InícioÚltimas imagensGlossárioProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Quando a falta de libido é comprovada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Léo
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Léo

Mensagens 1586
Inscrição 24/07/2013
Idade 105
Pensamento y1 = -√(1-x²) + √|x|, y2 = √(1-x²) + √|x|
Gênero : Masculino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty4/2/2014, 01:08

"Libido (do latim, significa "desejo" ou "anseio") é caracterizado como a energia aproveitável para os instintos de vida. De acordo com Freud, o ser humano apresenta uma fonte de energia separada para cada um dos instintos gerais."- Wikipédia.

Santo Agostinho deu nome, ao que nós referimos, de libido sentiend. Cerca de 25 a 53% das mulheres de 25 a 70 anos há a falta de libido. (No homem a baixa libido também pode existir.)

Sabemos que a falta de libido não é causadora da assexualidade, tanto que falta de libido é considerada doença. E sabemos, também, que é comum pessoas mais experientes só se descobrirem assexuais aos seus 30-... anos, aumentando as chances do ponto que quero chegar neste tópico. Um dia li aqui no fórum uma pessoa dizer que sua reposição hormonal não estava em dia, de acordo com o laudo médico (olha que a pessoa tinha pouca idade.) Da "Coleção Tópicos Grandes com Muitas Interrogações"... Gostaria de saber se existem outras formas da pessoa se descobrir assexual mesmo sabendo que sua falta de libido foi diagnosticada e se ela deve se submeter a tratamento antes ou não e o que acontece se ela deseja ser tratada como assexual. - Pode pular o resto do texto, se preferir.

---
Pensando que a falta de libido é a energia que dá continuidade à vida, isso explica os românticos voltarem-se ao costume de desejar ter parceiros, embora vá até aí por causa de sua assexualidade. O arromântico talvez volta sua libido a outras atividades, como até a si mesmo E/OU para com suas amizades. Entretanto, em ambos ocorre a alimentação do desejo sexual, o que se impede mesmo é a falta de atração. Já em quem tem baixa libido o desejo sexual não ocorre intensamente(?). E como, então, haveria atração sexual nela sem desejo? É possível, mesmo sendo a pessoa sexual?

A pessoa que tem baixa libido tem opções de tratamentos, um deles é a reposição dos hormônios e a inserção (nas mulheres) do hormônio testosterona. Mas... Seria certo se submeter a um tratamento, que convenhamos, é só pra ela ter vontade de fazer sexo, ou isso é besteira? No ponto em que seria a sociedade a maior incomodada com isso, não a pessoa. Pensando assim, estamos ao lado dos de baixa libido já que a sociedade é a que mais se preocupa conosco, tentando nos "converter", a diferença é que dizem que só aqueles de baixa libido conseguem "curar", embora tentem nos curar juntos.

Existe um outro ponto, seria melhor a pessoa se aceitar, com baixa libido, ou ela se sujeitar a fazer um tratamento contra baixa libido para ver o que acontece? Pois assim, acredito que ela estaria apta a fazer um teste e ver se descobre assexual ou não. O que lhe causaria conforto ou não, mas sanaria essa dúvida.

Pronto, perguntei se é possível ter atração com baixa libido; que o maior interessado nisso são os "outros", não a pessoa; que o tratamento pode tirar a dúvida da pessoa. Mas e quando a pessoa se aceita como é e deseja por ser tratada como assexual? Claro que ela deve, mas devemos a tratar igualmente - não digo como humanos pois todos nós somos - mas ser tratada "cem porcentozinho" como um assexual ou a pessoa deve deixar claro aos conviventes da sua baixa libido ou isso não é importante?

Essas questões vem em referência ao que afirmamos, que a assexualidade não é doença e não deve ser tratada como. Mas até que ponto devemos quebrar a regra para aceitar as pessoas? Dificultaria a visibilidade da real assexualidade? Claro que ajudaria a pôr na mente das pessoas que a vida do outro não lhe diz respeito e que viver sem sexo pode ser muito legal e alegre, mas tem esse ponto que assexualidade não é doença mas existem doenças que fazem as pessoas se comportarem como assexuais.
Ir para o topo Ir para baixo
Turunah
Mestre
Mestre
Turunah

Mensagens 866
Inscrição 24/06/2011
Idade 60
Gênero : Masculino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty4/2/2014, 02:53

Interesse sexual é diferente de desejo sexual. Desejo está relacionado à libido, interesse não. Se a pessoa tem interesse mas não tem desejo, ela sofre. Havendo sofrimento por falta de desejo, deve-se procurar um médico para diagnosticar o problema e tentar solucioná-lo desde que.... se tenha também interesse em sexo. Embora uma pessoa não tenha interesse em sexo ela pode ter desejo sexual (e satisfazer este desejo de mil outras formas que não a prática sexual com parceiros). Interesse, enfim, não se confunde com desejo.
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 33
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty4/2/2014, 03:20

Sim, didaticamente falando, Turunah. Mas nós sabemos que cada pessoa é uma pessoa e que isso significa que suas histórias de vida podem afetar a forma na qual ela se vê e se sente. E eu chamo atenção para isso já que a vida sexual (ou falta dela, seja qual for o motivo), vida afetiva e vida social são coisas muito importantes na vida de alguém (eu ao menos imagino isso por mais que eu seja aquele cara recluso), em relação a sua personalidade, a forma na qual ela se firma no mundo e se posição. A falta libido é problema sim, mas não significa que ela deve ser encarada com algo que "nos dê direito" de bater a carteirinha assexual alheia, então acho que isso está fora de questão.

Creio que exista Assexuais que possuem o desejo e o interesse em sexo faltando apenas a atração sexual para de fato transar. Acho que é aí que aspectos emotivos e intelectuais mostram seu valor nesse aspecto. Eu ao menos me vejo assim, eu realmente me percebo não sentindo real atração sexual por gênero algum, mas meu interesse afetivo está aberto a todos que eu achar real interesse. Hoje eu noto que toda vez que fiquei interessado em alguém, toda minha excitação e seus derivados começam através de um contato emocional/intelectual forte, por exemplo. Há libido aí? creio que sim, e também interesse, mas atração sexual não (percebo que confundia isso por algo estético somado a outros fatores, mas não era "aquela vontade de trepar" que as pessoas tanto dizem pra mim).

O que não impede que um dia eu vá transar com alguém, não serei menos Assexual por isso. Já vi gays relatarem um pro outro isso, por exemplo " a quanto tempo tu não f*de uma mulher?" e lá ficavam falando isso, porque talvez algum dia de suas vidas eles queiram isso. Vão deixar de ser gay? nope. Mesma lógica com a gente.

Não há interesse sem desejo. Mas ambos não geram atração, necessariamente falando.
Ir para o topo Ir para baixo
Léo
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Léo

Mensagens 1586
Inscrição 24/07/2013
Idade 105
Pensamento y1 = -√(1-x²) + √|x|, y2 = √(1-x²) + √|x|
Gênero : Masculino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty4/2/2014, 07:22

Turunah escreveu:
Interesse sexual é diferente de desejo sexual. Desejo está relacionado à libido, interesse não. Se a pessoa tem interesse mas não tem desejo, ela sofre. Havendo sofrimento por falta de desejo, deve-se procurar um médico para diagnosticar o problema e tentar solucioná-lo desde que.... se tenha também interesse em sexo. Embora uma pessoa não tenha interesse em sexo ela pode ter desejo sexual (e satisfazer este desejo de mil outras formas que não a prática sexual com parceiros). Interesse, enfim, não se confunde com desejo.

Entendo, Turunah. Mas quando pesquisei sobre a baixa libido, muitos sites que encontrei eram mais sites femininos, que ressaltavam que a mulher deveria se tratar para, assim, satisfazer o marido. Não necessariamente que ela sofria por sua condição, umas sofriam mais por não satisfazer o marido (ele que vá à m#), acho que foi esse o sofrimento que quis dizer? Também não consegui encontrar os sintomas da baixa libido :// aí poderia ter acrescentado essa parte no texto.

Gente, para não ficar pensando que só mulher tem mais chances de ter baixa libido, tem esse link para dizer que homens "sofrem" mais de queda de libido do que as mulheres, sugerindo, então, uma instabilidade, também, durante a vida de ambos.
http://vidaeestilo.terra.com.br/homem/saude-sexual/homens-sofrem-mais-de-queda-de-libido-do-que-as-mulheres,93b488cfe3e4f310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html - ignorem o comentário de Peter Farley. E tem esse outro aqui dizendo que cerca de dez porcento dos brasileiros homens sofrem de baixa libido, enquanto que na europa, cerca que trinta porcento. http://www.especialidadesintegrada.com.br/blog/?p=143
Ir para o topo Ir para baixo
Lyja
Aprendiz
Aprendiz
Lyja

Mensagens 54
Inscrição 30/11/2013
Idade 40
Gênero : Feminino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty4/2/2014, 10:48

Tudo bem Léo? Confesso, tô um pouquinho confusa...  envergonhado envergonhado envergonhado confuso   Acho que sua pergunta me trouxe mais perguntas do que respostas,  minha entrada no fórum se deu provavelmente depois que vocês já discutiram algo do tipo, enfim vou procurar saber um pouco mais sobre...

Mas vamos lá, tentando responder, lembrando que não sei se isso pode ser ou não verdade mas acho que:

- Se um sexual tem problema de baixa libido, imagino que ele deva sofrer... Não só por não dar satisfação sexual ao parceiro, mas mais por "por ele mesmo" .  Imagino que algum incômodo ele vai sentir...

- Se um sexual sofre por isso, imagino que um assexual não sofra pela baixa libido. Se caso ocorrer um tratamento pra aumentar a libido, ou o tratamento pode não dar efeito, ou pode dar efeito e ele querer mais se masturbar, talvez do que sentir que o desejo se dirige a alguém...

Enfim, não sei se tá certo...  Rolling Eyes confuso
Ir para o topo Ir para baixo
Turunah
Mestre
Mestre
Turunah

Mensagens 866
Inscrição 24/06/2011
Idade 60
Gênero : Masculino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty4/2/2014, 13:45

Libido é conceito vago que não deve ser levado à sério. Energia vital pode ser dopamina, serotonina, adrenalina, esteroides em geral, vitamina etc... Mas quando se fala em libido como energia vital associada ao comportamento sexual, daí estamos falando especificamente sobre hormônios sexuais. É aí que a ciência entra medindo a quantidade desta "libido" no corpo e determinando a sua falta, excesso ou normalidade. E qual a relação dessa condição fisiológica com o desejo sexual? E com a atração sexual? E com o interesse por sexo?

A literatura não faz distinção alguma entre desejo, atração e interesse, usando tais termos com um único significado. Eu estou tentando estabelecer a distinção de apenas duas classes, a de desejo e de interesse, que julgo serem de extrema importância para se fixar um vocabulário adequado para se tratar do assunto assexualidade. Agora, com três variáveis na equação fica tudo mais complicado.

Peço ao amigo Lipe que me ajude, dando uma dica sobre como distinguir:
- desejo sexual
- atração sexual
- interesse por sexo.
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 33
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty4/2/2014, 20:10

Atração sexual: atração puramente física a alguém que te interessou em algum instante.

Desejo sexual: ter desejo por sexo. Mas não necessariamente fazer. Um desejo sexual pode ser masturbação.

Interesse por sexo: Ter interesse por sexo não signifca desejar o sexo real (embora há desejo aí), mas pensar. Não é algo necessariamente sexual, ao menos me parece uma relação mais lógica com o sexo do que instintiva ou emotiva.
Ir para o topo Ir para baixo
Turunah
Mestre
Mestre
Turunah

Mensagens 866
Inscrição 24/06/2011
Idade 60
Gênero : Masculino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty4/2/2014, 20:29

Lipe de Freitas escreveu:


Interesse por sexo: Ter interesse por sexo não signifca desejar o sexo real (embora há desejo aí), mas pensar. Não é algo necessariamente sexual, ao menos me parece uma relação mais lógica com o sexo do que instintiva ou emotiva.

Deste ponto eu discordo. Considero interesse uma disposição de espírito completamente engajada em uma ou várias determinadas práticas sexuais. Interesse em sexo em geral, interesse nesta ou naquela modalidade sexual, inclusive aí entra a identidade de gênero determinando o sexo preferido da parceria, etc. Somente aceitando este tipo de definição podemos dizer que os assexuais não têm interesse por sexo, apesar de poderem sentir desejo e atração.
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 33
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty4/2/2014, 20:51

Tá, mas eu posso ter interesse em estudar sobre sexo ou ter alguma atividade neste aspecto. No caso que tu falou eu diria que seria mais é gosto mesmo e isso vive mudando ao decorrer da vida de uma pessoa conforme suas descobertas.

Eu posso me interessar por tulipas e estudar elas, entender elas. Mas ir além disso, não. A menos desenvolva um gosto, um fetiche, uma preferência.

Ao menos o meu entender é esse.

:T
Ir para o topo Ir para baixo
Turunah
Mestre
Mestre
Turunah

Mensagens 866
Inscrição 24/06/2011
Idade 60
Gênero : Masculino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty4/2/2014, 22:22

Lipe de Freitas escreveu:

Eu posso me interessar por tulipas e estudar elas, entender elas. Mas ir além disso, não. A menos desenvolva um gosto, um fetiche, uma preferência.
Eu respeito o seu entendimento, Lipe, mas a questão é de interesse estratégico. Seria muito bom elevarmos a compreensão do termo "interesse" para significar algo mais direto e intensivo. Afinal, não se estuda tulipas sem tocá-las, cheirá-las e se envolver ativamente com elas. Ou então buscarmos uma palavra que expresse melhor o nosso sentimento: assexual é aquele que não ******* por sexo.
Ir para o topo Ir para baixo
Léo
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Léo

Mensagens 1586
Inscrição 24/07/2013
Idade 105
Pensamento y1 = -√(1-x²) + √|x|, y2 = √(1-x²) + √|x|
Gênero : Masculino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty5/2/2014, 00:10

Estou gostando. Reaprender as atrações, desejo e interesse ;D. Acho que são as vogais para começarmos a discutir as sexualidades.

Lyja, não se preocupe em estar certa, só escrevi o tópico com a intenção de provocar dúvidas mesmo, nem sei muita coisa sobre baixa libido, só questões.

Em falar em questões, surgiram outras...
Turunah e Lyja, vocês disseram sobre a pessoa sofrer quando tem baixa libido (no caso, sexual, sentiend), mas me recordo de uma questão que foi o Turunah mesmo que pensou em fazer uma "conscientização" nas pessoas de alta idade e mostrar a elas para não ligarem para a TV que estimulava a relação sexual entre idosos, a dizer que (não me recordo bem, desculpas, e não são essas palavras) o idoso não tem que se sujeitar a isso se ele é feliz assim, que todos os estímulos ao sexo na relação entre idosos é besteira.

Então...
Levando em conta que a idade é um dos principais fatores que levam o organismo a reduzir a libido, então, os idosos (90 anos, por exemplo para irmos além) ou sofrem muito ou são bem felizes assim, sem práticas sexuais. Então a história de que baixa libido faz a pessoa sofrer seria errada? Penso que se há sofrimento, ele é baseado no mesmo que sentíamos antes de descobrir a assexualidade, deslocado na sociedade e altas pressões para fazermos sexo, não com outra coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
....
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
avatar

Mensagens 1269
Inscrição 27/08/2012
Idade 30
Gênero : Masculino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty5/2/2014, 01:04

Tentei pensar sobre o tema... O sono deve ter atrapalhado um pouco, mas essa é uma questão realmente complicada. Provavelmente não conseguirei responder muita coisa, mas vou dizer o que penso.

Primeiramente, acho importante fazer uma distinção básica. Uma coisa é dizer que a assexualidade não é doença, outra é dizer que um "doente não pode ser assexual. Será que um autista não pode ser assexual? Alguém com a síndrome de asperger não pode ser assexual? E será que alguém com déficit de libido não pode ser assexual?

Digamos que alguém que não tenha libido também não sinta atração sexual. Um tratamento específico para "corrigir" esse "problema", então, não faria somente com que essa pessoa desenvolvesse um libido não voltado à vontade da prática sexual com outras pessoas? A pessoa poderia se voltar à masturbação sem que ela fosse uma simulação da atividade sexual - que seria como os sexuais fariam, no caso de não terem parceiros.

Basicamente, a falta de libido não seria realmente fundamental na identificação da assexualidade, pois existiriam aqueles que sentiriam falta dessa libido pelo fato de sentirem falta da atividade sexual, ou de sentirem vontade de ter vontade. Mas aí chegamos a outro ponto importante. Quantos de nós, assexuais, também não já sentimos vontade de ter essa vontade de fazer sexo por pura pressão social? Será que toda pessoa com falta de libido procura tratamento por vontade própria ou por simples pressão social interiorizada?

Como disse antes, essa é uma questão muito complicada, e eu tenho mais dúvidas do que respostas.

No fim das contas, acho que vai depender muito de cada caso e de cada pessoa.
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 33
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty5/2/2014, 15:55

Turunah escreveu:
Lipe de Freitas escreveu:

Eu posso me interessar por tulipas e estudar elas, entender elas. Mas ir além disso, não. A menos desenvolva um gosto, um fetiche, uma preferência.
Eu respeito o seu entendimento, Lipe, mas a questão é de interesse estratégico. Seria muito bom elevarmos a compreensão do termo "interesse" para significar algo mais direto e intensivo. Afinal, não se estuda tulipas sem tocá-las, cheirá-las e se envolver ativamente com elas. Ou então buscarmos uma palavra que expresse melhor o nosso sentimento: assexual é aquele que não ******* por sexo.

Digo o mesmo, tô pensando até agora sobre isso e não cheguei a uma conclusão que seja bacana.
Ir para o topo Ir para baixo
Lyja
Aprendiz
Aprendiz
Lyja

Mensagens 54
Inscrição 30/11/2013
Idade 40
Gênero : Feminino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty5/2/2014, 18:50

Léo escreveu:
Então a história de que baixa libido faz a pessoa sofrer seria errada? Penso que se há sofrimento, ele é baseado no mesmo que sentíamos antes de descobrir a assexualidade, deslocado na sociedade e altas pressões para fazermos sexo, não com outra coisa.

Certo Léo, rs.  piscando 

Bom, é uma questão bem complicada... Cadê a sexóloga Martaxa Suplício?  língua 

Rs, brincadeiras à parte, realmente é de se pensar. Acho que você pode ter razão mesmo Léo. Porque, refletindo em termos puramente fisiológicos, supondo que exista um remédio pra baixar a libido, ou anular a libido por exemplo, se isso não causar sofrimento (de ordem orgânica/fisiológica, que eu nem sei o que poderia ser), você poderia tecnicamente transformar um sexual num "ace" :geek:.  O "sofrimento" em questão pode ser de natureza muito mais psicológica então. E por fim se não houver sofrimento psicológico, então a verdade é que a falta de libido não dá é em absolutamente... nada.  feliz 

Aaaah, você me fez lembrar de uma coisa chamada castração química.  Não sei direito, mas em alguns países, pedófilos e estupradores condenados, se não me engano, tem que tomar um remédio que corta o desejo deles. Não sei como funciona, ou o que o indivíduo sente, se há alguma implicação "negativa" (pro indivíduo, claro) nisso, mas é legal dar uma pesquisada...  sorrindo
Ir para o topo Ir para baixo
Turunah
Mestre
Mestre
Turunah

Mensagens 866
Inscrição 24/06/2011
Idade 60
Gênero : Masculino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty5/2/2014, 19:36

Lipe de Freitas escreveu:
Turunah escreveu:
Lipe de Freitas escreveu:

Eu posso me interessar por tulipas e estudar elas, entender elas. Mas ir além disso, não. A menos desenvolva um gosto, um fetiche, uma preferência.
Eu respeito o seu entendimento, Lipe, mas a questão é de interesse estratégico. Seria muito bom elevarmos a compreensão do termo "interesse" para significar algo mais direto e intensivo. Afinal, não se estuda tulipas sem tocá-las, cheirá-las e se envolver ativamente com elas. Ou então buscarmos uma palavra que expresse melhor o nosso sentimento: assexual é aquele que não ******* por sexo.

Digo o mesmo, tô pensando até agora sobre isso e não cheguei a uma conclusão que seja bacana.

Acredito que a melhor opção seja direcionar o significado para o lado social:
"Assexual é a pessoa que não se interessa por relacionamentos de natureza sexual"
Daí esquecemos a complexidade da palavra "interesse" e de lambuja ainda reduzimos a importância de termos correlatos, como desejo e atração. Focado no relacionamento a questão da assexualidade se encaminha para a compreensão de um fenômeno psicossocial, saindo fora da discussão sobre a fisiologia da sexualidade.
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 33
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty5/2/2014, 20:49

Bah, Turunah, acho que isso é reduzir a Assexualidade de certa forma. Precisamos de outros termos. Quando falava de Assexualidade pra alguém pela primeira vez, a pessoa da qual conversava disse que não transava a cinco anos e não se importava, porque perdeu o interesse, mas de forma alguma se vê como Assexual.

Prefiro falar que é aquela pessoa que não sente atração sexual. Isso não a impede de ter uma vida sexual se desejar. Acho que esse definição contempla todos, até quem tá na escala cinza.
Ir para o topo Ir para baixo
Turunah
Mestre
Mestre
Turunah

Mensagens 866
Inscrição 24/06/2011
Idade 60
Gênero : Masculino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty5/2/2014, 21:24

Lipe de Freitas escreveu:
Atração sexual: atração puramente física a alguém que te interessou em algum instante.

Lipe de Freitas escreveu:
Prefiro falar que é aquela pessoa que não sente atração sexual.

Assexual é "aquela pessoa que não sente atração puramente física a alguém que lhe interessou em algum instante"?

Lipe...
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 33
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty5/2/2014, 21:30

Tuh, eu não tô te entendendo.

O.õ
Ir para o topo Ir para baixo
Turunah
Mestre
Mestre
Turunah

Mensagens 866
Inscrição 24/06/2011
Idade 60
Gênero : Masculino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty5/2/2014, 21:59

Lipe de Freitas escreveu:
Tuh, eu não tô te entendendo.

O.õ

Tudo bem, amigo. Eu estou procurando pelo em ovo... deixa como tá. sorrindo
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty5/2/2014, 23:08

Fiquei um tanto confusa com esse tópico (desde a primeira postagem) Ixi! Deve ser por isso também, que enrolei pra responder.

Mas sendo direta, irei ao meu ponto. Como não tenho dados, me basearei em compreensões hipotéticas, talvez reais ou talvez fictícias.

Penso nas seguintes hipóteses...
Se a falta de libido (falta de energia, prazer) é comprovada:


  • em um não-assexual - acho que ele poderá, sim, ter atração sexual (que no meu ponto de vista, se destina ao desejo sexual, desejo carnal) porém, se sentir insatisfeito ou não; e devido a consequência da causa, buscar tratamento ou(????) continuar e aceitar sua falta (ohhhh)

Léo escreveu:
Mas... Seria certo se submeter a um tratamento, que convenhamos, é só pra ela ter vontade de fazer sexo, ou isso é besteira? No ponto em que seria a sociedade a maior incomodada com isso, não a pessoa.
Discordo disso. Acho que inicialmente, não deve ser tratado como certo ou errado. São medidas dadas por pessoas que não seguem a mesma vida. Generalizar isso não é o principal. Outra coisa é que a maioria não pensa assim. Entendo que a baixa libido, é muito mais difícil de ser aceita internamente por um não-assexual, (pela insatisfação com si próprio) do que por pressão social, por mais que isso possa interferir também posteriormente.

Se a falta de libido (falta de energia, prazer) é comprovada:

  • em um assexual - poderá se considerar como tal (assexual) mesmo com baixa libido ou(????) buscar tratamento [que no caso, compreendo como desnecessário]

Léo escreveu:
Pronto, perguntei se é possível ter atração com baixa libido; que o maior interessado nisso são os "outros", não a pessoa; que o tratamento pode tirar a dúvida da pessoa. Mas e quando a pessoa se aceita como é e deseja por ser tratada como assexual? Claro que ela deve, mas devemos a tratar igualmente - não digo como humanos pois todos nós somos - mas ser tratada "cem porcentozinho" como um assexual ou a pessoa deve deixar claro aos conviventes da sua baixa libido ou isso não é importante?

...

Mas até que ponto devemos quebrar a regra para aceitar as pessoas? Dificultaria a visibilidade da real assexualidade?
Agora sobre aceitação de um membro pertencente a essa hipótese que talvez possa ou não possa nem mesmo existir, é outro caso. Acho que deve ser aceito sim, mas por outro lado, dificilmente um não-assexual vai querer ser tratado como assexual. Por que né!?? Nem consigo ver muito sentido. Desculpe, mas pra mim isso pode ser até uma coisa meio impossível! E seguindo por essa linha de raciocínio, nem saberia responder as últimas duas perguntas...

Não sei se escrevi muita bobagem... mas se quiserem comentar/discutir sobre algo, podem mandar.  piscando
Ir para o topo Ir para baixo
Léo
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Léo

Mensagens 1586
Inscrição 24/07/2013
Idade 105
Pensamento y1 = -√(1-x²) + √|x|, y2 = √(1-x²) + √|x|
Gênero : Masculino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty6/2/2014, 14:09

ruthjamison escreveu:
Se a falta de libido (falta de energia, prazer) é comprovada:

Não, ruth, libido sentiend ao qual nos referimos, a libido do sexo. As outras libidos são outras libidos.

ruthjamison escreveu:

  • em um não-assexual - acho que ele poderá, sim, ter atração sexual (que no meu ponto de vista, se destina ao desejo sexual, desejo carnal) porém, se sentir insatisfeito ou não; e devido a consequência da causa, buscar tratamento ou(????) continuar e aceitar sua falta (ohhhh)


Mesmo sem a libido? A libido é aquela que a faz ter vontade, desejo, se lembra de ter vontade de fazer sexo. Imagine alguém que trabalhe muuuito, ela quase nem se lembra de ter relações sexuais, acredito, e porque está sempre ocupada, nem faz.

Você não irá pintar um desenho se não tiver uma libido que lhe dê vontade de pintar desenhos. Fazendo uma analogia....

ruthjamison escreveu:
Se a falta de libido (falta de energia, prazer) é comprovada:

  • em um assexual - poderá se considerar como tal (assexual) mesmo com baixa libido ou(????) buscar tratamento [que no caso, compreendo como desnecessário]


Claro que um assexual pode ter baixa libido, por isso sugeri um tratamento ou não para ver se ele está a se comportar como assexual pelos sintomas de assexuais ou se pelos sintomas da baixa libido.


ruthjamison escreveu:
Agora sobre aceitação de um membro pertencente a essa hipótese que talvez possa ou não possa nem mesmo existir, é outro caso. Acho que deve ser aceito sim, mas por outro lado, dificilmente um não-assexual vai querer ser tratado como assexual. Por que né!??

Por quê? Bom, se a pessoa é feliz assim, sendo assexual mesmo ou tendo baixa libido, ela pode sim querer viver dessa forma, sem buscar tratamento porque assim é feliz. Consegue imaginar o quanto de usuários já se cadastraram neste fórum que pensaram ser assexuais pelos "sintomas" da real assexualidade mas que, na verdade, são pessoas de baixa libido(não sei se assexuais também)?

ruthjamison escreveu:
Não sei se escrevi muita bobagem... mas se quiserem comentar/discutir sobre algo, podem mandar.  piscando

Ok :P
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado
avatar


Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty6/2/2014, 15:49

Entendo teu pensamento Léo.

Mas sobre o último parágrafo, ainda não consigo compreender. Como alguém que reconhece que não é assexual e ao mesmo tempo quer ser tratado como assexual? Acho que é algo de sair da sua própria natureza, talvez até se enganando. "Ser assexual por opção? Do tipo, é isso que eu quero ser quando crescer! E farei de tudo para conseguir"?

E outra dúvida:
Léo escreveu:
Mesmo sem a libido? A libido é aquela que a faz ter vontade, desejo, se lembra de ter vontade de fazer sexo. Imagine alguém que trabalhe muuuito, ela quase nem se lembra de ter relações sexuais, acredito, e porque está sempre ocupada, nem faz.

Você assim supõe que apenas se pode ter atração sexual, se houver libido?  scratch

*eu sou muito confusa, perdão
Ir para o topo Ir para baixo
Léo
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Léo

Mensagens 1586
Inscrição 24/07/2013
Idade 105
Pensamento y1 = -√(1-x²) + √|x|, y2 = √(1-x²) + √|x|
Gênero : Masculino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty6/2/2014, 16:10

Ruth, digamos que vc se comporte hoje como um assexual mas na verdade não é assexual, tem baixa libido. Claro que acredito que muitos iriam querer se tratar e ser um "sexual senior"... Mas cada pessoa é cada pessoa. Nem sei se alguém nasce com baixa libido, uma boa questão essa hue

Sim, suponho. Indo na mesma lógica de pintar o desenho, vc não se sentirá atraída a pintá-lo se não tiver vontade, ou sequer lembrar que tem um desenho na para pintar desconfiado Mas é só suposição, tanto que tenho minhas dúvidas se realmente isso pode ser verdade.
Ir para o topo Ir para baixo
kuirbab
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
kuirbab

Mensagens 2217
Inscrição 06/10/2013
Idade 33
Pensamento "Ouça mil vezes, fale uma só" - Provérbio Árabe
Gênero : Feminino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty9/2/2014, 20:38

Hey, Léo, tu já leu Lacan? acho que ajuda o debate.
Ir para o topo Ir para baixo
Léo
Mestre Supremo(a)
Mestre Supremo(a)
Léo

Mensagens 1586
Inscrição 24/07/2013
Idade 105
Pensamento y1 = -√(1-x²) + √|x|, y2 = √(1-x²) + √|x|
Gênero : Masculino

Quando a falta de libido é comprovada Empty
MensagemAssunto: Re: Quando a falta de libido é comprovada   Quando a falta de libido é comprovada Empty9/2/2014, 20:55

Lacan? :? Acho que já ouvi falar nesse livro.... Vou ver ele, Lipe. Vlw!
Ir para o topo Ir para baixo
 

Quando a falta de libido é comprovada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Assexualidade ≠ Baixa libido
» Vc com baixa libido por causa de doenças mentais ja namorou ou ja teve a libido normal?
» Quando eu gosto, eu volto ...quando eu gosto muito, eu fico.
» Demissexualidade e libido
» Sou ace e/ou um ativo sem libido?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Comunidade Assexual :: Comunidade Assexual :: Assexualidade-