu realmente não tô sozinha
» Fadado à solidão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-