Sah escreveu: Estava eu conversando com uma pessoa com quem cultivo uma grande amizade, a ser chamada de 'X' nessa 'historinha'.
X é bem parecida comigo, não gosta de beijos, nem pensa em fazer sexo, tem uma dificuldade enorme com relacionamentos, fizemos terapia na mesma época, por quase os mesmos motivos, inclusive com a mesma terapeuta. Algum tempo depois de ter desistido da terapia eu encontrei a comunidade A2, fiquei super animada, lia tudo o que encontrava por aqui e contava a X, que por sua vez se identificava mais e mais com o que eu lhe contava. Costumávamos falar de nossos sentimentos quanto ao assunto, como seria contar aos nossos pais como nos sentíamos e coisas assim. X tinha muito medo da família descobrir sobre seus sentimentos, eu ansiava por isso. O tempo passou, eu procurei entender cada vez mais sobre a assexualidade e sobre mim mesma, X estava se preparando para entrar na faculdade, então não tínhamos muito tempo para eu contar a X minhas descobertas. Eu me encontrei e decidi contar a minha família, 'saí do armário'. X ficou feliz por mim, e quis saber tudo o que aconteceu comigo. Eu convidei X para se juntar ao fórum, ler mais sobre o assunto, tentar se encontrar e tals. X disse que queria buscar ajuda profissional pois ela não era normal, se sentir assim não é normal, precisa haver uma cura.
Por mais que eu explique a X que somos normais, X continuará se achando uma aberração. Me sinto triste por não poder ajudar uma pessoa que está tão próxima e a quem eu quero tão bem. Mesmo tendo passado pelas mesmas coisas que X, parece que eu sua mente minhas experiências não se aplicam.
Poxa... Isso é realmente muito triste :/
Nunca é bom ver a não aceitação das pessoas.
Só que, às vezes, essa busca dela pode até ser uma coisa boa. Se ela realmente for assexual e não se aceita, a ajuda profissional pode não ajudar muito nesse sentido, e, quem sabe, só depois do insucesso nesse aspecto que ela se abra para outras possibilidades.
Por outro lado, sabemos que a falta de interesse na prática sexual pode ter vários motivos, sendo a assexualidade somente um deles. Se essa angústia dela indica uma não identificação com a assexualidade, uma ajuda profissional pode ser muito boa também.
Enfim... Espero que possa dar tudo certo com ela